TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que a informação é considerada, atualmente, um importante recurso de gestão e desenvolvimento para o país?

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  2.898 Visualizações

Página 1 de 3

A Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Faça uma análise desta lei, argumentando sobre os aspectos pedagógicos da lei.

Lei nº 9.394/96 define e regulariza o sistema de educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição Federal. E A Lei nº 11.274 amplia o Ensino Fundamental para nove anos de duração, com a matrícula de crianças de seis anos de idade e estabelece prazo de implantação, pelos sistemas, até 2010. Portanto, devem tomar medidas imediatas para garantir o cumprimento da disposição legal. A Lei nº 11.274 vem concretizar o que está estabelecido na LDB 394/96 no que se refere ao Ensino Fundamental. O que se percebe é uma nova mobilização dos profissionais da área de educação, das instituições e demais envolvidos nesta problematização, pois para se efetivar o que a Lei determina será necessário que haja adequações e/ou mudanças acerca da proposta pedagógica, como também, do material didático, da metodologia de ensino, da proposta de avaliação desses alunos, da postura do professorado e, consequentemente, do próprio aluno para que essa mudança acontece de forma a favorecer o aluno.

ATIVIDADE 1

Por que a informação é considerada, atualmente, um importante recurso de gestão e desenvolvimento para o país?

A obrigatoriedade do Ensino Fundamental de nove anos, permite aos alunos uma permanecia dos alunos por mais tempo na escola, visto que em outros países considerados desenvolvidos a permanência desses alunos na escola é realidade, dessa forma segundo o Ministério da Educação (MEC) essa medida garante a ampliação do direito à educação para as crianças de 6 anos de idade, em especial as pobres e excluídas do sistema educacional, visto que as crianças de 6 anos das classes média e alta já estavam matriculadas em escolas e que seria necessário incluir as classes desfavorecidas. Diante dessa realidade gerou um aparente consenso de que o ensino fundamental de nove anos garantiria um maior número de alunos matriculados nas escolas brasileiras e, portanto, asseguraria a essas crianças a efetivação do seu direito à educação. Nessa perspectiva, o Ensino Fundamental de Nove Anos vem favorecer o desenvolvimento do país, por dar mais possibilidades aos alunos desfavorecidos.

ATIVIDADE 2

O que vem sendo denominado de analfabetismo digital? Faça um texto argumentativo de uma página.

O analfabetismo digital é uma expressão relativamente nova que não está associada a letras, mais a exclusão digital. Com a modernidade e o uso das tecnologias, surgi um outro tipo de analfabeto os considerados analfabetos digitais que é considerado aquela pessoa que já reconhece o computador como uma máquina diferenciada de outros aparelhos, mas não sabe utilizar seus recursos, ou seja, é a pessoa que não consegue entender o valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com