TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino em Educação Infantil

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com o material didático estudado e minha experiência como aluna, o que observei foi um ensino engessado e superficial, sempre baseado em avaliações para medir o grau de aprendizagem dos alunos, descartando novas propostas e métodos para um melhor entendimento da matéria dada em sala de aula. na prática de educação infantil estes métodos devem revistos, pois é na prática que a criança irá vivenciar experiências que vão acompanhá-la durante toda sua vida escolar, é nesta etapa da primeira infância que a criança aprende a expressar valores, idéias e opiniões muito importantes para seu desempenho, tanto na escola quanto na vida! é imprescindível a importância de um professor bem preparado, com novas práxis(ação-reflexão-ação) para todas as novas mudanças que vão acontecer neste período tão importante na vida seus alunos.

A disciplina prática de ensino é muito importante para o futuro professor pois é nela que ele poderá comparar o que aprendeu na teoria com o que está vivenciando na prática, com os estágios. Na verdade, o que se espera de um professor na sua totalidade é o seu dinamismo, lançando desafios para si próprio, visando ultrapassar as barreiras de um sistema de ensino limitado, a fim de buscar uma educação ampla e diferenciada, que atinja novas práxis pedagógicas pela escola com novos projetos e atividades quanto ao professor, com suas novas iniciativas, levando o um melhor desenvolvimento e entendimento de seus alunos.

Konder (1992) afirma esta práxis pedagógica transformadora:

[...] a atividade concreta pela qual os sujeitos humanos se afirmam no mundo, modificando a realidade objetiva e, para poderem altera-la, transformando-se a si mesmos. É a ação que para se aprofundar de maneira mais consequente precisa da reflexão, do autoquestionamento da teoria, e é a teoria que remete à ação, que enfrenta o desafio de verificação de acertos e desacertos, cortejando-os com a pratica. (Konder,1992, p.115).

O educador tem todos esses desafios nas mãos, principalmente na educação infantil que é a base inicial na vida do indivíduo. Cabe a ele lutar para mudar as práticas pré-estabelecidas pelo sistema de ensino. “O trabalho feito pelo professor, interagindo educar e cuidar, mostra uma concepção que aceita a criança como um ser social, histórico, inserido na cultura e um cidadão de direitos”. (Apostila pratica de ensino em educação infantil. Apostila1. p.12).

O referencial curricular para educação infantil destaca muito esta interação:

“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizados orientados de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal e de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso pelas crianças, nos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. (1998 p.24)”.

Referências:

Universidade cruzeiro do sul ead. Apostila1-pratica de ensino em educação infantil.p.12.

Ministério da educação e do desporto. Secretaria da educação fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com