TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Entre Nós

Por:   •  14/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

ÍNDICE

JUSTIFICAÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------- 2

PREÂMBULO -------------------------------------------------------------------------------------------- 3

RESUMO DO PROJECTO ------------------------------------------------------------------------ 5

PLANO DE ACÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------ 7

1- Competência a desenvolver pelo mediador -------------------------------------------------- 7

2- Competência a desenvolver pelos co mediadores ----------------------------------- 8

3- Competência a desenvolver nos alunos co mediadores ------------------------- 9

EVIDÊNCIAS DE SUCESSO ----------------------------------------------------------------------- 10

AVALIAÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------------- 11

JUSTIFICAÇÃO

De acordo com O Modelo CAF e o Modelo IGE a Escola Secundária Maria Lamas definiu as áreas de melhoria a efectuar, de modo a contribuir para a sua identificação como uma referência de e para a comunidade educativa.

Neste âmbito, surge o presente projecto, inserido na área de melhoria relativa ao Desenvolvimento pessoal e social, com a seguinte descrição:

“Elaboração de projectos tendo em vista a diminuição de problemas ao nível do aproveitamento; comportamento e assiduidade dos alunos. Estes projectos devem promover o reforço da auto-estima e expectativas escolares dos alunos, bem como do seu nível de envolvimento/integração na escola”.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

PREÂMBULO

Na sociedade actual, a escola enfrenta múltiplos desafios quer ao nível dos conhecimentos e competências, quer ao nível dos valores, comportamentos e atitudes que condicionam a forma de estar e intervir na sociedade.

O papel da escola é, por isso, cada vez mais complexo e exigente, uma vez que, por um lado deve proporcionar aos alunos a aquisição de competências que lhes permitam assumir com sucesso um papel social e profissional construtivo e por outro lado, proporcionar-lhes a aquisição de competências transversais, comportamentos e atitudes, que são a base para o exercício de uma cidadania responsável, solidária e participativa.

As exigências do mundo actual e da comunidade onde estamos inseridos, apelam á necessidade de criar recursos pedagógicos interventivos, ajustados às necessidades individuais dos alunos, para que estes possam atingir o sucesso escolar e social, indo ao encontro de uma aprendizagem significativa, saudável e de sucesso.

Actualmente somos constantemente invadidos por notícias sobre a conflitualidade, os comportamentos anti-sociais e a violência nas escolas. Neste sentido, é pertinente uma actuação urgente e eficaz a este nível, insistindo e persistindo nas Escolas para que esta problemática não tome proporções maiores. A escola terá de se organizar em função de um novo tipo de racionalidade, capaz de garantir a coerência entre os objectivos que se propõe atingir, os conteúdos dos currículos, os processos didácticos, assim como ao conjunto de relações interpessoais que se venham a desenvolver ao longo deste processo de intervenção educativa.

A existência de situações de agressividade e de incivilidade nas escolas tem evoluído de um assunto interno para um tema recorrente quer na agenda educativa, quer nos meios de comunicação. Tal situação levou a um aumento de insegurança e de insatisfação na comunidade escolar.

Embora na Escola Secundária de Maria Lamas não se tenham verificado problemas graves ao nível da violência, é necessária uma atenção especial sobre a indisciplina que existe. Urge actuar de forma atempada e eficaz ao nível da prevenção e ao nível da resposta adequada nos casos em que a indisciplina ocorre.

São abrangidos pela noção de indisciplina todos os comportamentos que reflictam o propósito de perturbar os processos de aprendizagem que decorrem na escola, dificultando o exercício da função docente e, todos que perturbem a convivência da comunidade escolar no seu todo.

O presente projecto vai ao encontro do lema definido no Projecto Educativo desta escola, “ Por uma Educação de Qualidade”, visando contribuir para a melhoria do ambiente da escola, que passa necessariamente pela existência de uma coordenação para a prevenção e combate à indisciplina.

“ É também muito importante nunca deixar que se esqueça que a escola nunca poderá ser um “paraíso”, enquanto a sociedade for um “inferno”; nunca poderá ser uma ilha de felicidade num mundo infeliz; um oásis de paz num deserto de violência.”

In, Para Combater a Indisciplina nas Escolas - Parecer nº1/2002, do Conselho Nacional de Educação.  

RESUMO DO PROJECTO

        O presente projecto tem como finalidade a criação da figura de Mediador que implementará um conjunto de medidas que visam optimizar a disciplina na sala de aula e nos espaços comuns, aumentando deste modo a participação da comunidade educativa na manutenção de uma cultura de paz, de cidadania e de sã convivialidade.

        O projecto visa analisar a indisciplina numa perspectiva de diagnóstico, de prevenção e de superação dos conflitos, através do diálogo, em que um terceiro, o mediador, neutro e imparcial, auxilia os indivíduos a comunicar, a negociar e a alcançar compromissos mutuamente satisfatórios.

A Escola pode encontrar na Mediação uma abordagem para a transformação criativa dos conflitos, aceitando aproveitá-los como uma oportunidade de crescimento e de mudança, um potencial educativo e de formação pessoal para a resolução dos problemas da vida, actuais e futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (245.6 Kb)   docx (105.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com