TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Completo de Combate a Evasão Escolar

Por:   •  12/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.383 Palavras (18 Páginas)  •  7.595 Visualizações

Página 1 de 18

Curso de PEDAGOGIA

Projeto Completo de “Combate a Evasão Escolar”

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2016

UNIP – Universidade Paulista

Curso de PEDAGOGIA

Trabalho apresentado como requisito parcial à Disciplina “Projetos e Práticas de Ação Pedagógica” do Curso de Pedagogia,

SUMÁRIO

1 - Tema .................................................................................................4

     2 - Justificativa.........................................................................................4

     3 - Situação problema.............................................................................5          

4 - Público Alvo.......................................................................................7

5 - Objetivos............................................................................................7

6 - Embasamento Teórico.......................................................................7

     7 - Percurso Metodológico.....................................................................10

8 - Recursos..........................................................................................14

     9 - Cronograma de Atividades...............................................................15

    10 - Avaliação e Considerações Finais..................................................16

    11 - Referencias Bibliográficas...............................................................17

  1. TEMA:  Combate a Evasão Escolar

Quem falta faz falta!

Evasão escolar é o que ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola, isso é caracterizado como abandono escolar, e historicamente é um dos tópicos que faz parte dos debates e análises sobre a educação pública.

Conforme a opinião dos educadores, o resultado do que a falta do ensino e de oportunidade fazem com alguns cidadãos pode ser visto pela pobreza e pelo aumento da violência, problemas que também estão relacionados à educação, por consequência os resultados são preocupantes e o desafio é mudar essa realidade.

         

           2    JUSTIFICATIVA

Diversos fatores podem ocasionar a evasão escolar e dentre eles um ensino mal aplicado por meio de metodologias inadequadas, professores mal - preparados, problemas sociais, descaso por parte do governo e negligência dos familiares. O debate sobre a origem do problema varia conforme o ponto de vista dos debatedores, pois podemos partir tanto do papel da família quanto do Estado e da escola em relação à vida escolar da criança, ou também das elites dominantes, sejam elas econômicas, religiosas, ou da outra espécie. 

A evasão escolar a cada dia vem tornando-se um assunto inevitável dentro das secretarias escolares e estabelecimentos educacionais, que não conseguem reduzir os índices de evasão escolar. Então, qual o caminho a ser seguido? Em que sentido se pode auxiliar no aspecto de inclusão destes alunos na escola? Qual seria a via para a manutenção do interesse do aluno pela escola, pela busca de conhecimento? Deve se levar em consideração que o estudo da evasão escolar hoje não é mais uma formalidade, mas sim uma exigência, pois é algo com o qual convivemos em nosso cotidiano, porém até o momento, os programas lançados não foram capazes de solucioná-lo. “Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação dinâmica que vincula linguagem à realidade.” (FREIRE, 1997, p.81).

É exatamente para descrever a necessidade de combate à Evasão para um ensino e resultados satisfatórios tanto para a Instituição de ensino como principalmente para os alunos que se trata este Projeto.

           3   SITUAÇÃO PROBLEMA

Atualmente existem inúmeros problemas que dificultam tanto o acesso como o sucesso escolar dos alunos, e tudo isso se reflete nos altos índices de reprovação e abandono registrados nas escolas públicas brasileiras.

Alguns dos motivos alegados pelos pais ou responsáveis para a evasão dos alunos, são mais frequentes nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries/1º ao 9º ano) são os seguintes: Escola distante de casa, falta de transporte escolar, não ter adulto que leve até a escola, falta de interesse e ainda doenças/dificuldades dos alunos.

Também constam como motivos : Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e proibição dos pais de ir à escola, estes são frequentemente alegados pelos pais a partir dos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e pelos próprios alunos no Ensino Médio. Lembrando que, segundo a Legislação brasileira, o Ensino Fundamental é obrigatório para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, sendo responsabilidade das famílias e do Estado garantir a eles uma educação integral. 

Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos

principios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (LDB, 1997,p.2).

Infelizmente a evasão é um problema preocupante que vem ocasionando outros que o sistema não consegue solucionar, como a distorção da idade/série, já que uma maioria após abandonar a vida acadêmica, só retorna à escola pela necessidade de completar sua formação por mais variados motivos ou realização pessoal ou profissional.

Estes empecilhos apresentados devem-se ao fato dos índices apontados em gráficos de escolas públicas comprovarem o número alarmante de alunos do Ensino Fundamental e Médio que abandonaram a vida escolar, causando sérios problemas não só à sociedade, a qual gera um número significativo de excluídos, como também à própria pessoa, a partir do momento em que a frustração pelo fracasso começa a angustiá-lo.

Nos dias atuais a sociedade interessada vem buscando solucionar todos esses problemas que resultam em dados negativos dentro do sistema educacional, porém essa tarefa exige mais que simples pesquisa. Fazem-se necessárias ações direcionadas no intuito de solucioná-las. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes.
 Segundo Ferraro (2003) “como apontam os altos índices de exclusão escolar - marcadamente os de evasão, do analfabetismo e da repetência - a escola com qualidade social no Brasil ainda é um privilégio de alguns”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (208.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com