TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais teoricos de psicologia

Por:   •  21/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

        Este presente trabalho visa a importância da pesquisa “A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVCA DOS ESTUDOS CULTURAIS.” (DORZIAT et al).

         A pesquisa realizada por Dorziat et al, observou-se que a realidade diante da inclusão de surdos está longe do ideal e que apenas na teoria e nos currículos escolares essa inclusão está descrita.

        Nas escolas públicas todos têm direito a estudar. Seguindo esse objetivo de garantir a Educação a todos existem muitas iniciativas públicas amparadas pela legislação para inserir todos os alunos nas escolas.

        Mas o que se observa é que a preocupação de colocar todos os alunos nas escolas, é que o sistema apenas está preocupado em medir números quantitativos dos alunos que ingressam nas escolas, mas esse mesmo sistema deixa de averiguar que esses mesmos alunos não possuem qualidade de ensino e chegam a abandonar as escolas porque essas escolas não estão preparadas para receber alunos que possuam alguma diferença.

        Com o objetivo de averiguar como estão sendo recebidos esses alunos surdos nas escolas e como se dá o processo de aprendizagem deles foi realizada uma pesquisa de autoria de Dorziat et al,  pela Universidade UFCG.

        Para os autores tratar sobre inclusão não é apenas abrir as portas das escolas para receber esses alunos com suas diferenças, e sim promover movimentos pedagógicos-curriculares na escola para que haja envolvimento de todos os alunos. Cada aluno é único, possuem histórias próprias, percepções particulares, peculiaridades que os tornam indivíduo único. É nessa peculiaridade estão os surdos, que desenvolvem ao longo da vida estratégias visuais-gestuais de apreensão e de expressão de mundo, que hoje é conhecida como cultura surda. (DORZIAT et al).

        A pesquisa foi realizada na cidade de João Pessoa-PR, e  teve como objetivo investigar o processo de inclusão de alunos surdos. O objetivo maior da pesquisa foi “analisar sob ótica dos Estudos Culturais as concepções subjacentes à inclusão, tendo em vista a opinião de alunos surdos que estavam inseridos em salas de aula regulares.” (DORZIAT et al)

2. SINTESE DA PESQUISA: “A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS”

        A Educação Especial sempre teve como objetivo a integração dos que eram considerados diferentes na sociedade. Esse termo integração tratava basicamente de inserir esses alunos especiais nas escolas comuns para conviver junto com os que eram considerados “normais”. Para garantir esse objetivo de integração as instituições realizavam um processo de reabilitação para suprir as lacunas cognitivas, comportamentais, linguísticas e sociais dos alunos.

        No Brasil, como forma de atender o desenvolvimento pedagógico adequado das pessoas surdas seria a língua de sinais. Nas escolas surgi como problema principal das pessoas surdas a comunicação, pois encontram alunos ouvintes e surdos e professores ouvintes. E com o intuito de sanar esse problema o interprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sido valorizado. (DORZIAT et al).

        O interprete de Libras em sala de aula é considerado um grande avanço, porém ainda insuficiente, os conteúdos precisam ser diferenciados para as pessoas surdas, ainda precisa ser revisto esse planejamento e as estratégias de ensino e de aprendizagem para que se leve em conta um ensino de qualidade. (FERNANDES).

        É preciso de haja um debate em dois níveis: geral, onde inclui a discussão sobre a escola pública brasileira, tendo como foco o currículo, onde supostamente trata como incluídos os alunos com suas diferenças. E em segundo nível o específico, onde deixa de praticar um processo pedagógico único para todos, e passa compreender que existem         particularidades diferentes, como as das pessoas surdas, onde eles desenvolvem formas de organização em torno das capacidades visuais-gestuais, que é conhecida como cultura surda. (DORZIAT et al).

        Para que aconteça a inclusão dos indivíduos deve haver discussões específicas, pontuais e sistêmicas, que envolvam as reformas curriculares.

        No âmbito da educação de surdos essa discussão curricular pode se dar de forma mais apropriada, a partir do momento que passa a encarar o surdo como autor e ator de uma cultura minoritária, enquanto usuário de uma língua natural, enquanto grupo que demanda educação bilíngue e multicultural, enquanto pessoas diferente e de identidades legítimas (SÁ).

        A pesquisa foi realizada em três escolas da rede pública regular de ensino, sendo duas Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio, localizada na cidade de João Pessoa-PR que tinham alunos surdos incluídos. Participaram dessa pesquisa 12 (doze) alunos surdos, onde optou-se em preservar a identidade de ambos por isso os nomes relatados na pesquisa são fictícios.

        Os dados coletados foram obtidos através de entrevistas, com um roteiro previamente elaborado. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas para que assim fosse possível registrar os depoimentos de forma fidedigna.

        Após todos os dados coletados os autores fizeram a transcrição passo a passo, registrando na integra os depoimentos obtidos. Após, foi feita uma classificação de dados a partir da leitura dos depoimentos. Essa leitura permitiu aos autores apreender as ideias centrais dos relatos e das descrições sobre o tema em foco que foi destacada em negrito.

        A análise de dados serviu de condução do processo descritivo, onde procuraram estabelecer articulações entre os dados e os referenciais teóricos da pesquisa.  Os autores trabalharam com unidades de registro para analisar o conteúdo das falas dos entrevistados. Levou-se em consideração os que respondiam mais diretamente à questão onde foram eleitas algumas categorias (comunicação surdo-ouvinte, dificuldades quanto à inclusão e visão sobre o Ser Surdo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com