TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque a cultura é importante para o desenvolvimento?

Por:   •  12/4/2016  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  6.249 Visualizações

Página 1 de 2

Por que a cultura é fundamental para o desenvolvimento?

Talvez para muitos não seja fácil identificar o grau de importância e a influência que a cultura possui no contexto de desenvolvimento de uma sociedade. Uma possível definição para cultura seria percebê-la como uma entidade que engloba a transmissão e criação de uma visão de mundo, de saberes, experiências de vida, formas de socialização, relação com os outros e etc.

Nos mais diversos momentos da História da humanidade a cultura teve papel fundamental para a criação e transmissão de conhecimentos, podendo estar organizadas em dois níveis principais, um em um sentido voltado para a herança social da humanidade, e outro relacionado ao conhecimento especificamente agrupado por áreas.  

Concentremo-nos no primeiro. Essa primeira influência que a cultura possui assegura que conhecimentos antigos e atuais relacionados aos costumes de um determinado grupo da sociedade sejam difundidos para e pelas próximas gerações.

A partir disso podemos enxergá-la como suficientemente importante para dar continuidade ao desenvolvimento social, tendo vista que por meio dos últimos saberes presentes na cultura de um grupo, os seus integrantes podem se apropriar ou extingui-los conforme vejam a necessidade. Esse fenômeno pode favorecer o desenvolvimento social por meio da evolução cultural dos costumes de uma determinada localidade.

O segundo abrange a transmissão cultural de conhecimentos específicos por áreas de conhecimento. Este é fundamental para que se mantenha uma linearidade desejada para o desenvolvimento tanto científico como tecnológico da sociedade. É por meio dessa disseminação que muitas das áreas de conhecimento têm noção do que possa ser importante para a manutenção da qualidade de vida da sociedade em um determinado momento.

Embora seja possível afirmar que a disseminação cultural do conhecimento por área seja importante para a sociedade, boa parte desse conhecimento quando está aplicado favorece um grupo minoritário, e muitas das vezes almejam o enriquecimento de um grupo em particular.

O desenvolvimento também está pautado por valores que fazem parte da cultura da sociedade. O rumo que o desenvolvimento pode seguir e o seu impacto na sociedade é fortemente influenciado por esses valores que também são perpetuados pelas gerações.

A cultura ainda pode participar ativamente do desenvolvimento econômico de uma determinada região. Tomemos como exemplo o patrimônio cultural material ou imaterial de uma cidade, em que ao torná-los pontos turísticos daquela localidade, e estimulados por um número grande de visitantes, a cidade deverá ser ampliada para receber esses visitantes, em muitos setores, principalmente na sua infraestrutura.

Com base nos fatos evidenciados torna-se claro que a cultura pode interferir fortemente no desenvolvimento social. Entretanto, muitas vezes não é facilmente percebida como um agente fundamental para que ocorra a difusão de conhecimentos em diferentes níveis na sociedade, assim, enxergá-la como relevante abre espaço para uma maior valorização do seu papel no ambiente social, e ainda identificar quais são os traços próprios de um determinado grupo.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com