TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas educacionais

Por:   •  20/3/2016  •  Tese  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Relacionar cinco saberes necessários para o educador, ou seja, qualidades e competências que identifiquem o educador e sem as quais não é possível educar.

“O Professor se torna Professor a partir da relação que estabelece com seus alunos”

Paulo Freire.

“O ensino é a mobilização de vários saberes que formam uma espécie de reservatório no qual o professor se abastece para responder as exigências específicas de sua situação concreta de ensino”

Gauthier.

Saber fazer bem é dominar a prática, ter clareza sobre as raízes do fazer, entender a dimensão dos resultados do fazer, tornar se agente do processo de forma crítica e realista.

O Professor tem que estar capacitado intelectualmente, tem que ter a capacidade de interagir produtivamente com seus alunos e estimula los para que entendam as dinâmicas sociais e políticas da realidade.

O Professor deve dominar os conteúdos e ser politizado, com boa interação com os alunos, sem render se ao “romantismo” e a atitude apolítica.

São diversas as competências de um professor, pesquisamos essas competências segundo Gauthier, Paulo Freire e Tardif.

Saber disciplinar

Saber curricular

Saber Das ciências da educação

Saber da tradição pedagógica

Saber experiencial

Segundo Paulo Freire ensinar exige:

Rigorosidade, Metódica, Pesquisa, Respeito aos saberes do educando, Criticidade, Estética e ética, risco e consciência do inacabamento.

Saber disciplinar: Saberes de que dispõe a nossa sociedade, tais como se encontram hoje integrados nas universidades, sob forma de disciplina (matemática, História, Literatura, etc.) são transmitidos nos cursos e departamentos universitários independentes das faculdades de educação e do curso de formação de professores.

Saber Curricular: São programas escolares que os professores devem aprender a aplicar.

Saber das ciências da educação: Conhecimentos profissionais que informam a respeito das facetas da educação (conselho escolar, carga horária, sindicato, noções de desenvolvimento da criança,...).

Saber experiencial: Baseados em seu trabalho cotidiano e no conhecimento de seus meio, esses saberes nascem da experiência e são validados por ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com