TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de ação para o estágio na escola

Seminário: Plano de ação para o estágio na escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Seminário  •  2.706 Palavras (11 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 11

Curso- Licenciatura em Informática

Disciplina – Estagio III

Professoras: Pedriana Pavão e Silvania Alencar

Edimayra Kardiele Lima Feitosa

Plano de Estagio

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Instituição: IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão

1.2 Tema: Plano de Estágio

1.3 Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório III

1.4 Instituição Concedente: C. E João Lisboa

1.5 Professor(a) Colaborador(a): Gerson de Oliveira

1.6 Período de realização: De 07/04 a 25 /05/ 2014

1.7 Professor (es)da Disciplina: Pedriana Pavão e Silvania Alencar

1.8Tutor (es) Raimundo Nonato e Eliene Lima

1.9 Finalidade: Plano de ação para a realização do Estágio.

2. JUSTIFICATIVA

A atividade de construção do conhecimento não está desassociada da prática do saber. Quando ambas caminham unidas, fortalecem-se os conceitos, adquire-se experiência, obtém-se pro eficiência e autossuficiência.

Participar de um estágio integrado, pois, é ser presenteado com um diferencial. Essa oportunidade única na vida escolar, visa apresentar uma visão prática das teorias já conhecidas.

O estagio supervisionado III com a orientação das educadoras Pedriana Pavão e Silvania Alencar é atividade de extrema importância na formação inicial do professor. Por isso, em sua realização e desenvolvimento, os estagiários devem vivenciar as diversas situações do contexto escolar: o trabalho em sala de aula; a interação professor-aluno; os métodos de avaliação de professor; os recursos técnicos utilizados etc.

As práticas foram realizadas em na Escola Estadual João Lisboa no turno noturno , localizada na rua Senador Leito, Cento , atendendo assim, as necessidades da comunidade local. A instituição oferece Ensino Fundamental, Ensino Médio além do projeto EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Quanto às instalações, a escola objeto das atuações vem crescendo bastante nos últimos anos, possui 06 salas de aula, 01 laboratório de informática, 03 banheiros: um feminino, um masculino para os alunos e o banheiro dos professores, além de uma sala de leitura e um refeitório.

O serviço de Apoio Pedagógico da escola visa integrar o aluno ao processo ensino – aprendizagem e ao meio ambiente, bem como, proporcionar condições que facilitem a integração entre escola – família – comunidade; além de acompanhar o desenvolvimento do trabalho pedagógico assessorando o professor na orientação do processo de aprendizagem do aluno.

O corpo docente é atualmente composto por 42 docenntes com formação acadêmica completa. Já o corpo discente, é formado por aproximadamente 200 alunos. O estágio esta sendo no turno da noite, em uma turma do 1º Ano com 08alunos, tendo inicio em 07-04 a 25-05-14.

3. OBJETIVOS

GERAL 

A importância desse estagio é contemplar as formalidades da disciplina Estágio Supervisionado III e apresentar o resultado das investigações teóricas, observações e práticas realizadas ao longo do curso, através do relato de experiência proveniente da atuação na disciplina de historia no Ensino médio , a fim de relacionar as teorias estudadas com a prática desenvolvida durante esse estágio e adquirir mais conhecimento práticos frente a realidade.

ESPECÍFICOS 

• Oportunizar ao aluno a vivência prática em sala de aula, para que o mesmo possa apropriar-se de conhecimento a cerca dos conteúdos abordados;

• Desenvolver a prática de sala de aula com os alunos;

• Estimular o aprimoramento como alternativa para a busca constante da capacidade de aprender;

• Dar condições para que os educandos possam promover mudanças, construindo-as individual e coletivamente.

4. METODOLOGIA

A prática docente sempre é uma tarefa desafiadora que requer muita pesquisa, estudos, reflexões e inovações constantes para se adequar à realidade dos alunos, ao conteúdo, ao interesse deles e, especialmente, para que o professor consiga mantê-los motivados, bem como manter a sua própria motivação, que, certamente, refletirá nos alunos e será o primeiro passo para um ensino significativo e de qualidade, pois, segundo Zancan, em entrevista à Revista Nova Escola (2003), o professor deve ser um pesquisador em sala, observando os avanços e problemas dos alunos. E precisa instigá-los para que eles também pesquisem.

No decorrer das minhas práticas, ao longo do curso, procurei incansavelmente me apropriar das teorias e metodologias adequadas ao objetivo que desejava alcançar, além de observar a turma com a qual trabalharia, com o intuito de promover a eles um ensino mais motivador e de despertar-lhes o interesse pela disciplina de historia.

Nas atuações na disciplina de historia, o planejamento foi norteado principalmente pelo interesse dos estudantes, para tornar mais atraente o estudo dos conteúdos pedidos pelo professor titular. Percebi que os assuntos propostos corresponderam às expectativas, tanto as minhas como mediadora do processo de ensino-aprendizagem, quanto à dos educandos que se sentiam motivados para as aulas.

Educar é uma busca infinita, é errar, mudar, acertar, inventar, criar e descobrir novos métodos. Portanto, não é somente a partir do aluno que se conclui que ensino está bom ou não, mas também a partir do professor e das condições oferecidas: “Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido” (PCNs,1998, p. 94).

O software que irei utilizar para ferramenta tecnológica será o Power Point, a fim de despertar o interesse dos alunos em relação ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com