TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E O MEIO ESCOLAR

Por:   •  16/5/2018  •  Seminário  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETOS E O MEIO ESCOLAR

Gabriela Faleiro Doria

Karise Dias Lopes

Rita de Cassia Dias Lima

Thaiane Moraes de Lima

Vânia Berenice Soares Felix

Prof.ª Denise Severo

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI  

Licenciatura em Pedagogia (PED 1238)- Seminário Interdisciplinar II

25/11/2015

Resumo

Os Projetos educativos estão sempre presente nas escolas, fazendo com que os alunos, familiares e professores se integrem e juntos possam incentivar os alunos a desenvolver o aprendizado, conhecimento e, juntamente, o estímulo às novas descobertas. Neste contexto, o projeto não pode ser engessado, pois existem momentos em que outras estratégias pedagógicas precisam ser colocadas em ação para que todos aprendam determinados conceitos. Desta maneira, faz-se necessário manter uma cooperação simultânea entre o educador e educandos, para que haja uma integração, bem como uma ampliação no universo de aprendizagem seja através da constante reflexão e investigação dos sujeitos. Assim, percebemos que lugar de crianças, adolescentes e jovens é na escola.  Portanto, o projeto do qual pesquisamos é o projeto Mais Educação que tem por objetivo diminuir as desigualdades educacionais por meio de jornada escolar, de turno integral de no mínimo sete horas em que os educandos estão nas instituições públicas tendo seus direitos sociais preservados.

Palavras - chave: Projetos Educativos, Estratégias Pedagógicas, Mais Educação.

1 INTRODUÇÃO

                Escolhemos o tema “Projetos Educativos no Contexto Escolar” para através dele, podermos efetuar um breve conceito sobre a escola e o meio em que esta trabalha com seus alunos, mostrando os vários projetos que são desenvolvidos durante o ano para cada vez mais fazer com que crianças e jovens vejam o quanto é legal estudar.

Tendo por objetivos aprender mais sobre as várias formas de trabalhar com crianças e jovens; Explicar o porquê é tão importante o desenvolvimento de projetos dentro do contexto escolar; Validar tais projetos como fonte de incentivo a todos os professores e alunos; Utilizar uma forma diferente de ensinar, estimulando com novo método de ensino; Mostrar que esses servem de meios a fim de alcançarmos realizações dentro do meio educativo.

Para isso escolhemos a prática real para entendermos melhor como são aplicados e desenvolvidos os projetos nas escolas, para isso entrevistamos três professoras diferentes.

                Dessa forma, verificamos que a participação de educadores e educandos contribuem de forma somatória na educação para a permanência e aprendizagem destes sujeitos.

        Neste sentido será abordado no presente que, atualmente, a escola está sendo inserida no meio local, com o objetivo de que haja uma progressão a serviço de todos.

2 DESENVOLVIMENTO

           Os projetos pedagógicos abrangem a comunidade escolar, envolvendo a família e comunidade como um todo.  Esses projetos deveriam ter como objetivo a disseminação da educação pelo mundo, não somente no Brasil. Com isso combater e enfrentar grandes problemas em nossa sociedade como fome, conflitos, sexualidade, famílias, saúde, etc.

        Além dos projetos precisarem ter novas políticas públicas para concluir o objetivo mais importante. Mas para isso precisamos ter qualidade de ensino, infraestrutura e profissionais adequados. Alguns fatores influenciam diretamente na aprendizagem como economia, sociedade, saúde, e a educação. Um problema que podemos citar é as dimensões extraescolares, que afetam de tal maneira em um aprendizado significativo, pois não tem um acompanhamento e empenho das famílias. Um fator que podemos dizer que é necessário para compreensão da educação e projetos pedagógicos, são os fatores socioeconômicos e culturais.

        A busca por uma educação melhor se da pelas instituições de ensino, onde haja participação dos pais, trabalhos e projetos extracurriculares, visando um melhor desempenho.        

         Nosso trabalho consiste em avaliar e interrogar o quão importante são os projetos educativos dentro do contexto escolar. Para termos uma avaliação mais ampla sobre tal trabalho, optamos por fazer uma prática real, onde entrevistamos professores de escolas de diferentes regiões utilizando dez perguntas, podendo comparar suas respostas, implementando nosso trabalho.

        Com base nas pesquisas realizadas, segue abaixo um extrato das entrevistas realizadas, escolhemos as perguntas de mais ênfase e suas respectivas respostas para isso.

Pergunta 1. Quais os tipos de projetos que a escola desenvolve?

Professora A: A escola desenvolve projetos nas áreas de:

Educação e cultura – Com oficinas de artesanatos, culinária, grupos de teatro e aulas de instrumentos musicais.

Saúde e assistência social – com campanhas de prevenção ao uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis e encaminhamentos dos dependentes químicos e doentes aos lugares de tratamento.

Ecologia – Discutir e conscientizar sobre os problemas relacionados ao desperdício de água potável, coleta seletiva do lixo, poluição, desperdício de luz elétrica...

Segurança – com oficinas de educação ao trânsito, campanhas contra a violência, campanhas contra o desarmamento, campanhas de prevenção de acidentes domésticos...

Esportes e lazer – Com organização de campeonatos de futebol, vôlei, passeios a parques, museus...

Professora B: Mais Educação.

Professora C: Mais Educação.

 “O principal objetivo da Educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” (Jean Piaget, 1999, p. 98).

Análise: Com base nesses tipos de projetos, percebemos como a escola influência alunos a realizar/participar de tais tarefas. Transformando a escola em um ambiente mais agradável para que o ensino seja realizado.

Pergunta 2: Esses projetos tem alguma influência no aprendizado dos alunos? Por quê?

Professora A:Sim, porque favorece o desenvolvimento das inteligências interpessoais e intrapessoais essenciais na formação de cidadãos conscientes.

Professora B: Sim, porque reflete diretamente a mudança de comportamento, na construção de uma identidade própria e de grupo, na convivência democrática e organizada com iguais e diferentes. Desenvolvimento de expressão oral e corporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com