TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professores e funcionário

Por:   •  22/6/2017  •  Tese  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DAS UNIDADES 5 E 6

ENVIO DE ARQUIVO ÚNICO

[pic 2]

Como sabemos professores e demais funcionários das escolas devem ser todos considerados educadores. Estamos cientes, de que para o aprendizado seja eficiente devemos levar em consideração a realidade de cada escola, de cada professor e, principalmente, de cada aluno. A escola deve ser um ambiente onde todos se sintam bem, um espaço de convivência onde o respeito e o diálogo sejam constantes.

De acordo com o texto da unidade 05, responda as questões:

1. O que nos diz o Art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, sobre A educação básica  tem  por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornece-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

2. E, então, concluído o ensino médio, acabou a caminhada da cidadania?  (Resp. pg 56; do texto da unidade 05) não. São necessários mais dois avanços: o da profissionalização, ou seja, da matricula em um curso profissionalizante de nível médio  que capacite o funcionário em uma das quatro identidades que já conhecemos, (técnico em multimeios; técnico em gestão escolar; técnico em multimeios didáticos e técnico em infraestrutura escolar), e o da formação em nivel superior.

De acordo com o texto da unidade 06, responda as questões:

3. Aos professores compete o papel de garantir a aprendizagem dos alunos, por meio das atividades de ensino.  O que compete aos demais funcionários?   (Resp. pg 65; do texto da unidade 06)

As merendeiras, a educação alimentar; aos encarregados da limpeza e manutenção; a educação ambiental; as auxiliares de biblioteca, dos laboratórios, de vídeos, a educação para cultura, para a comunicação , para o lazer, aos que trabalham nas secretarias, a educação para a gestão democrática, para a responsabilidade cidadã.

4. O funcionário precisa reunir, no mínimo, três conjuntos de competências, quais são elas?   (Resp. pg 66; do texto da unidade 06) A de especialista num determinado campo de conhecimento (geografia, por exemplo)e de habilitado na metodologia  do ensino-aprendizagem e a de educador escolar, ou seja, de alguém preparado e comprometido com a educação e com a proposta pedagógica da escola onde trabalha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (677.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com