TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Estágio 3 Unopar

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.283 Palavras (14 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA        E ADMINISTRATIVA....................................................................8

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        10

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6        PLANOS DE AULA        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado do curso de pedagogia da faculdade UNOPAR do terceiro período, teve como intuito elencar e aprofundar os conhecimentos acerca da primeira etapa da educação básica, a Educação Infantil, esta importante etapa da educação que abriga crianças entre 0 à 5 anos e possui por finalidade a formação e o desenvolvimento integral da criança por meio de experiencias e vivências brincantes.

Este portifólio está dividido em seis seções que abarcam a singularidade do trabalho pedagógico que envolve as áreas que um pedagogo pode atuar, desde a gestão e organização do ensino até a prática em sala de aula. Devido a pandemia mundial o estágio está reformulado, e, esta proposta visou estudos e leituras que destacam o envolvimento com a prática docente nestas instancias, e alguns documentos que normatizam o ensino para tal etapa.

Por esses aspectos já citados, é possibilitado a aproximação com um dos campos de atuação dos futuros pedagogos, e que podem vislumbrar uma prática pedagógica nesta primeira etapa do ensino, considerando que os aspectos que envolvem a elaboração deste portifólio permitem a ampliação dos saberes dos licenciandos e uma aproximação com a futura prática em sala de aula, logo, torna-se primordial para os pedagogos experimentarem dos conhecimentos que este estágio propicia.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A leitura obrigatória para execução deste estágio supervisionado, resultou em uma abstração e reflexão sobre as investigações e análises entre o desenvolvimento infantil e as questões que remetem ao ensino na Educação infantil.

A leitura reuniu resultados de estudos de alguns pensadores da infância como Vygotsky, Leontiev e Elkonin. Pasqualini (2010), reúne os seus postulados sobre a infância, os quais contribuíram significativamente para uma visão sob a criança de hoje e suas respectivas concepções durante o decorrer do tempo.

O autor traz à tona a perspectiva do desenvolvimento na concepção sócio interacionista, cujas funções superiores nas crianças se desenvolvem após serem submetidas à interação pela brincadeira, e, estes autores trazem o desenvolvimento dessas funções como algo complexo e que não biologicamente, algo inato, estando fundamentalmente atrelado as atividades de interação social. Então, tem-se a concepção histórico cultural do desenvolvimento,

A perspectiva sociointeracionista traz o desenvolvimento como um processo dinâmico em que as crianças interagem com o meio e consigo mesma, ampliando as questões relacionadas ao raciocínio, ao pensamento e a linguagem.

Para Vygotsky, o funcionamento psicológico nas crianças se estruturam a partir das relações sociais em que ela entra em contato com seu mundo exterior, essas alterações ocorrem dentro de um contexto histórico e social em que o autor enfatiza os trabalhos Elkonin e Leontiev, fornecendo ao indivíduo sistemas simbólicos para ampliar a sua capacidade de representar a realidade.

 Vygostsky afirma que a relação dos indivíduos com o mundo é mediada pelos sistemas simbólicos e a linguagem ocupa papel central, relacionando  a zona de desenvolvimento proximal, que é o espaço entre o que a criança já sabe e o que ela tem potencial para desempenhar em suas ações com a mediação de outras pessoas. Nesta ZDP a imitação ganha papel de destaque pois, a partir desta ação a criança é capaz de verificar o que o outro está fazendo, e internalizar os conceitos e reproduzi-los, sendo uma situação muito utilizada pelas crianças, o que difere de uma cópia, é uma reconstrução individual do que é observado através de suas interações. Então Pasqualini traz também a relação de destaque que o professor ganha no ensino infantil, para ele esse profissional deve conhecer todas as etapas do desenvolvimento da criança e as suas atividades principais que são norteadas pelas ações de interação e brincadeiras.

Desde ao nascer a criança brinca e interage, e essas ações permitem que ela se desenvolva adequadamente, chamando a atenção para um ensino contraditório que vemos frequentemente, em que se estimula atividades mecânicas e repetitivas, as quais não oferecem base para as crianças darem sequência ao seu aprendizado nas etapas subsequentes do ensino.

Para o autor, atividades mecanicistas não devem permanecer na Educação Infantil pois, para que a criança possa desenvolver as funções psíquicas superiores ela deve ser estimulada através da brincadeira e do lúdico. Assim a responsabilidade dos profissionais que lidam com a primeira infância está diretamente atrelada ao desenvolvimento infantil pois, cabe a eles o planejamento das ações pedagógicas que possibilitaram a evolução dos aspectos psicológicos nas crianças. Percebe-se então, que as questões relacionadas a valorização de atividades cognitivas na primeira infância, não são pertinentes para o autor, pois elas desvalorizam o brincar e a interação para a formação da criança.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental exigido por lei para o funcionamento de toda a escola brasileira. Este importante instrumento é um norteador das práticas pedagógicas dentro da escola, que traz em seu contexto a função social escolar, envolvendo alunos, pais, gestores, professores e funcionários, para desempenhar o papel formador da educação, sendo a proposta educacional da instituição, que demonstra as suas intenções na busca por um trabalho efetivo e de qualidade. O Projeto político pedagógico é um normativo que busca um rumo, uma direção para todas as ações encontradas dentro da escola, ele é construído para fins burocráticos e possui finalidade social, em que a comunidade escolar passa ser realmente considerada como parte integrante de toda instituição. Sendo assim, ele é um importante instrumento para uma efetivação da escola democrática, por ser construído colaborativamente em prol do aprimoramento das ações docentes e da intencionalidade educativa escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com