TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Base Nacional Comum Curricular

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ÁGUINA MARIA DA SILVA

RA: 8153737

PORTFÓLIO:

1/ e 2º Ciclo de Aprendizagem

Disciplina:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Professor Responsável e Tutor: Prof. Dr. Gustavo Pimenta Ricci

2021

Resposta da atividade 1:

(0,2)1. O professor precisa está Proporcionando atividades e oportunidades de trabalhos individuais e em grupo, para que possam ser desenvolvidas as habilidades de auto-conhecimento e autocuidado, bem como exercitar empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza

(0,2)2. O professor deve de valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, manter sempre atualizados os estudos e conhecimentos acerca da BNCC e suas atualizações curriculares, para levar um ensino de qualidades aos alunos, para estar sempre alinhado com que e proposto, assim estará colaborando para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

(0,2)3.  O professor deve valorizar as mais diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. Está Envolvendo e proporcionando oportunidades pedagógicas onde os alunos se envolvam com toda a escola em seus diversos âmbitos, bem como com a comunidade escolar, desenvolvendo assim diversas habilidades e competências necessárias para o aprendizagem da Educação Básica. Pois é de extrema importância para a criança da Educação Básica o contato com as artes visuais, música, teatro, dança e audiovisual, para que ela possa desenvolver sua sensibilidade, criatividade e sua própria maneira de se expressar.

(0,2)4. É importante o professor construir e fazer uso de instrumentos avaliativos e de diagnóstico, criando um registro de cada estudante e turma, podendo a qualquer hora consultá-los de forma a perceber o desenvolvimento e progressão dos alunos ao longo do tempo, permitindo também identificar dificuldades e lacunas a serem trabalhadas para assegurar a progressão do aprendizado do estudante.

(0,2)5. Faz necessário o professor conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. Trata do aprendizado que crianças e jovens devem adquirir a respeito de si mesmos, sendo capazes de identificar seus pontos fortes e fragilidades, lidar com suas emoções e manter a saúde física e o equilíbrio emocional.

Resposta da atividade 2:

(0,2)1.         O professor deve sempre buscar ser coerente de acordo com os planos pedagógicos, que será como um guia desenvolvidos para a melhoria do ensino. Pois o planejamento auxilia na organização de disciplinas, datas comemorativas, formação continuada, reuniões, entre outras rotinas, já que ele vai detalhar passo a passo todas as atividades e ações que devem ser tomadas.

(0,2)2. O professor na buscar de acolher o aluno preciso ser empático, pois será a base para que se construa uma relação saudável e sólida entre a criança, os familiares e a escola, além de representar um elemento essencial para que a rotina pedagógica flua de maneira natural e positiva.

0,2)3. Faz se necessário o professor na Educação Infantil, é essencial uma parceria entre professores e pais, pois é um dos principais elementos para o sucesso da educação. Os pais e a instituição de ensino devem estar em constante sintonia, tendo como objetivo final o pleno desenvolvimento infantil

(0,2)4.  Na pratica professor precisa adotar uma postura diagnóstica, para conhecer melhor as condições institucionais, humanas e de saberes que o aluno traz consigo, podendo assim planejar e organizar o ensino de forma mais sólida e aprofundada. Assim sendo preciso conhecer a realidade dos seus alunos, a partir de um diagnóstico que favoreça a ele conhecer algumas das dificuldades apresentadas. A partir daí, promover as intervenções necessárias, a fim de que o aluno supere suas limitações e o professor tenha um bom desempenho no momento de trabalhar os conteúdos, para que possa atingir os objetivos esperados  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com