TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador de Competências em Pedagogia

Por:   •  25/4/2021  •  Exam  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  3.063 Visualizações

Página 1 de 3

Material Teorico

A disciplina Projeto Integrador de Competências em Pedagogia I, definida como uma estratégia pedagógica de caráter interdisciplinar, se destina à execução de um projeto integrador que estabeleça relações entre as disciplinas do terceiro semestre do curso de Pedagogia: Metodologia de pesquisa, Sociologia, Educação de Jovens e Adultos, Língua Portuguesa, Alfabetização e letramento e Fundamentos metodológicos do ensino de História e Geografia. Para isso, foram estabelecidos objetivos em que se pode constatar as relações entre elas.

Nesse sentido, a Metodologia de pesquisa e a Língua Portuguesa são abordadas como áreas transversais, que perpassam todas as disciplinas no momento de produção de um trabalho acadêmico, tendo em vista o objetivo de desenvolver habilidades de estudo e pesquisa na busca de resolver as situações-problema apresentadas e registrar as respostas sob a forma de textos escritos com coerência e coesão conforme as normas e direcionamentos da pesquisa científica. A produção textual que daí se origina deve ser analisada levando-se em consideração os aspectos socioculturais e históricos necessários para que o aluno exponha seus conhecimentos de modo a atender às demandas acadêmicas e profissionais. Como boas referências metodológicas, é imprescindível recorrer às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a autores como Antônio Carlos Gil e Antônio Joaquim Severino, que podem subsidiar os registros e as etapas de pesquisa devido à vasta obra escrita por esses autores a esse respeito.

O fio condutor entre as disciplinas Sociologia e Alfabetização e letramento é a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa maneira, um dos objetivos propostos neste trabalho é utilizar conhecimentos sociológicos para compreender o contexto social que levou à necessidade da existência da Educação de Jovens e Adultos. Tal contexto se volta para questões históricas do século XX, em que crianças abandonavam a escola para ingressarem no mercado de trabalho. Mercado este que no início do século passado voltava-se, principalmente, para o trabalho no campo, o que veio a mudar com o advento da industrialização após a II Guerra Mundial (1939-1945) e urbanização no país. Juntam-se a isso as situações causadas pelas desigualdades geradas pelas discriminações por causas étnico-raciais e de gênero, agravadas pelas diferenças socioeconômicas, que tornam mais difícil a trajetória de mulheres, negros e pobres. No século XXI, outras questões sociais se mostram para que jovens não tenham efetivado o seu direito ao acesso e permanência na escola. Isso se mostra claro no artigo de Strelhow (2010), que busca elementos históricos essenciais da educação brasileira de jovens e adultos para entendermos a sua situação atual.

A EJA estabelece uma ligação com o ensino regular por meio dos conteúdos comuns, dentre eles a alfabetização, detalhada na disciplina Alfabetização e letramento. Assim, entende o processo de alfabetização e letramento como parte fundamental do ensino de Língua Portuguesa e que demanda métodos diferenciados para crianças e adultos. Tal entendimento requer estudos a respeito de tal processo, fundamentados em obras de autoras como Emília Ferreiro e Ana Teberosky, cujos conhecimentos revolucionaram as concepções e metodologias de alfabetização em obras como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com