TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prjeto Eca e a Escola

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

..

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        5

3 OBJETIVOS        6

  1. GERAL        6
  2. ESPECÍFICOS        6

4 METODOLOGIA        6

5 CRONOGRAMA        9

6 CONCLUSÃO        10

7 AVALIAÇÃO...........................................................................................................10

8 REFERÊNCIAS        11


1    INTRODUÇÃO

O Eca e nossa Escola

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ou a lei 8.069 foi aprovado em 13 de julho de 1990 através de um movimento da sociedade civil organizada que reivindicou com ações propositivas a cidadania de crianças e adolescentes. O ECA é dividido em dois livros: o Livro I que compreende do art. 1º ao 85º que trata das regras para procederem quanto à vida, à educação, à saúde, à liberdade, à dignidade, à convivência familiar, ao esporte, à cultura e ao lazer, ao trabalho, e prevenção à ameaça e violação de direitos, ou seja, dos direitos da cidadania das crianças e adolescentes, desde a gestação até os 18 anos; e o Livro II compreendendo 181 artigos (dos arts. 86 a 267) enfocando as normas a serem utilizadas para corrigir tais desvios, ou como ter acesso ao Estado Brasileiro, sem abuso ou omissão, das garantias desses direitos.

O Eca completa 24 anos de existência com muita conquistas e ao mesmo tempo com um imenso desafio, chegar as escolas de ensino fundamental, assim como integrar de forma efetiva os conteúdos escolares ministrados, não a necessidade de se criar uma nova disciplina, e sim trabalhar a questão nas disciplinas que já existem, tornando o estatuto   presente no dia a dia da escola.

Uma lei aprovada em 2007 ( lei 11.525 entrou em vigor na data de sua publicação em 25 de Setembro de 2007 e que alterou a lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determinando a inclusão obrigatória no currículo do ensino fundamental, de conteúdos que tratem dos direitos das crianças e adolescentes tendo o eca como diretriz. Esta lei e vista como avanço por entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente, e esta forma de abordagem poderá ser um instrumento determinante para tornar o Estatuto mais conhecidos e mais bem compreendido pela sociedade,  iniciando com crianças e adolescentes chegamos até os pais, pois na medida que estes acompanham o desenvolvimento escolar dos filhos e os auxiliando nas atividades escolares, também passam a conhecer e valorizar o Eca .

O maior desafio na aplicação desse projeto é sensibilizar alguns profissionais da educação, faze-lo entender que o Eca é um ganho para a sociedade Brasileira, muitos educadores ainda pensam que o Estatuto e apenas um instrumento criado para proteger adolescente que comete infração .

Ter uma lei que promova o Estatuto na escola é uma conquista, pois é uma maneira efetiva de fazer com que as crianças e os adolescentes se apropriem do conhecimento sobre seus direitos e deveres além de promover a valorização do Estatuto junto a comunidade escolar, incluindo família e educadores.  

Nesse sentido, além desse Projeto informar sobre os principais direitos e deveres das crianças e dos adolescentes numa linguagem acessível e clara, vai também problematizar a situação da infância e juventude  Brasileira,  Entre os temas que serão enfocados estarão o trabalho e a prostituição infanto-juvenis, a mortalidade infantil, a evasão e a repetência escolar (ou a exclusão de crianças e adolescentes da escola), a realidade de meninas e meninos de e na rua, e outros processos de exclusão social e de violação desses direitos.

Definimos uma educação voltada para cidadania aquela em que o espaço escolar público seja capaz de formar, através de uma construção coletiva e participativa, sujeitos que conheçam seus direitos e deveres e que saibam reivindicá-los. Essa prática educacional pode ser denominada de cidadania ativa. Para que essa prática educativa seja efetivada é preciso, antes de tudo, também formar educadores numa pedagogia denominada de "pedagogia dos direitos e deveres". Um dos princípios dessa pedagogia é que os educadores permanentemente tragam para o ambiente escolar as causas e consequências dos fatos sociais da infância e juventude do município e por extensão do país e assim possam discuti-los e contextualizá-los numa perspectiva crítica em sala de aula com os educandos o porque da condição de sub cidadania em que o educador e o educando da escola pública estão inseridos, construindo sócio-político e culturalmente uma prática pedagógica voltada para a cidadania.  

O Projeto Eca e nossa escola pretende ir além dos Temas Transversais dos Novos Parâmetros Curriculares, por entender que o conceito de cidadania abordado por esses temas é descontextualizado, fragmentado e restrito, pois os processos históricos determinantes da exclusão social estão ausentes nos objetivos do ensino fundamental dos Parâmetros Curriculares e dos próprios Temas Transversais.


2  JUSTIFICATIVA

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público, assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Apesar de já decorridos 24 anos de sua promulgação, a realidade revela que se torna cada vez mais evidente a dificuldade de efetivação dos direitos inscritos no Estatuto na realidade cotidiana das crianças e adolescentes Brasileiros. Desse modo, é necessária uma ampla difusão do ECA e a proposição de ações mais efetivas que garantam o respeito a estes direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com