TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR. PORQUE O BRINCAR É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?

Por:   •  4/6/2020  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do brincar. Porque o brincar é importante para o desenvolvimento infantil?

A brincadeira é importante para o desenvolvimento infantil. A BNCC estabeleceu os campos de experiências fundamentais para que a criança possa aprender e se desenvolver. O eu, o outro e nós.

A brincadeira é uma parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento da criança quando ela estabelece o contato com os campos de experiências, como protagonista de seu desenvolvimento.

Através da brincadeira ela aprende, experimenta um mundo de possibilidades, relações sociais, elabora a autonomia de ação e organiza emoções.

O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.

O brincar é uma forma da criança se expressa, assim o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.

Por meio da brincadeira a criança descobre e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida. Por outro lado, através da brincadeira, a criança tem a oportunidade de simular situações e conflitos da sua vida familiar e social. Através da brincadeira a criança representa seus medos, suas angústias e a sua agressividade até tentam resolver seus conflitos internos.

Os jogos nos quais é claro perder ou ganhar, permitem que a criança possa trabalhar a sua resistência a frustração. Aprender a lidar com esse sentimento é importante para o seu equilíbrio emocional e para o desenvolvimento da personalidade.

Um outro aspecto importante do brincar é o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da imaginação e da criatividade.

O brincar é importante na socialização da criança, ajudando a prender a compartilhar, a cooperar, a comunicar-se e a relaciona-se, desenvolvendo o respeito por si e pelo outro, em como a sua autoimagem e autoestima.

O adulto tem a responsabilidade de ajudar e conter a criança quando houver qualquer agitação que pode surgir durante a brincadeira, auxiliando, estimulando a imaginação.

Estimular uma criança a brincar, traz benefícios a saúde da criança, promovendo o seu crescimento feliz e saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (20.8 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com