TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Ensino para Bercario

Por:   •  27/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA

PLANO DE ENSINO

“EU NO MUNDO”

Metodologia do Ensino de História
Profª Drª Dislaine Zerbinatti Moraes

Marina Silva Sato
N.ºUSP 8602868

TEMA: Identidade        

OBJETIVOS: Por se tratarem de crianças ainda muito pequenas, a formação de sua identidade e de fazer com que ela se reconheça no mundo são duas ações de grande importância. Ao se reconhecer e reconhecer os que convivem com elas, as crianças começam a se entender como um ser existente num meio, e posteriormente, reconhecerá sua história.

CLIENTELA: Grupo 1 (crianças de um ano e meio a dois anos e meio)

JUSTIFICATIVA: A construção da identidade ocorre por meio das interações da criança com o seu meio social.  A escola favorece novas interações, ampliando seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Poder se conhecer e conhecer os que estão ao seu redor ajuda a criança a se identificar no mundo, e a identificar simultaneamente sua história.

OBJETIVOS:

  • Conhecer a si próprio.
  • Identificar-se no grupo em que se encontra inserido;
  • Reconhecer a sua imagem, a do outro e de seus familiares;
  • Identificar-se dentro dos espaços e situações escolares;
  • Realizar experimentações com o corpo;
  • Demonstrar suas preferências por espaços, brinquedos, brincadeiras e materiais utilizados;
  • Favorecer o contato com diferentes materiais.
  • Identificar, explorar e conhecer seu corpo, demonstrar suas preferências e identificar o outro.

SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS:

Aulas

Recursos

Descrição

Aula 1

Fotos

Pedir que as famílias enviem fotos com as crianças em situações variadas, onde cada uma possa se diferenciar das demais e perceber-se como membro de um grupo.

Aula 2

Fotos

Apresentar fotos para as crianças e fazer questionamentos sobre quem são, onde estão e o que estão fazendo (estas fotos poderão ser expostas para observação).

Aula 3

Espelho

Levar a criança à frente de um espelho e nomeá-la, identificando características particulares e as partes do corpo.

Aula 4

Histórias

Propor atividades de observação das partes do corpo, com base em histórias contadas ou lidas, por exemplo: “Como é bonito o pé do Igor”.

Aula 5

Fotos

Fotografar as crianças em diferentes situações e expor em mural, elaborado coletivamente, com a intenção de que as crianças identifiquem a si mesmas e os colegas, podendo nomeá-los ou apontando quando forem nomeados pela professora.

Aula 6

Músicas

Conversar sobre as partes do corpo, bem como cantar músicas, momento em que as crianças podem identificar partes do corpo.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Fotos: São utilizadas expostas em murais em altura acessível às crianças para as atividades e na “chamadinha”, realizada diariamente com as crianças.

Através da sua identificação nas fotos, as crianças começam a se reconhecer e a reconhecer seus colegas da turma e familiares. A partir do momento que começam a se reconhecer nas fotos, começam a perceber que estão inseridas num meio, e ao se reconhecerem em suas fotos de bebês e com seus pais, notam que havia um “antes”, e que já estão crescendo, passando a ter uma primeira noção de tempo.

  • Espelho: É utilizado diariamente, direta ou indiretamente, para atividades de reconhecimento e durante o dia, já que o espelho fica disposto na parede da sala e na altura das crianças, e elas se observam nele quase que a todo tempo.

O espelho e as fotos caminham conjuntamente, pois ao se reconhecerem no espelho em tempo real, observam suas características e seu corpo, sabendo diferencia-lo do corpo dos amigos, e é estimulada a se descobrir todos os dias, durante todo o ano. Todas as crianças em diferentes momentos do dia se olham no espelho, muitas vezes fazendo caretas ou poses, explorando e descobrindo seu próprio corpo e seu “eu”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com