TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica docente

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Prática Docente

Curso: Pedagogia

Professor: Rosmeri Schardong

Nome do aluno:

Data: 23/03/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Participação no Fórum do Tópico Planejamento. Aqui serão considerados/pontuados 01 (um) comentário principal, entre 8 e 10 linhas, e 02 (dois) comentários em continuidade, entre 6 e 8 linhas, aos comentários de colegas. (1,0)

2. Publicação de 02 (duas) atividades na Ferramenta Exposição, conforme orientações e indicações nos Tópicos 2 (Diversidade) e 3 (Avaliação). (2,0)

3. Entreviste dois educadores: um(a) em início de carreira e outro(a) mais experiente. Inicialmente, elabore perguntas relativas a dados de identificação dos entrevistados (idade, formação, tempo de atuação como educador(a), nível de ensino/modalidade em que atua, e o que mais considerar importante registrar). Em seguida, elabore perguntas relacionadas a:

a) formas de planejamento;

b) diversidade; e

c) processo avaliativo.

ENTREVISTA 1

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME: Isadora

IDADE: 19 anos

FORMAÇÃO: cursando pedagogia

TEMPO DE ATUAÇÃO COMO EDUCADORA: 2 anos

NIVEL DE ENSINO: cursando pedagogia

MODALIDADE EM QUE ATUA: educação infantil

  1. Meu planejamento é diário, seguindo uma rotina estabelecida no início do ano. A escola trabalha com projetos, que são comuns a todas as turmas. A coordenadora pedagógica estabelece as datas para cada projeto, entrega os mesmos as professoras e cada uma realiza seu planejamento de acordo com a faixa etária que trabalha. Recebemos uma lista de conteúdos que devemos abordar no ano letivo, costumo planejar as atividades a cerca dos conteúdos, pesquiso na internet, porém utilizo mais materiais da universidade e da LDB. Acredito que a maior dificuldade que enfrento é o tempo que disponho para planejar e também para realizar as atividades.
  2. Na instituição em que trabalho há crianças com necessidades especiais, porém não há sala de recursos nem atendimento com psicopedagoga. Na turma que atuo, há um menino autista e um menino com dificuldades motoras e de fala. Procuro integrá-los á turma, eles fazem as mesmas atividades, porém dentro de suas limitações. O menino autista nem sempre participa das atividades coletivas, porém já brinca com os colegas no pátio e tem avançado a cada dia. Esses meninos fazem acompanhamento com a psicologa(o menino autista) e com fonoudióloga (o menino com dificuldades motoras e de fala), porém o atendimento se dá fora da escola.  
  3. O processo é continuo, já que registro a avaliação de cada atividade no diário, bem como observações relevantes de cada aluno. É feito um parecer ao fim de cada semestre para que a família fique informada a respeito da vida escolar de seus filhos. Neste, são apresentados os avanços das crianças, suas dificuldades e como a família pode auxiliar a escola para desenvolver ainda mais os aprendizados das crianças.

ENTREVISTA 2

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME: Fabricia

IDADE: 32

FORMAÇÃO: superior história

TEMPO DE ATUAÇÃO COMO EDUCADORA: 6 meses

NÍVEL DE ENSINO: superior

MODALIDADE EM QUE ATUA: médio politécnico

  1. Semanal-seguindo a linha do tempo, os projetos da escola são semestrais, utilizo o site do MEC- portal do professor.
  2. Não tenho alunos com deficiência, não me sinto preparada a trabalhar, pois falta estrutura física e humana nas escolas.
  3. As avaliações são por área de ensino a minha área faz uma prova interdisciplinar, um trabalho cientifico e uma prova objetiva.

ENTREVISTA 3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME: Sonia

IDADE: 36

FORMAÇÃO: letras

TEMPO DE ATUAÇÃO COMO EDUCADORA: 6 ANOS

NIVEL DE ENSINO: superior

MODALIDADE EM QUE ATUA: finais fund.

  1. Trimestrais, projetos por conteúdos e área, dificuldades que encontro tempo de planejar, tornar a aula atraente que os alunos consigam participar.
  2. Sim. Mas a instituição e educadoras não estão totalmente preparadas para acolher como se deveria. Os mesmos são atendidos pela orientadora e educadora especial.
  3. As avaliações são realizadas por áreas, é formulada questões que abrangem os conteúdos de todos os componentes e escolhidas as questões.

Acho que poderia cada componente ter mais autonomia.

Na Midiateca você encontrará um arquivo com uma lista de possíveis perguntas.

A partir dos dados obtidos, elabore um texto dissertativo/analítico sobre cada educador(a) entrevistado(a) – de aproximadamente 15 a 20 linhas para cada - contemplando os dados de identificação e as percepções, concepções e práticas desenvolvidas relacionadas ao planejamento, à diversidade e ao processo avaliativo. (3,0)

     Educadora Isadora Educação Infantil, seu planejamento é diário, e segue uma rotina estabelecida no começo do ano, trabalha com projetos os quais a coordenadora estabelece as datas para cada projeto, não tendo oportunidade de trabalhar em cima do que as crianças possam demonstrar interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (340.5 Kb)   docx (103.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com