TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios e Métodos em Gestão Educacional Administração e Supervisão

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.165 Palavras (17 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 17

A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA SOB UMA CONCEPÇÃO - HISTÓRIA E NA ATUALIDADE: FUNÇÕES E COTIDIANOS NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1. INTRODUÇÃO

Dentro do contexto escolar contemporâneo, o profissional da supervisão escolar-pedagógica é considerado um dos principais agentes transformadores e articuladores dos processos educacionais. As atribuições de tal profissional, entretanto, que possibilitam viabilizar tal agente como uma peça de fundamental importância para a organização escolar da atualidade, em muito se alteraram desde os primeiros registros da profissão, datados de meados da década de 1930.

O presente estudo busca aprofundar a importância do supervisor pedagógico para a organização escolar na contemporaneidade, contemplando as atribuições de tal profissional para a otimização dos processos escolares e para a formação continuada dos profissionais e alunos em tal âmbito.

Para que tal objetivo seja alcançado, entretanto, cumpre-se inicialmente analisar sob qual contexto surgiu o exercício profissional no âmbito da supervisão pedagógica, bem como os modos através dos quais tal contexto foi alterado nas últimas oito décadas para que o mesmo desempenhasse uma atuação profissional mais congruente e alinhada aos propósitos e objetivos da educação na atualidade.

Cumpre-se também a realização de uma contextualização envolvendo a organização escolar, contemplando-a dentro do mesmo contexto no qual é analisada a profissão do âmbito da supervisão escolar moderna. Através de tais análises, torna-se possível investigar acerca da importância do supervisor escolar dentro do contexto escolar da modernidade.

O presente estudo, entretanto, não concentra-se tão somente numa atualização de conceitos e atribuições tanto do profissional da supervisão pedagógica quanto da organização escolar. Através de uma investigação acerca das atribuições do supervisor pedagógico, contempla-se a importância de tal figura profissional para o exercício pleno e maior desenvolvimento da estrutura organizacional e das demais atribuições advindas da organização escolar atual como um todo.

Por fim, visa-se ainda destacar a importância de qualificação e as qualidades próprias do profissional atuante em tal âmbito para que seu exercício profissional ocorra de maneira plenamente aplicável aos propósitos destacados para a organização escolar.

Para que todos os objetivos supramencionados sejam passíveis de alcance, faz-se necessário um aprofundamento teórico contando com o aporte de autores conceituados que transformaram os elementos doravante apresentado em seus objetos de estudo, constatando o respaldo teórico de tais autores na construção de uma conclusão verdadeiramente aplicada ao problema aqui exposto.

2. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

2.1. A Supervisão Pedagógica: Raízes Históricas e evolução

Destarte, para que os objetivos almejados pelo presente estudo sejam verdadeiramente alcançáveis, cumpre-se apresentar de maneira clara e objetiva a concepção histórica acerca da supervisão escolar/pedagógica, contextualizando a evolução da função até os parâmetros da contemporaneidade.

Para a contextualização acerca do supervisor no âmbito escolar, entretanto, cumpre-se analisar as raízes históricas acerca da própria concepção envolvendo a supervisão. Para Daolio (1977) o surgimento da supervisão enquanto campo de atuação profissional adveio da necessidade de que com a industrialização os processos envolvendo os meios de produção deveriam ser otimizados no quesito tempo, de modo que os supervisores passaram a contribuir com a orientação dos colaboradores acerca do exercício profissional por eles desempenhado, estabelecendo relação direta entre o núcleo da organização e de seus procedimentos de gestão.

Partindo para o contexto escolar, Ferreira (2003) leciona que o primeiro registro histórico acerca da supervisão escolar enquanto profissão surgiu em meados da década de 1930, período no qual passaram a ser realizada inspeções, onde os ditos supervisores exerciam suas atividades enquanto denominados orientadores pedagógicos. Cabia ao orientador pedagógico na qualidade de supervisor assegurar a execução de atividades escolares dentro do planejamento para que a instituição de ensino pudesse alcançar seus objetivos.

Anjos (1988) apresenta em sua obra um profundo ensaio acerca das raízes históricas da supervisão escolar, do qual advém os seguintes entendimentos sintetizados pela autora do presente estudo:

 Entre as décadas de 1950 e 1960, após o firmamento de acordo entre Brasil e Estados Unidos foi delimitada a atuação profissional do Supervisor Escolar no âmbito do controle e inspeção das atividades dentro das instituições de ensino;

 Na década de 1970, o contexto de atuação do Supervisor Escolar passou a ser alterado, cabendo ao mesmo os atos de controle, execução e observância de cumprimento acerca de normas dentro das escolas;

Esses foram os principais marcos históricos que nortearam e situaram o desenvolvimento conceitual acerca das atribuições do supervisor escolar no âmbito moderno. Maio e Loureiro (2010), diante de tal premissa, verificaram que o contexto de atuação do supervisor pedagógico, que destarte limitou-se tradicionalmente à formação inicial dos professores, passou a ser aprofundado na mesma medida que a própria atuação profissional dos professores passou a se alterar.

Alarcão e Roldão (2008) em estudo que analisou a evolução do entendimento das atribuições do supervisor pedagógico contemplou que a atuação do profissional dentro do contexto contemporâneo advém justamente da concepção de que a escola deve ser contemplada como uma organização, sendo a supervisão pedagógica/escolar um critério fundamental para a gestão escolar, estendendo-se por toda a ação pedagógica envolvida nas instituições escolares.

Ainda de acordo com os autores supramencionados, em relação à evolução do entendimento acerca da supervisão pedagógica, os consensos presentes entre os anos 1930-1970 passaram a ser derrubados, de modo que a concepção moderna acerca da atuação do supervisor pedagógico a partir da década de 1980 passou a ser contemplada no âmbito do ensinamento dos professores em razão do próprio ensino, ou seja, incube ao supervisor pedagógico a partir de tal década ‘ensinar os professores a ensinar’, bem como supervisionar a atuação dos educadores nesse sentido.

Entende-se, de tal modo, que o desenvolvimento profissional dos professores é uma premissa fundamental para que possa ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com