TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador Pedagogia

Por:   •  25/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  2.654 Visualizações

Página 1 de 4


[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – BRASÍLIA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR

DALILA MACHADO LOPES – RA: 8740125910

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

TAGUATINGA/DF

2017


Tema

 O trabalho a ser desenvolvido terá seu foco baseado nas dificuldades de aprendizagem no período de alfabetização, onde este vale ressaltar que é o início da construção intelectual do aluno no mundo escolarizado. Trabalharei os conceitos de alfabetizar e suas dificuldades, convencionarei as principais diferenças entre alfabetizar e letrear, e ainda argumentar sobre as diferenças de concepções existentes, formulando as muitas variações de se alfabetizar uma criança e até mesmo um adulto, comprovar e demonstrar através desta pesquisa as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização, e encontrar na medida do possível uma solução capaz de sanar ou mesmo auxiliar nas dificuldades encontradas no processo de alfabetização, dificuldades esta que serão discutidas e apresentadas nesta pesquisa.

Justificativa 

 O presente projeto vem tratar dos fatores que dificultam a aprendizagem na alfabetização. Convém argumentar que um dos fatores mais comuns nas dificuldades de alfabetização das crianças, é a sua condição social, incluindo sua vida familiar, o clima social em que vivem, sua posição na própria escola e não menos importante o método ou processo de ensino adotado pelo grupo escolar em que a criança está inserida. Esses elementos se inter-relacionam e as características de personalidade de cada criança dependerão deles. A personalidade dos mesmos participa ativamente da forma como ele é alfabetizado, COLLARES, C. A. L. e MOYSÉS (1993).

        A importância desse projeto é mostrar para com a comunidade escolar que esses fatores (dificuldades) podem e devem ser resolvidos de formas individuais e coletivas, respeitando o tempo de cada individuo no processo de alfabetização, sempre considerando suas dificuldades e suas limitações, observar ainda quando essas dificuldades se aterem a um determinado grupo ou comunidade, assim acredito ser necessário conhecer, identificar e possivelmente solucionar essas dificuldades de aprendizagem que assolam nossas as crianças no período da alfabetização.

        Esta pesquisa tem por objetivo identificar as principais dificuldades que interferem na alfabetização dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, será baseada em uma abordagem de pesquisa qualitativa, onde destacaremos os aspectos humanos com a investigação. De acordo com Richardson (1999, p.80): “Os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribuir no processo de mudança de determinado grupo e possibilitar, em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades dos comportamentos dos indivíduos”.

        Para nortear o trabalho de investigação das funções cognitivas, os estudos seguirão as análises da memória, percepção, atenção, raciocínio, soluções de problemas, linguagem e outros. A escola propiciará o pensamento abstrato e a vivência dos fatos, porém a retenção da informação nem sempre é garantida pelo uso dela ou pelo grau de informação, a todos os estudantes da mesma sala. Nesta pesquisa será investigada a situação do estudante, abordando o descobrir como forma de contribuir para a alfabetização e o desenvolvimento do individuo.

Problema

O presente projeto será fruto de uma revisão bibliográfica, observações e leituras que abordam os fatores que dificultam a alfabetização, tipos de dificuldades de aprendizagem, e ainda por meio de entrevistas com educadores e gestores da área educacional e até mesmo por meio de relatórios vivenciados na prática do docente. Por vivenciar esse processo em sala de aula, este foi determinante para que viesse a produzir este projeto com este tema, onde será possível perceber, e determinar que é possível reverter essas interferências de forma organizada e metódica, usando a pedagogia. Diante de uma realidade em que temos que responder “que dificuldades de aprendizagem levam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a não serem alfabetizados?”

Objetivos

 O objetivo deste estudo é identificar os fatores que interferem na apropriação da leitura e da escrita em crianças no primeiro ano de escolaridade, pelos caminhos do letramento e da alfabetização, conhecendo os fatores que interferem no seu desenvolvimento preciso e concreto, de forma que se possam achar possíveis soluções capazes de vencer algumas dessas dificuldades.

Objetivo Geral: 

Analisar as principais dificuldades de aprendizagem na alfabetização.

Objetivos específicos

Compreender as dificuldades de leitura e escrita no processo de alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com