TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula matemática

Por:   •  1/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2018.[pic 1][pic 2]

UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Anna Carolina Diaz Liberatori Darze  

T.04

Trabalho de didática

  1. Quais as características das principais correntes pedagógicas mencionadas por Gadotti. Fale sobre elas e quais são.

Existem duas grandes tendências pedagógicas, que são chamadas por Libâneo de tendências liberais e tendências progressistas. A primeira se subdivide em quatro, já a segunda em três.

Quanto às Tendências Liberais:

A Pedagogia Liberal Tradicional tem o professor como centro, usa método expositivo oral e valoriza a repetição e memorização. O aluno é passivo, como uma folha em branco que deve ser preenchida com os conhecimentos transmitidos pelo professor e isso, sendo avaliado por meio de provas e exames.

Já na Pedagogia Liberal Renovada Progressivista, a escola deve atender os interesses e necessidades do aluno com o ambiente e o social. Para isso as experiências de vida dos alunos são levadas em conta, e a partir disso, são criadas as situações problemas, as disciplinas e matérias de um curso. O aluno torna-se o centro da sala de aula e o professor é apenas como um auxiliar. Assim às necessidades individuais do aluno podem ser adequadas ao ambiente em que eles vivem.

Na Pedagogia Liberal Não Diretiva, a formação de atitudes é valorizada, bem como todo o aspecto psicológico. O aluno é o centro, e o professor deve ser um facilitador para que ocorra desenvolvimento e a auto realização deste aluno. As atividades em grupo são frequentes para fortalecimento de relacionamento interpessoal e não tem conteúdos e matérias obrigatórios a serem cumpridos, isso parte de uma escolha individual do aluno.

Pedagogia liberal tecnicista tem como enfoque na racionalidade e na eficiência da sociedade, preparando o aluno para o mundo adulto. Tem forte influência do Behaviorismo, em que com o planejamento, os objetivos e metas a serem alcançados são definidos, e esses devem sempre serem alcançados em razão da eficiência.  O professor é visto como um administrador e perde voz ativa, já que está ali para cumprir com o planejamento, e o aluno deve estar sempre em processo de “construção” para a sociedade, para o mundo adulto do trabalho. O centro da sala de aula agora são as técnicas utilizadas nela.

Por outro lado, encontramos as Tendências Progressistas:

Começaremos com a Pedagogia Progressista Libertadora, ou como muitos chamam, pedagogia de Paulo Freire. A escola, agora fundamentalmente democrática, assume o papel de conscientização e transformação social, formando alunos críticos, com capacidade de reflexão, para consequentemente serem modificadores de estruturas sociais, a educação é vista como um ato político, e a educação informal passa a ser valorizada. A escola não educa para a sociedade ou para a eficiência dela, educa para um questionamento, uma reflexão dela. Para isso são utilizados grupos de discussões e diálogos, baseados de vida dos alunos, em resumo são usados os chamados temas geradores.

Pedagogia Progressista Libertária é contra toda forma de poder. Por isso os alunos têm a liberdade sobre as matérias, se vão ou não cursá-las e a escola tem uma autogestão em que as decisões são geradas por meio de assembleias reuniões, votações e afins. Isso familiariza o aluno com as instituições políticas que se encontram na sociedade. Com esse conhecimento eles podem vir a se libertarem e a transformar das estruturas sociais.

A pedagogia Progressista crítico-social prepara o aluno para a vida adulta e social. O conteúdo escolar não fica esquecido, porém ele deve ter significado na sociedade e tendo sentido na vida do aluno. A escola é vista como parte da sociedade e por isso o conteúdo deve ser vivo, unificando a teoria com prática. A escola não é a única responsável pela garantia da democracia ou da transformação social, mas ela deve formar o aluno para isso, sem esquecer-se dos conteúdos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (62.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com