TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos de aula

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

ALITON MENEGASSI
BRUNA BRUM
NADIELI VARGAS CAPELETTI
TATIELE HUVE
TATIELE RECK

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

[pic 4]

Ijuí

2016[pic 5]

ALITON MENEGASSI
BRUNA BRUM
NADIELI VARGAS CAPELETTI
TATIELE HUVE
TATIELE RECK

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de: Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil; Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente; Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil; Educação de Jovens e Adultos; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos; Seminário Interdisciplinar VI.

Orientadora: Tatiane Mota Santos Jardim; Patricia Alzira Proscêncio; Bruna Donato Reche; Andrea Zompero; Maurílio Bergamo; Taísa Grasiela G. L. Gonçalves; Vilze Vidote Costa; Okçana Battini; Marcia Bastos; Jackeline R. G. Guerreiro.

Ijuí

2016

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO...............................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4
2.1
Planos de aula com proposta com proposta inclusiva realizada através de atividades didáticas interdisciplinares

3 CONCLUSÃO        7

4 REFERÊNCIAS        8


INTRODUÇÃO

O princípio deste trabalho é a partir de leitura reflexiva e desenvolvimento de atividades, como requisito interdisciplinar para, através do pensamento e socialização, tanto das disciplinas quanto do grupo, unir os conteúdos estudados à intenção prática, isso é indispensável ao acadêmico.

O objetivo da produção textual de grupo foi refletir sobre a inclusão nos espaços escolares, e sobre a necessidade da reciclagem de resíduos materiais, elaborando uma sequência de atividades interdisciplinares, ao analisar os textos aplicados escolheu-se falar sobre a necessidade de conscientização de reciclar, de manter limpo o lugar onde moramos, elabora se então uma sequência didática interdisciplinar para trabalhar a diversidade e a inclusão.

Justificativa: a obra atual foi desenvolvida para aperfeiçoamento da compreensão das disciplinas vistas neste semestre, envolvendo melhor o fato de incluir no ambiente de ensino, aprimorando o futuro pedagogo para a atuação no mundo escolar. Foi feita através de metodologias de pesquisa bibliográfica e reunião grupal.

PLANOS DE AULAS COM PROPOSTA INCLUSIVA REALIZADA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES

 Ano: 4º “B” com 20 alunos.

 Conteúdos: Disciplina de História: História do Brasil; Migração;

 Disciplina de Geografia: Origens étnicas no Brasil; Regiões com maior influência da cultura indígena no Brasil.

 Disciplina de Língua Portuguesa: Interpretação de texto.

 Disciplina de Artes: Petecas

 OBJETIVO GERAL

 Proporcionar um ato de liberdade, expressão e estímulos aos alunos, configurando no benefício de socialização, por meio das inclusões que formarão com seus colegas, com o meio e consigo mesmos.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 - Apreciar e construir petecas de (resíduos materiais) ou materiais reciclados.

 - Instigar a cooperação recíproca através da produção coletiva;

 - Integrar a criança com o meio ambiente visando a consciência sobre reciclagem (sala de aula, colegas, professores)

 Desenvolver a comunicação verbal.

 Cronograma: 02 a 04/11/2016 – Tempo estimado: 10 aulas de 50 min.

 

02/11/2016: 1º dia

 1ª etapa – Solicitar antecipadamente ao professor de Educação Física que coopere na recreação a ser realizada no dia 04/11/2016

 2ª etapa – Disciplina de História (02 aulas) – Acolhida: Conversar com os alunos e cumprimentá-los; Apresentar de maneira alegre o tema do conteúdo a ser estudado falando sobre os resíduos materiais na natureza, meios de aproveitamento desses resíduos, questionando se conhecem a palavra reciclar, explicando seu significado.

3ª etapa – Disciplina de Geografia (02 aulas) – Conduzir às crianças a sala de vídeo, e passar o vídeo “Projeto Território do Brincar – 3ª Região”, em seguida, formar um grande círculo e apresentar recortes de revistas e jornais sobre reciclagem de resíduos materiais, diferentes épocas e conquistas realizadas ao longo do tempo da humanidade; solicitar que todos participem da organização da sala, ao final da atividade.

 

03/11/2015: 2º dia

 3ª etapa – Disciplina de Artes e Língua Portuguesa (03 aulas) – Acolhida: Conversar com os alunos e cumprimentá-los;

Mostrar imagens de brinquedos feitos com reciclagem, para melhor acomodação do conhecimento. Convidar os estudantes à confecção de petecas, brinquedo de origem indígena, mostrando que ela desde o princípio foi construída com materiais da natureza, mostrando que a reciclagem vem desde os indígenas, e hoje a utilização de materiais para a confecção de petecas, onde cada grupo de 4 crianças, utilizando materiais diferentes, produzirá duas peças; desenvolver a técnica e confecção dos passatempos no chão da sala de aula com espaço arrumado para facilitar a proximidade e a produção para alunos com dificuldades nos membros superiores; terminadas as petecas, enquanto a cola seca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com