TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissão docente, carreira e suas mudanças

Por:   •  23/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

Profissão docente, carreira e suas mudanças.

Atualmente, os professores se sentem poucos preparados para os novos alunos e as situações que se deparam ou irão se deparar no cotidiano escolar. Uma razão pelo qual ocorre esse despreparo é o motivo de muitos dos professores não estarem atualizados as novas tecnologias, o que poderia melhorar suas aulas e gerar a interação com o mundo tecnológico junto de seus alunos, adaptando as aulas ao mundo em que a maioria dos alunos mais gosta e conhece.

Outro problema, que pode-se notar, é o modo em que os pais dos alunos criticam o professor quando o rendimento escolar não é considerado o suficiente, não está bom. A primeira atitude, da maioria dos pais, é julgar o método de ensino do professor, dando a entender que o seu filho não é o problema, jogando a culpa para o professor sem, muitas vezes, nem escutar a justificativa do professor sobre a nota que aquele aluno obteve.

Antigamente, era ao contrário, se o aluno ia mal os pais xingavam na frente do professor, “puxavam orelha”, exigiam de seus filhos. Esse é um problema em que a responsabilidade cai em cima do professor, e ele tem que prestar conta para sociedade.

A maioria dos professores busca melhorias diárias, tanto no seu planejamento, quanto no modo de se relacionar com pais e alunos. Porém, esse esforço tem um reconhecimento muito pequeno quando comparado com outras profissões. Ou seja, a profissão docente está sendo pouco remunerada financeiramente e pouco respeitada no meio social.

É preciso que os professores olhem seus conteúdos curriculares, e se atualizem, trazendo os novos conteúdos, inovações, para transmitir diversos conhecimentos aos alunos e também os desenvolvam socialmente. Que revisem sua autoridade em sala de aula, onde hoje, muitas vezes, encontramos a falta de disciplina dos alunos, em que os professores não tem mais autoridade, que acaba gerando brigas, discussões, entre pais, alunos e professores.

Em sua carreira o professor deve sempre estar a procura de melhorias, se qualificando, procurando uma formação continua, para sempre dar o melhor para seu aluno. A continuidade na formação do professor seria assim concebida como a construção da formação docente, por sempre estar aprendendo. Precisa-se de ações concretas que melhorem as condições de trabalho, quanto às de disponibilidade de matérias. A maior participação o professor é só na gestão da escola, a autonomia tão desejada, em aplicar os trabalhos que quer, ele não tem.

O ano de 1990 foi marcado por reformas educacionais. Para melhorias na formação dos professores. Era oferecido um treinamento para alguns professores, em que deveriam dar continuidade a esse conhecimento para outros professores em suas escolas. Muitas vezes aprendiam nos cursos, mas em sala de aula não conseguiam colocar em prática.

Na prática educativa o que implica no empenho do professor em ensinar e aprender mais ainda, são os pais interferirem na vida escolar do aluno, ou a ausência deles e também os contratempos como violência e as atividades acumuladas a serem desenvolvidas.

É preciso que o professor tenha um apoio da família, da escola, uma remuneração adequada. Em que a comunidade participe do projeto político pedagógico para melhorar a aprendizagem.

Como discutido na palestra à docência é autoria, nosso trabalho é autoral, não é mera repetição de coisas feitas em outros locais, a aula é produção de conhecimentos, então deveríamos ter nosso próprio valor e reconhecimento, pois nós é que estudamos, nos aperfeiçoamos, para poder transmitir esse conhecimento, a escola é o lugar de diálogos sobre conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com