TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio - Pedagogia Hospitalar

Por:   •  15/4/2020  •  Artigo  •  3.785 Palavras (16 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Uberlândia

2020

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Uberlândia

2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................4
  2. DESENVOLVIMENTO.........................................................................................4

2.1 A formação e prática do pedagogo em espaços não escolares.......................4

2.2 Desafios de atuação dos pedagogos, crianças e familiares na educação hospitalar.................................................................................................................6

2.3 PROJETO DE LEITURA................................................................................9

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................12

REFERÊNCIAS....................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

        O direito a educação para as crianças foram negados e privados, por muitos anos, durante uma eventual hospitalização, os descasos eram visíveis e frequentes, era como se não tivessem direitos e necessidades. Estes eram privados do ensino aprendizagem muito menos o seu acesso a leitura, correndo o risco de um fracasso escolar e impendido os as vezes de acompanhar o ritmo da turma ao retornar da hospitalização causando inconsequentemente a aprendizagem.

        Dada a importância da aprendizagem e estimulo de leitura as crianças internadas em hospitais ou em tratamento de saúde, o tema a ser desenvolvido levanta a seguinte problemática: Como pode o hospital ser considerado um espaço de atuação profissional do pedagogo? Compreendendo a relevância dessa problemática, percebe-se que a educação se encontra cada vez mais em constantes modificações, levando seus profissionais da educação além dos espaços escolares, como em hospitais onde se encontram crianças internados, sendo temporariamente cessados de seu acesso a leitura posterior interferindo o seu processo de ensino-aprendizagem.

        Assim, o objetivo geral deste estudo foi compreender o desafio de atuação do pedagogo que atua no ambiente hospitalar. Os objetivos específicos foram: apresentar as peculiaridades do trabalho pedagógico no hospital; e, destacar a importância da formação continuada para professores da classe hospitalar e por fim apresentar ações que promova a leitura para o ensino aprendizagem das crianças hospitalizadas juntamente com os seus familiares.

        Para a realização deste estudo foi necessária apropriar se de revisões bibliográficas de vários autores, livros, revistas, artigos, dissertações e outros tipos de documentos que abordam o assunto em questão e posterior apresentar o projeto de Leitura as crianças de 06 a 10anos a fim de minimizar o comprometimento psicológico e emocional durante a hospitalização e ou tratamento de saúde que demanda atenção, cuidados e estímulos inclusive os seus familiares.  

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 A formação e prática do pedagogo em espaços não escolares

        

        Hoje em dia, a prática  exercício do pedagogo deixou de ser atuada somente dentro das salas de aula sendo expandido a outros espaços não escolares conforme acredita o Farfus (2012, p. 81), “A educação, atualmente, não se faz mais apenas dentro dos muros escolares, mais vai além”. Diante disso, percebe-se que o desenvolvimento global tecnológico e ideológico de uma sociedade inclusiva e da igualdade social, forçou o surgimento de uma nova maneira de pensar sobre a educação. Assim, tanto a leitura quando o processo de ensino-aprendizagem se tornou prioridade em classe hospitalar, cujo objetivo é a formação humana.

        Farfus (2012, p. 81), complementa que: “A organização dos espaços educativos requer um olhar mais amplo para o processo educacional”. Segundo a autora, compreende-se que são muito diferentes os espaços onde a atuação do pedagogo é necessária, para que seja aplicada a prática pedagógica sistematizada, sendo necessário um profissional que esteja preparado.

        Pois, sabe-se que o professor tem um papel social na formação da criança fazendo a assimilar melhor a sociedade onde vive, mais para que isso aconteça é necessário que o pedagogo tenha consciência disso como destaca Farfus (2012, p.72):

A atuação de profissionais da educação não se restringe mais em ambientes formais de educação, pelo contrário, seu processo de formação deve contemplar múltiplos espaços de atuação, como empresas, hospitais, associações que promovem ações educativas e que complementam muitas vezes o processo de educação formal ministrado em contextos escolares (FARFUS, 2012, p. 72).

        Segundo a autora, não basta somente à formação em pedagogia para se atuar em ambientes hospitalares, mas sim, levar em conta a realidade de cada educando internado. Cabendo a esse profissional, obter competência técnica e humana desenvolvida, para saber como gerar e diversificar em espaços educacionais. Assim, cabe aos profissionais que atuam na educação um processo de formação para atuar em diferentes espaços escolares.

        Libâneo (2001) destaca que:

Há várias práticas educativas, em muitos lugares e sob variadas modalidades, há, por consequência várias Pedagogia: a pedagogia familiar, a pedagogia sindical, a pedagogia dos meios de comunicação etc., e também a pedagogia escolar (LIBÂNEO, 2001, p.24).

        Diante disso, percebe-se que o pedagogo, pode executar suas práticas educativas  leituras em espaços alternativos, promovendo uma educação eficaz aqueles que são privados de poder ir à escola devido a sua situação no entanto o processo de formação do pedagogo e de profissionais que atuam em educação requer, atualmente, o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, para sua atuação seja efetiva. Entretanto os pedagogos devem possuir capacidade, para desenvolver e refletir sobre suas ações pedagógicas e leituras, bem como de poder oferecer uma atuação sustentada pelas necessidades e peculiaridades de cada criança hospitalizada ou em tratamento de saúde.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (234.6 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com