TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula

Por:   •  23/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

Tema: HORTA NA ESCOLA E NA VIDA UM PROJETO PARA SUSTENTABILIDADE

DATA: 10/11/2015. DURAÇÃO: 3h30min

Aula para o Ensino Fundamental (I) – 5º ano Disciplina: Ciências Naturais

1. Conteúdos

Cultivo de hortaliças em recipientes recicláveis: interações com meios de plantios em recipientes reutilizáveis (garrafas plásticas tipo pet ou potes de plásticos)

2. Objetivos

Ao termino da aula o aluno deverá ser capaz de...

Criar ações a respeito de questões ambientais que ofereçam meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos a respeito do meio ambiente.

Identificar e classificar recipientes reutilizáveis (garrafas pet ou potes de plásticos), assim como o terreno propício ao plantio de mudas de hortaliças (hortelã, alecrim e manjericão).

3. Recursos

Para o desenvolvimento da aula serão necessários muda de hortaliças (hortelã, alecrim e manjericão), terra para cultivo, vários recipientes reutilizáveis (garrafas pet e potes de sorvete), caderno de classe, lápis de escrever, borracha e tesoura.

4. Estratégias

a) Introdução ao tema da aula

Duração prevista: 40 minutos

Para adentrar ao tema de sustentabilidade dos recursos naturais, o tema horta na escola servirá como base com a finalidade de que cada aluno possa identificar sua relação com o meio e capacidade de produção do mesmo, identificando uma das principais embalagens utilizadas em seu cotidiano e o impacto na capitação e utilização para o meio ambiente. Uma abordagem significativa será na demonstração da produção de lixo na própria sala de aula e falta de cuidado em descartá-lo sem identificar seu reuso ou forma de reutilizar. Embalagens plásticas (garrafas pet e potes de plásticos) serão utilizadas para que o mesmo possa evidenciar o uso quase que diário em embalagens de refrigerantes e potes de sorvetes, diversas formas e tamanhos serão apresentados para que os mesmos possam responder questões como: Quantas destas embalagens foram utilizadas para que consumissem sorvete, refrigerante, suco ou até mesmo água? Quais os lugares que foram utilizados? Depois do uso o destino foi o lixo comum ou alguma forma de descarte reciclável? Se conhecem o tempo de decomposição da embalagem plástica na natureza? Se algum deles utiliza em suas casas algumas destas embalagens para uma horta para usar em chá ou temperos de comida como hortelã, alecrim e manjericão?

b) Desenvolvimento da aula

Duração prevista: 1h05min

Cada aluno traz consigo seu entendimento sobre a abordagem do tema da aula, após atribuir o grau de conhecimento e compreensão apresentados pelo aluno, se identificaram significância da utilização dos recursos naturais e a manutenção dos mesmos para amenizar os impactos causados ao meio ambiente, se compreenderam informações como preservação do meio ambiente, utilização de embalagens e reuso ou reutilização de materiais descartáveis e a importância da horta na manutenção da vida. Poderá ser apresentada ao aluno a horta da escola, assim como fotos de hortas em diversos segmentos e seu uso no cotidiano. Trazer uma abordagem sobre sustentabilidade dos recursos através do uso sem desperdício ou que não sejam tão impactantes na natureza como meio de adaptar seu modo de vida de forma produtiva e colaborativa na manutenção dos recursos naturais, trazendo a reutilização de materiais como forma positiva de contribuir com a preservação do meio, utilizando formatos simples no dia a dia, como uma garrafa pet, que pode ser utilizada como vaso e dar frutos para a subsistência do individuo.

c) Atividade (s) para os alunos

Duração prevista: 1h45min

I. Para identificar cada embalagem e o grau de uso, os alunos serão divididos em grupos de cinco para que possam classificar o uso e o descarte no cotidiano de cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com