TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula

Por:   •  12/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE ENSINO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Turma: 3º ano

Fundamental

TÍTULO: MEIO AMBIENTE

Ciências

  1. Saber que não existe vida sem água.
  2. Saber a importância das árvores.
  3. Conhecer as formas de saneamentos básicos.

Língua Portuguesa

  1. Identificar as características de um poema.
  2. Saber interpretar situações comunicativas que acontecem ao seu redor.
  3. Expor oralmente o tema estudado.

Matemática

  1. Realizar operações de adição com reserva e subtração com recurso
  2. Perceber que o estudo da matemática nos leva a evoluir como cidadãos, conseguir compreender melhor tudo o que acontece em nosso planeta, ampliando assim a nossa visão de mundo. 
  3.  Interligar o estudo da matemática com seu cotidiano, perceber a presença da matemática em tudo que fizermos. 

PLANO DE AULA 

1º dia - DATA 

ATIVIDADES - DESENVOLVIMENTO DA AULA

  • Ciências – Perguntar: "Onde encontramos água?". A ideia é que a turma perceba como essa substância é abundante. Depois, pedir que as crianças falem sobre o uso da água no dia a dia. Elas dirão que a usam quando tomam banho, escovam os dentes etc. Questionar sobre a origem da água que consumimos. É importante que percebam que ela vem da natureza. Perguntar se sabem sobre como evitar o desperdício de água. Pedir que deem sugestões de uso racional (não deixar a água correr enquanto escovam os dentes, evitar banhos longos etc.). 
  • Língua Portuguesa – Ouvir a música “Planeta Água” de Guilherme Arantes. Ler o poema da música. Interpretar oralmente a letra da música. Explicar o que é um poema e suas características.
  • Matemática – Apresentar, no quadro (fazer com a turma toda) situações-problema que envolvam pessoas utilizando sabonetes, vezes que alguém toma banho, lava as mãos, escova os dentes, lavam louça e outras questões rotineiras que falem de

ATIVIDADE(S) AVALIATIVA(S)

  • Ciências - Produzir cartazes que chamem a atenção de outras turmas para a questão do uso consciente da água.
  • Língua Portuguesa – Em dupla, fazer um poema sobre a importância da água para o planeta.
  • Matemática – Folha impressa: Situações-problema para realizar contas de adição com reserva e subtração com recurso.

RECURSOS

  • Som com DVD da música “Planeta Água”, 2 Folhas impressas (poema), Cartolinas

2º dia - DATA

ATIVIDADES - DESENVOLVIMENTO DA AULA

  •  Ciências: Iniciar a discussão sobre o tema cuidando os ambientes da terra,  questionando a interferência do homem na natureza e na qualidade de vida das pessoas, no mundo. Mostrar que essa interferência gera a degradação e destruição dos ambientes naturais simplesmente para suprir as suas necessidades, isto quer dizer, muitos dos seres humanos se preocupam apenas com o seu bem-estar e esquecem que estão acabando com o meio ambiente do futuro.
  • Língua portuguesa: Construção de uma nova horta, cultivando a horta na escola (adubar) Objetivos: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do meio ambiente e o meio ambiente depende de cada cidadão deste planeta. Despertar o interesse das crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação. Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento nutritivo e saudável. Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar o terreno para o cultivo de plantas utilizadas como alimento. Criar na escola uma área produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis.
  • Matemática: listar com a classe os pontos que eles consideram importantes para ter no parque comunitário, registrar em um cartaz. Objetivos: exercitar a oralidade por meio do debate e argumentação, estimular o cuidado com o meio ambiente e a reciclagem, estimular a noção espacial, desenvolver coordenação motora e senso estético.



ATIVIDADE(S) AVALIATIVA(S)

  • Ciências: Todos os desenhos, registros, falas e apontamentos feitos pelos alunos devem ser transferidos para um cartaz, que expresse a indignação da turma quanto o péssimo cuidado com a natureza, e mais do que isso, a importância de cada um se conscientizar e ter atitudes que nos levem a transformar e fazer sua parte para um mundo melhor.
  • Língua portuguesa:  Levar os estudantes ao espaço da horta. Em seguida sugerir a divisão de grupos, um dos grupos ficará com a responsabilidade para adubar o terreno ao qual foi construída a hortinha na escola. O outro grupo ficará responsável pela construção de uma nova horta. Propor uma atividade para casa a respeito dos conteúdos passados em sala de aula. Avaliação: Observação periódica do interesse dos estudantes a partir do seu conhecimento prévio em seu processo de aprendizagem. 
  • Matemática: Pedir que escolham entre todos os itens sugeridos os que consideram mais importantes. Pedir que, com blocos de montar, tentem fazer uma experimentação da divisão dos espaços planejados para o parque usando como base (terreno) uma cartolina. A partir da observação da construção começar a esboçar um desenho do projeto maquete. Registra o processo, a construção e o desenho em fotos. Definir o desenho da maquete e pedir que (quem puder ou tiver) traga materiais recicláveis para a construção da maquete.

RECURSOS

  • Ciências: sugestões de vídeos para mostrar aos alunos ou retirar ideias sobre consciência ambiental. Escolher um dos vídeos sugeridos  e conversar com a turma sobre a preservação do meio ambiente e a importância de cada um fazer sua parte para contribuir que esse planeta lindo não se acabe. Pedir aos alunos que representem numa folha sulfite, por meio do desenho, o nosso planeta diante de tantos problemas. Depois, organizar um círculo para uma conversa coletiva, onde cada um vai expor seu desenho e explicar qual a mensagem que quis passar.
  • Língua portuguesa: TNT, livros didáticos, giz de cera, computador, impressora, etc.
  • Matemática: materiais reciclados para construção da maquete, blocos de montar, cartolina, lápis, lápis de cor.

3º dia – DATA

ATIVIDADES - DESENVOLVIMENTO DA AULA

  • Ciências: Tema: como nascem as plantas. Relatar o ciclo de vida das plantas, processo do ciclo: planta-se a semente que dará origem a uma nova planta, após alguns dias a raiz já busca no solo a água e os sais minerais necessários ao seu desenvolvimento. As folhas que surgirem captam a luz do sol, fazendo fotossíntese, a planta cresce para cima , para baixo e para os lados, percebendo assim , seu caule ficando cada dia mais grosso, nesse momento surgem flores e frutos. As flores são responsáveis pela produção na grande maioria das plantas, já os frutos protegem as sementes, que darão origem a outra planta. Só que a arvore também entra em processo de envelhecimento, nessa fase o crescimento diminui e as folhas caem, tendo mais dificuldades de retirar do solo a água necessária e os sais minerais.
  • Língua portuguesa: Excursão a uma região de sua cidade onde não haja saneamento básico (favelas, lixões, terrenos baldios).
  • Matemática: situações-problema envolvendo a ideia de saneamento básico.

ATIVIDADE(S) AVALIATIVA(S)

  • Ciências: pedir para os alunos desenharem em uma folha como imaginam o ciclo das plantas, depois plantarem feijões em copinhos plásticos para entenderem melhor esse processo. Os alunos poderão produzir pequenos textos explicando esse processo e depois gravar a fala de cada um dizendo uma parte do processo. Fazer uma apresentação da história narrada pelos alunos e um fechamento para que todos participem da produção. Descrever quais são as condições necessárias para a planta germinar e como ela se desenvolveu após a experiência feita. 
  • Língua portuguesa: Conversar com os alunos sobre o passeio e sobre o que viram. Conduzir a conversa para sensibilizá-los sobre o tema em estudo. Realizar pesquisa em grupos e debates sobre o saneamento básico. Coletar gravuras de revistas, jornais, fotografias etc. que mostrem como a falta de saneamento polui e traz graves consequências para a nossa saúde e o meio ambiente. Visitar uma estação de tratamento da água (se houver em sua cidade); caso contrário, ir conhecer um poço artesiano e fossas sépticas. Pesquisar os dois processos de tratamento e compará-los. Propor soluções para conservação e despoluição da água e do esgoto. Desenhar ou fazer uma maquete. Elaboração de relatório escrito com os resultados da pesquisa.
  • Matemática: usar medida de comprimento (m) – cálculo de distância, tamanho da rede de esgoto e tubulações; medida de área (m²) – área de uma região sem rede de esgoto e sem água encanada; medida de capacidade de água necessária para uma região, de um poço artesiano, de um balde etc.; as quatro operações; sistema monetário – prejuízo, lucro, custo, gasto do município com esses serviços públicos e particulares.

RECURSOS

  • Ciências: Material: lápis, borracha, giz de cera ou lápis de cor, copinhos plásticos, feijão, microfone e computador.
  • Língua portuguesa: pesquisa em grupos, revistas, jornais , fotografias, passeios
  • Matemática: papel, lápis, régua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (647.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com