TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula interdisciplinar

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

amanda santos da silva

Plano de aula interdisciplinar

[pic 2]

Jacobina

2014

amanda santos da silva

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas- Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais da Educação Infantil: reflexão e pesquisa, ensino da Língua Portuguesa, ensino da Educação Física Escolar, Seminário VI, Estágio Curricular Obrigatório II- Educação Infantil..

        

Profs. Edilaine Vagula, Juliana Fogaça, Marlizete Steinle, Sandra Reis, Suhellen Lee, Vilze Vidotte.

                                                       Jacobina

                                                          2014

Introdução

                            Planejar em sentido amplo, pode ser caracterizado como um processo que apresenta como finalidade dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro. O plano não pode ser interpretado como um documento rígido e absoluto, ainda o plano pode ser desenvolvido a longo, médio e curto prazo.

                            Plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realiza em classe durante as aulas de um período específico. Na elaboração de um plano de aula devem ser considerados vários pontos e critérios que unidos especificam quais os objetivos finais o professor espera alcançar no decorrer da explicação dos conteúdos. Deve partir da reflexão mental realizada no planejamento, uma vez que o plano de aula é a concretização do ato de planejar.

                         O plano de aula funciona como instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretendem executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. Um plano de aula deve conter, em sua estrutura, os elementos necessários a sua execução: dados da instituição, cronograma, objetivos específicos, conteúdos, estratégias de ensino, recursos, avaliação, referências e anexo.

                         A avaliação deve constituir o ato crítico que servirá de subsídio a reflexão de como os professores estão construindo a prática, considerando que avaliação e metodologia são indissociáveis. O processo avaliativo não deve se constituir como causa de outros problemas pedagógicos, mas como consequência da inadequação metodológica em sala de aula.

                         Ao avaliar o educador deve compreender que esta prática não pode resumir-se a um simples registro dos comportamentos apresentados ou não pela criança, utilizando-se para isso, de instrumentos de aferição padronizados. É de suma importância que o professor contemple a presença do erro como fonte de informação para sua própria superação.

                         A avaliação escolar é um processo sistematizado de registro e apreciação dos resultados obtidos em relação as metas educativas estabelecidas previamente. A avaliação de aprendizagem é mai frequente no caso dos alunos,e é feita através de provas escritas, orais, testes, participação nas aulas, etc. Vários autores consideram o metódo de avaliação através de testes e provas subjetivas artificiais, que nem sempre consegue avaliar o que a capacidade do aluno e o que ele realmente sabe. Por esse motivo muitas escolas usam o sistema de avaliação contínua, onde as sequências de aprendizagem são acompanhadas de forma eficaz, possibilitando ao aluno constatar a sua evolução e controlar a sua aprendizagem. A avaliação pode também ser feita em relação aos professores, às escolas ou ao programa de ensino.

                         Quanto as modalidades da avaliação podemos nomear: diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação diagnóstica tem por objetivo levantar problems de aprendizagem, refletir sobre suas causas, para procurar trabalhá-los. A avaliação ocorre ao iniciar um conteúdo novo  e auxilia o professor na elaboração do seu planejamento e organização da sequência didática. A avaliação formativa visa o acompanhamento contínuo da evolução do aluno, possibilitando reformulações no planejamento educacional visando o alcance dos objetivos estabelecidos.

                            “ É chamada formativa no sentido que indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos” ( SANTANA,2004, p. 34).

                             A avaliação somativa é realizada ao final do processo, onde o professor pode constatar se os objetivos propostos foram alcançados. Costuma envolver uma grande quantidade de conteúdos e está voltada para a classificação do aluno, visando aspectos quantitativos do processo.

Desenvolvimento

                     

  Plano de aula interdisciplinar

Identificação - Plano de aula para alunos do 5º Ano

Cronograma- 5 aulas

                         Objetivos específicos-  Apresentar o conteúdo jogos e brincadeiras populares de uma forma lúdica; Ler para obter informações de como a brincadeira funciona; Avançar no conhecimento sobre o processo do sistema de aquisição da leitura e  da escrita; Reconhecer as brincadeiras populares como manifestação cultural; Aprender as regras e os movimentos do corpo.

                       Conteúdos- Brincadeiras populares, leitura e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com