TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Pedagógica Organizações Não Governamental

Por:   •  15/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

 1 CONTEXTUALIZAÇÃO.

     Fundado em 2007 o Instituto Uno, com sede em São Paulo, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo principal promover uma educação integral, não tradicional, humanística e transformadora a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, a maioria deles residentes em centros de acolhimento institucionais parceiros, auxiliando-os em suas defasagens educacionais e carências socioemocionais. Um segundo objetivo, mas não menos importante, é a capacitação de voluntários ecoeducadores e muitos deles, posteriormente, se tornam participantes ativos nos projetos da associação. Com suas práticas educacionais fundamentadas nas teorias de pesquisadores como Piaget, Vigotsky, William A. Corsaro, Phillippe Ariès, Jens Qvortrup, o Instituto Uno tem como princípios os ideais da pedagogia colaborativa e a ecopedagogia, onde as ações humanas só têm sentido se estiverem em consonâncias com todas as formas de vida terrestre e com o meio ambiente: a “cidadania planetária”. O que nos traz a pergunta de qual seria o tipo de liderança mais apropriado para essa associação. Se levarmos em consideração que o Instituto Uno tem o intuito de promover a educação, em vários níveis, criança, jovens e adultos (capacitação de ecoeducadores), que a o ato de educar demanda muita reflexão e que a maioria dos educadores que trabalham diretamente com os atendidos são voluntários, acredito que uma liderança transformacional que tem como característica ,”encorajar a equipe a olhar para o futuro; incentivo à problematização e reflexão das ações organizacionais; e estímulo intelectual” (MELO, 2019, p. 1160), seria a mais recomendada..

2 OS PROFISSIONAIS E OS ATENDIDOS.

A equipe fixa do Instituto Uno é formada por uma psicóloga, especialista em psicologia infantil, uma assistente social, uma psicopedagoga, duas pedagogas, licenciadas em pedagogia e com pós-graduação em pedagogia social e uma coordenadora, licenciada em pedagogia com pós-graduação em gestão escolar, sendo que só uma das pedagogas sociais e a coordenadora permanecem na instituição o período integral as outras, até onde eu pude averiguar, ficam só meio período. A maior parte do trabalho com os atendidos é feito pelos voluntários ecoeducadores. Antes do início da pandemia eles contavam com 31 voluntários, que se revezavam durante a semana nas diferentes atividades, todos eles capacitados, ou com a capacitação em andamento, pelo Instituto Uno como ecoeducadores e muito engajados e ativos com as práticas da associação.

Com a parceria de 11 centros de acolhimento institucionais, O instituto Uno atendia, antes do início da pandemia, 68 crianças e jovens de 7 a 17 anos divididos em 2 projetos. Um pouco mais de dois terços eram atendidos em regência de contraturno no programa ‘’ Quero Saber...” que, apesar de dar ênfase na alfabetização (como ferramenta de transformação pessoal), propõe uma educação integral, com muitas atividades artísticas e atividades que provocam nos atendidos reflexões sobre eles mesmos, o social e o meio ambiente. O outro um terço, formado apenas por jovens, atendiam o projeto “Quero Saber... Valor” duas vezes por semana. Nesse projeto, além de atividades artísticas e de conscientização socioambiental, eles têm aulas de educação financeira. Vale a pena lembrar que uma vez por semestre eles levam todos os atendidos para um parque para um dia de sensibilização e conscientização ambiental, tema que é muito trabalhado durante o ano todo.

3 ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

A sede do Instituto Uno esta localizada em uma rua tranquila na zona sul de São Paulo. O imóvel é um sobrado com três quartos, sala, cozinha, garagem, uma pequena área externa e uma edícula nos fundos. Apesar de ser um imóvel residencial, atualmente ele este todo adaptado para suprir as necessidades da associação. Os quartos foram transformados em salas de aulas, sendo que a suíte e um quarto maior são destinados ao projeto “Quero saber...” enquanto o quarto menor, agora equipado com computadores uma mesa pequena, um quadro negro e algumas prateleiras com papeis e livro é destinado ao projeto “Quero saber ...Valor” As salas de aula, com as paredes toda decorada com trabalhos dos atendidos, são organizadas, possuem quadro negro, mesas adequadas e as estantes estão repletas de livros, materiais para atividades artísticas e jogos educacionais. A sala, que é o maior ambiente do imóvel, causa uma certa estranheza por não ter quase nenhum móvel, mas é ali que as aulas, como teatro e dança, que demandam um maior espaço e a formação de ecoeducadores acontecem. O espaço da edícula foi adaptado para acomodar a administração e a coordenação, cada uma em uma salinha separada. A garagem assim como a pequena área externa estão repletas de vasos e cantoneiras com plantas que são usadas como uma ferramenta para a conscientização do meio ambiente, um tema bastante importante para a associação.

REFERENCIAS:

CRUZ, A. J.  Currículo, Avaliação, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Escolar não Escolar. Batatais: Claretiano, 2021. Guia de Estudos On-line.

MELO, A. P. et al. Liderança e gestão: um estudo em organizações não governamentais (ONGs) na região metropolitana do Recife, PE. Campo Grande, MS, Interações, 20, n. 4, p. 1149-1164, 2019.

INSTITUTO UNO. [Site institucional]. Disponível em:

https://www.institutouno.org.br/una-se?fbclid=IwAR2xSaQIuMw9j0-lbQj4p3jF-cl0Aodb8Bn3Xq1MrgerET6CUSdpkWK7LNk. Acesso em: 11 de fevereiro, 2021.

DEFINIÇÃO DE ECO-EDUCAÇÃO. Disponível em:

http://hugojofre123.blogspot.com/2015/03/definicao-de-eco-educacao-conceito-de.html. Acesso em: 13 de fevereiro, 2021. 

PROJETO

Nome do projeto: Semeando Histórias

Apresentação: O projeto Semeando História tem como tema o meio ambiente e como nos relacionamos com ele. Destinado para crianças de 7 a 10 anos. Nesse projeto, durante algumas sessões de aproximadamente 1 hora e meia cada, as crianças serão convidadas a escutar contos da tradição oral indígena e africana e depois fazer uma atividade artística com materiais recicláveis ou participar em uma vivência com jogos teatrais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com