TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Sequencia Didatica

Por:   •  20/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15][pic 16]

SUMÁRIO[pic 17]

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

1. INTRODUÇÃO        

Trabalhar com sequencias didáticas é muito importante, principalmente porque permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, envolvendo atividades variadas buscando oferecer aos alunos a possibilidade de desenvolver suas capacidades de leitura, escrita e expressão oral nas mais diversas situações do cotidiano.

Portanto, este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequencia didática direcionada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, objetivando desenvolver suas habilidades na leitura e escrita, apontando cinco atividades que visam despertar sua imaginação e criatividade, evidenciado alguns conceitos relativos aos termos ensinar e aprender, tendo como base as disciplinas estudadas neste semestre.


2. DESENVOLVIMENTO                

Sabe-se que ensinar e aprender são processos diferentes e que também que envolvem sujeitos diferentes, professor e aluno; além disso, envolve uma série de fatores que influenciam diretamente nos dois processos. Na tirinha, referenciada no texto, pode-se observar que o ensino era centrado no professor, onde os alunos eram meros reprodutores,  e a professora era quem moldava seus conhecimentos.

O que devemos fazer é analisar e buscar entender os alunos, transformando o fazer pedagógico, propondo metodologias inovadoras que predam a atenção do aluno, que desperte-os para o pensar, para a tomada de decisão, desenvolvendo assim sua autonomia, enquanto sujeitos ativos no processo de aprendizagem.

O professor deve provocar situações de aprendizagem, tendo em vista as necessidades dos alunos, buscando dinamizar o ensino e transformar a aprendizagem em algo significativo para o aluno. O professor é quem orienta, quem promove a relações de ensino e aprendizagem, é que cria situações problematizadoras, pois queremos inserir na sociedade alunos questionadores, formadores de opiniões, críticos e reflexivos, deixando de lado esses velhos paradigmas tradicionais de ensino e colocando o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem.

Se analisarmos essa tirinha, pode-se concluir que é necessário que haja constante transformações nas práticas educativas, ressaltando a importância de um ensino pautado na responsabilidade, na construção da identidade do aluno, de valores sendo visto como mediador do processo de ensino e aprendizagem, valorizando os princípios éticos e valores humanos.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEMA: Poemas

SÉRIE: 5º ano do Ensino Fundamental

OBJETIVOS:

  • Perceber as especificidades da linguagem poética;
  • Ler poemas ajustando a leitura ao texto escrito;
  • Desenvolver a linguagem oral nas crianças.

RECURSOS: 

  • Livro de poemas; papel A4; lápis grafite; lápis de cor; TV; Vídeo; cartolina, cola, tesoura.

MOTIVAÇÃO: 

  • Nesta sequencia didática, será utilizado um vídeo intitulado de O Bicho de Manuel Bandeira, além de despertar para a poesia, também chama atenção para outros temas atuais, ressaltando que os poemas de Manoel Bandeira são melancólicos.

TEMPO ESTIMADO PARA AULA: 

  • As atividades serão desenvolvidas em 04 horas/aulas

DESENVOLVIMENTO: 

  • No primeiro momento explicar o que são poemas, ler um poema para que eles possam entender em seguida perguntar aos alunos se eles já viram alguém recitando poesias. Estimular os alunos a refletir, apresentando um vídeo sobre a temática apresentada, intitulado de O Bicho do autor Manoel Bandeira.
  • No segundo momento os alunos farão a leitura dos poemas, observando cada estrofe; em seguida os alunos irão fazer uma interpretação escrita de suas poesias de acordo com o roteiro que a professora irá distribuir, levando os alunos a refletir sobre o poema apresentado. Em seguida cada aluno fará a leitura de suas interpretações enfatizando as sensações que o poema despertou.
  • No terceiro momento as crianças serão organizadas em grupos de quatro alunos, onde receberão a copia de uma poesia de Manoel Bandeira. O grupo selecionará um aluno para fazer a leitura da poesia enquanto os demais farão um cartaz registrando os principais trechos da poesia, as principais sensações expressas.
  • No quarto momento acontecerá a apresentação dos cartazes elaborados pelos grupos, o grupo selecionará quem mais se destacar na leitura de poesia para apresentar o trabalho, o aluno fará a leitura da poesia explicando o cartaz.
  • No quinto momento, após o entendimento dos aspectos relativos a poesia, cada aluno irá receber uma folha de papel e escrever uma poesia de autoria própria, poderá utilizar de um a dois trechos da poesias já trabalhas em sala para dar inicio ou para organizar as ideias, a professora irá solicitar que o aluno faça ilustrações no trabalho, no final cada aluno irá fazer a leitura de sua poesia e fazer a exposição no mural da escola.

 AVALIAÇÃO: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com