TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Trabalho Orientador Educacional

Por:   •  29/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  6.367 Visualizações

Página 1 de 5

Nome do local de trabalho

PLANO DE TRABALHO PARA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL[pic 1]

Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar.

cidade

ano

PLANO ANUAL DE TRABALHO

ÁREA  Orientação Educacional

A relação educativa constitui-se, como tal, na medida em que se desenvolvem mediações (ações, linguagens, dispositivos, representações) que potencializem a capacidade de iniciativa e de interação das pessoas (VYGOTSKY, 1997).

IDENTIFICAÇÃO

Dados pessoais, cursos.....

JUSTIFICATIVA

            O presente plano é resultado prévio que visa uma intervenção responsável e consciente do Orientador Educacional para com o aluno portador de necessidades educacional especializada, com um bom planejamento, pode-se alcançar objetivo válido no processo ensino aprendizagem.                                                         O Planejamento é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida, visando maior e melhor interação com a realidade. Pois todo empreendimento humano deve pautar-se pelo planejamento das ações visando maximizar a eficácia do mesmo.                                                                         No setor de Orientação educacional não é diferente,         este plano será dividido em objetivos a fim de facilitar a sua execução, porquanto o valor do mesmo existe à proporção em que deixa de ser um ritual burocrático para ser um guia das ações do Serviço de Orientação educacional.                                                        Quando planeja sua ação, além de se tornar mais eficiente, o profissional educacional pode também avaliar sua prática e refletir sobre suas intervenções no processo de ensino aprendizagem, buscando modificar o ponto nos quais tais medidas se fizerem necessárias.

INTRODUÇÃO

        A orientação educacional é um processo dinâmico, contínuo, sistemático e integrado em todo o currículo escolar. É um processo cooperativo em que todos os educadores e, em especial, o professor assumem um papel de relevância.                 A orientação educacional vê o aluno como ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os seus aspectos. Assim, o processo desafiador da escola frente a aprendizagem do aluno portador de necessidades educacional especializada, demanda de uma junção de esforços inovadores por parte dos educadores.                                                                                A concepção de levantar possibilidades e alternativas para garantir uma aprendizagem significativa, e o desenvolvimento global do educando, leva a necessidade de suporte para realização de tal tarefa.                                                O Orientador Educacional busca promover o envolvimento da família na escola, dar apoio aos docentes, colaborando e o como objetivo a qualidade da educação, priorizando o aluno e seu desenvolvimento.                                 

OBJETIVOS

        Possibilitar a observação, acompanhamento e diagnóstico de alunos com dificuldades de aprendizagem articulando junto com os educadores, na construção de planos específicos de aprendizagem para o aluno portador de necessidade educacional especializada.                                                                Estabelecer parceria com a família, pois esta exerce um papel fundamental no desenvolvimento do educando.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  

  • Orientar, apoiar e acompanhar o trabalho das escolas;
  •  Oferecer suporte aos gestores, coordenadores e professores, para que juntos analisamos as causas das dificuldades dos alunos em suas atividades;
  • Identificar, avaliar e propor intervenções nas diversas áreas da aprendizagem, com foco em auxiliar e proporcionar ao aluno portador de necessidade educacional especial, um melhor desenvolvimento na realização de suas atividades, respeitando seus limites.

OBJETIVOS PROFISSIONAIS

 Conhecer um universo maior de profissões;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com