TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador - Pedagogia do Oprimido

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES OPET

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR

CURITIBA

2015


THIAGO ALVES MENUSI

SÍNTESE PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.

Prof. Orientador: Cíntia Cargnin Cavalheiro

CURITIBA

                                                              2015


         Em Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire retrata a relação entre o opressor e oprimido. No primeiro capítulo o autor apresenta o opressor como desumanizado, desumanização esta que não incide somente aos que tem sua humanidade roubada, mas também, ainda que de forma diferente, nos que a roubam, é a distorção do ser mais, assim, a imposição do opressor que envolve os oprimidos, fazendo com que esses sejam menos, ou seja, dependentes do seu opressor. Ainda nesse capítulo Paulo Freire fala que o processo de libertação deve acontecer de maneira cuidadosa, para que os oprimidos não se tornem novos opressores, e opressores novos oprimidos. Finaliza dizendo que a presença dos oprimidos na busca de sua libertação, mais que pseudoparticipação, é o que deve ser: engajamento.

No segundo capítulo dessa obra o autor traz a concepção “bancária” da educação, onde o educador faz de seu educando depositário do seu saber, considerando que estes, são incapazes de produzir conhecimento por si só, não vendo o aluno como um ser em constante formação. A educação problematizadora gera a consciência  de si inserido no mundo em que vive, nesse processo, o educador aprende enquanto ensina pelo diálogo de seus educandos.

Dialogicidade é um conceito trabalhado por Paulo Freire, mostrando a importância do diálogo no processo educativo. Nesse contexto, o professor trabalha o conteúdo baseado no cotidiano e vivências de seus alunos. Paulo Freire adverte: para que não torne o homem, neste, processo mero objeto de investigação. Que não se perca a essência do ser humano.

Com a teoria da ação antialógica, descreve a importância do homem como ser pensante de práxis sobre o mundo. Finaliza com as características da ação dialógica co-laboração, união, organização e síntese cultural. Co-laboração é o entender o outro e respeitar sua cultura, já a união é importante para ganhar força de transformação, organização como sinal de liberdade para os oprimidos, por fim, a síntese cultural se fundamenta na dialeticidade permanência-mudança, que compõem a estrutura social.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 58.ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (714.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com