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Projeto Didático

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  350 Visualizações

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[pic 1]                                        PROJETO DIDÁTICO

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

1. Caracterização – Dados da Instituição

Nome:Asilo São Vicente de Paulo

Unidade: (  ) Estadual (  ) Municipal  ( x) Outros:

Endereço:Av. Alziro Zarur

Município:Maringá

Telefone para contato:3030289074

Nome do diretor(a):

Supervisor:

Equipe:

Aline Pereira do Espírito Santo

Danielly Martinez

Vanessa Aparecida Lucas

Vanessa Shuete Silva Cabral

2. Justificativa do Projeto: 

     O Estágio Supervisionado II é de carater obrigatório na graduação de Pedagogia na instituição do Fainsep; em atendimento a Res. 1/2006-artigo 8º inciso IV e o regulamento do estágio, sob a supervisão da Professora Esp. Iolanda Baladelli Silva.

     O Projeto “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, será realizado no Asilo São Vicente de Paulo, sendo realizado em cinco encontros, nos dias: com duração de 3 horas cada. Sabendo-se e tendo em vista que a dinamização da animação de idosos, é importante e benéfica aos idosos pelo fato de estar ligada às artes plásticas, atividades de memória e à motricidade, faz com que os idosos melhorem e mantenham a sua autonomia, e capacidade de movimento, assim como estímulo afetivo e vida mental. A animação destinada a idosos deve ter como objetivo ajudar o idoso a encarar o seu envelhecimento como um processo natural, assim como também a animação contribui com a afirmação de que os idosos são seres atuantes e fazem partem da sociedade.

3. Resumo do Projeto: 

   

    O projeto acontecerá por meio de encontros, no total de cinco. Nestes dias serão oferecidas oficinas de literatura, este no primeiro encontro, o qual será a contação da história: Viviana, a rainha do pijama. O segundo encontro, a oficina trabalhada será a de jogos, os quais serão boliche de mesa, jogo da memória animais e jogos de dominó de animais. O terceiro encontro será trabalhado a oficina de matemática, onde trabalharemos atividades que envolvem a percepção, tipo ligação de colunas, jogo dos 7 erros e colorir desenhos conforme a quantidade. A oficina de expressão plástica, que será no quarto encontro, a atividade será confecção de quadros com flores do artista Romero Brito, e por fim no quinto e último encontro, será a confraternização com bingo, brindes e lanche.

4. Objetivos:

4.1 Geral:

1 - Possibilitar e promover aos idosos animação/ atividades que incrementam o tempo livre.

2 – Desenvolver a comunicação e envolvimento grupal.

3 - Despertar a imaginação.

4 - Proporcionar momentos agradáveis.

 

5. Metodologia: 

- Contação de histótia;

- Roda de conversa;

- Jogos com garrafas recicláveis;

- Jogos com atividades variadas;

-  Pinturas, colagens, mosaico e reciclagem com uso de papelão.

6. Desenvolvimento

Primeiro encontro:

Oficina da literatura

     Objetivos específicos:

a) Participar de um momento lúdico;

b) Despertar seu imaginário em relação aos animais, sonhos.

c) Trabalhar as percepções visuais, auditivas e emocionais.

1º momento: Iniciaremos nos apresentando, e fazendo uma roda de conversa.

Para interagirmos, de forma a ”quebrar o gelo”, aqui faremos uma dinâmica. Para quem você tira o chapéu, onde escolheremos uma pessoa de cada vez do grupo para participar e no chapéu terá um espelho e ao se ver, sem os outros saber ela/ele dirá se tira o chapéu, se sim ou não, o por quê.

2º momento: Após essa conversa iremos compartilhar que será contada uma história, cujo o nome é “Viviana Rainha do Pijama” e conduzi-los a curtirem esta atividade. Utilizando vestimentas conforme a história (pijama), e contaremos através do auxílio de um varal, onde ao contar a história iremos mostrar a página para os idosos e na sequência colocaremos no varal.  

 Iniciaremos a contação, onde ao contar a história iremos mostrar a página para os idosos e na sequência colocaremos no varal. As páginas que iremos pendurar no varal são coloridas. (em anexo modelo).

Ao término da história, perguntaremos:

- Se gostaram da história?

- Se gostariam de dizer algo sobre a história?

- Qual o bicho que mais gostou? E por que?

- Como ele era?

Se ao longo da vida já estiveram alguma experiência com algum dos bichos e se caso outro bicho.

Entregaremos um desenho/atividade sobre a história, onde terão que pintar, circular e marcar os bichos. (em anexo).

 3º momento: Falaremos que retornaremos outro dia, para mais um encontro divertido. Colocaremos uma música para despedida. (a definir música).

Segundo encontro:

Oficina de Jogos

     Objetivos específicos:

a)Trabalhar a percepção, competição e cognição dos idosos;

b) Envolver todos nas brincadeiras;

c) Proporcionar exercício motor;

1º momento: Antes de aplicar os jogos, iremos tentar envolver todos a participarem. Através de estímulos falados, apresentaremos e explicaremos com entusiasmo as atividades:

- Hoje preparamos algo especial. Ou melhor dizendo vocês é quem farão! Como assim, explicaremos vocês irão brincar sim, porém vai depender se vocês fizerem/ confeccionarem  os pinos de boliche, que será jogado sentado mesmo!

- Olha que maravilha, vocês nem irão cansar, mas poderão ser os maiores pontuadores de boliche de mesa!  

- Trouxemos tintas e revistas para que vocês façam os pinos de garrafa mais lindos e criativos que já se viu!

- Mãos a obra.

2º momento: iremos explicar novamente sobre o jogo, boliche de mesa.

 Após as garrafas estarem prontas, explicaremos que sentados mesmos, eles irão jogar as bolas de forma a derrubar os pinos, quem derrubar mais pinos a cada três rodadas vence. Sendo a competição entre quem quiser participar, e a competição será homens contra homens e mulheres contra mulheres.

...

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