TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Estágio Educação Especial

Por:   •  30/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

FERNANDA BALDO E KELIN ALBANI SCHWAAB

EDUCAÇÃO ESPECIAL (LEE20)

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO:

PRÁTICAS VIRTUAIS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

PINHALZINHO

2020


SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9


1 PARTE I: PESQUISA

1.1 METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Área de concentração: Educação à distância.

Tema: Práticas virtuais de contação de histórias.

Para o desenvolvimento da pesquisa será utilizada como área de concentração a educação a distância, tendo como princípio o aprendizado através da contação de histórias abordando diversas temáticas como as emoções, vivências e mundo imaginário.

Evidenciar a importância de o discente trazer para o contexto escolar práticas pedagógicas que envolvam contações de histórias relacionados às temáticas trabalhadas, para que haja um aprendizado de uma forma mais prazerosa e lúdica, dando significado na vida do educando. Dessa forma Ribeiro apud Garcia, et.al. (2003) afirma que:

Há um verdadeiro tesouro de histórias que abre as portas do imaginário, fazendo com que o aprendizado seja um momento rico e prazeroso. Enfim, quando aprendemos por intermédio das histórias, nunca nos esquecemos, pois esse é um aprendizado que dura para sempre. (RIBEIRO 2010, p.19 GARCIA, et.al. 2003, p.10).

Nesse sentido, as instituições escolares remetem-se a atividade de contação de histórias enquanto estratégia pedagógica para o desenvolvimento intelectual,  emocional e social das crianças e adolescentes, pois, a partir da contação de histórias pode-se trabalhar questões ligadas à linguagem oral, escrita, desenvolvimento de habilidades, convivência em grupo, contato com outras origens e hábitos culturais diversos, ampliando assim o conhecimento, capacidade de participação social e proximidade com vivências cotidianas das crianças e adolescentes.

1.2 OBJETIVOS

  • Desenvolver associação de vivências;
  • Estimular e incentivar o gosto pela leitura;
  • Envolver as crianças num mundo de fantasias e imaginação;
  • Melhorar a interação, comunicação das crianças;
  • Liberdade de expressão;
  • Assimilação de linguagem;

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

         Com passar dos tempos o homem buscou formas de se expressar e de se comunicar e foi através da narrativa que ele conseguiu isso. Através da narrativa o homem relata fatos ocorridos, conta suas vivências e assim repassa conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida. Foi assim então que a contação de histórias se tornou tão importante na vida de nossos educandos, pois através de cada história sempre a uma moral, um ensinamento e uma prática a ser entendida. A contação de história existe desde os primórdios do surgimento do homem.

Nos dias atuais esta prática de contação de histórias a distância vem sendo muito utilizada, pelos professores para poder cativar os educandos através de vídeo aulas. Sabe-se que com educandos com deficiência que frequentam o atendimento educacional especializado, a tarefa de realizar vídeo aulas se torna muito mais complexo pois há uma certa dificuldade dos educandos compreender métodos e conteúdos abstratos, com isso os discentes vem conseguindo relevantes ganhos relacionados ao desenvolvimento intelectual e interação emocional, afetiva e social dos alunos matriculados no AEE.

O desenvolvimento da criança é influenciado por condições internas e externas.  As condições internas referem-se às propriedades do organismo da criança e as condições externas esta conjuntamente ligada ao desenvolvimento do educando e ao viver em comunidade. Segundo Mukhina (1996, p.39): “[...] para ser homem são necessárias uma constituição do cérebro, condições de vida e educação bem definidas.”

Para se desenvolver uma vídeo aula de contação de histórias, para alunos do atendimento educacional especializado, alguns aspectos devem ser considerados como: o espaço onde será filmado, não pode conter muita informação visual para que o educando não se disperse com outros elementos que não fazem parte do contexto, a história também não pode ser muito longa e tem que estar relacionada a algo que dê significado a vida do educando com deficiência e o narrador deve modificar sua voz interpretando adequadamente os personagens.

[...] Vygotsky sugere atividades que tenham sentido para a vida do aluno, relacionadas a jogos, ao trabalho, ao desejo, a vivência de uma linguagem viva, enfim, ato de aprender e de ensinar com significado e sentido. Assim, a educação da criança com necessidade especial, como a de qualquer outra, precisa estar voltada para o desenvolvimento das funções que ajudem o aluno a superar suas dificuldades, a formar uma concepção de mundo e, a partir dela, a aquisição de conhecimentos fundamentais para o entendimento das suas relações com a vida (CASTRO; VITALIANO 2017, p.6 apud MONTEIRO. 1998, p. 78).

                O ato de contar história, faz com que o professor crie uma conexão entre a história e a criança, onde é fundamental um planejamento bem organizado, desde a escolha do tema, espaço adequado, entonação da voz durante as melodias e rimas. Fazendo com que a criança entre em harmonia e desenvolva seus sentimentos, uma vez em que o período que estamos vivendo de pandemia, traz angústia e incerteza, assim através das histórias professores podem estar suprindo estes sentimentos, trazendo alegria e conhecimento de forma lúdica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (228.9 Kb)   docx (172 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com