TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica em Gestão Educacional

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 3

NOME

FREDERICK MACHADO FARIAS

RGM

26295440

CURSO

PEDAGOGIA - LICENCIATURA

POLO

BREVES-PÁ

PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA I

O papel dos administradores educacionais na promoção de escolas inclusivas.

No cenário educacional diversificado e dinâmico de hoje, o papel dos administradores educacionais é fundamental na promoção de escolas inclusivas. Uma escola inclusiva é aquela que valoriza e acomoda alunos de todas as capacidades, origens e estilos de aprendizagem, garantindo que cada criança tenha oportunidades equitativas de sucesso. Para conseguir isso, os líderes educacionais desempenham um papel crucial na orquestração de um ambiente acolhedor e de apoio para todos os alunos. Neste discurso, exploraremos como os administradores educacionais podem contribuir para a organização de uma escola inclusiva.

Em primeiro lugar, os líderes educativos podem definir o tom para a inclusão através do desenvolvimento de políticas. É responsabilidade do gestor educacional criar e implementar políticas que priorizem a inclusão e defendam os princípios da diversidade. Isto inclui políticas relacionadas com a antidiscriminação, educação especial e acessibilidade. Ao promover um quadro político inclusivo, os administradores enviam uma mensagem clara de que a inclusão é um valor fundamental da escola.

Nas palavras de Tezani (2010), não há dúvidas de que a gestão pedagógica é uma das responsáveis pela construção da escola inclusiva, porém é fato que essa educação, no atual contexto educacional, só se efetivará se houver investimento em capital humano por parte dos sistemas educacionais de ensino.

Além disso, o gestor educacional deve garantir que os recursos necessários estejam disponíveis para atender às necessidades de todos os alunos. Isso inclui a adaptação de currículos, a disponibilidade de materiais, a promoção de uma cultura escolar inclusiva, onde a diversidade seja celebrada e respeitada.

Alguns aspectos que são importantes destacar para que a gestão faça ótimas contribuições são:

  • Liderança: O gestor educacional é responsável por liderar uma equipe de educadores, orientando-os na implementação de políticas educacionais e na busca de objetivos acadêmicos.
  • Planejamento e gestão: Ele desenvolve planos estratégicos.
  • Tomada de decisão: O gestor educacional toma decisões importantes relacionadas à instituição, como a contratação de professores, a adoção de novas tecnologias educacionais etc.
  • Relações com a comunidade: O gestor educacional estabelece e mantém relações positivas com pais, alunos e toda equipe pedagógica.

Por fim, o gestor deve ser respeitoso e ético no trato com a diversidade humana, zelando pelo respeito e promoção dos valores humanos, formando assim, uma cultura de respeito e valorização à diversidade na escola. Outro fator imprescindível, a escola deve ser um espaço de convívio e aprendizado para todos os alunos, sem exceção, e é papel do gestor educacional garantir isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (192.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com