TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Atividade Prática Supervisionada

Por:   •  16/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATPS (Atividade Prática Supervisionada)

Faculdade de Negócios de Belo Horizonte

Pedagogia

Disciplina:Arte,Criatividade e Recreação

Professora:Maria Clotilde Bastos

Belo Horizonte/ MG

Setembro/2015

RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS.


Em Educação artística com era denominada o conteúdo de artes em nossa idade escolar aprendeu o básico, como cores, coordenação motora, desenhos livres, mistura de cores.
Não houve aprofundamento no conceito da palavra artes, sendo que independente dos anos em alguns lugares até hoje é educação artística, é desestimuladora, impedido de a criança expor suas idéias e capacidade de criar, que foi o que aconteceu com nós, ou seja, não podias criar apenas copiar.

 Em um contexto geral o conteúdo que hoje é denominado de artes, não nos trouxe muita coisa, era um caderno de desenho que em sua maioria trabalha se as datas comemorativas, com desenhos referentes ao tema, atividades para colorir, tabela de cores, etc. Sendo assim juntando os pensamentos do grupo é possível analisar que o modelo vivenciado não favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade, não se criava situações as quais fossem possíveis trabalhar o imaginário ou compreender as obras de artes.

 O Conteúdo de educação artística era um conteúdo vago, o qual a professora não seqüenciava as aulas, e as mesmas era uma por semana. Tanto que as melhores notas eram nesse conteúdo, pois além de vago era simples e sem sentido. Logo sem muita base em conteúdo tornava se
fácil à avaliação e o pouco proveitoso aprendizado. As aulas eram baseadas na diversão aparentemente sem objetivos, não favorecendo a manipulação de materiais entre outros, o que não proporcionava o desenvolvimento amplo das habilidades artísticas.

Analisamos que sempre estivemos mergulhados num mundo de coisas, de sons, de cheiros agradáveis ou não, e nosso olhar vislumbre desde um lindo por do sol até a degradação da humanidade, a miséria, a violência, a opressão, a solidão, a feiura, o abandono das crianças, etc. Poucos prestaram atenção ao que nossos olhos observam, e não vemos que a arte esta ao nosso redor, seja em uma rosa com sua beleza e seu cheiro, ou na brisa do vento com seus sons e sensações.

Recebemos muitos estímulos ou mensagens do entorno do nosso dia a dia, é repleto de ações habituais que exigem muito de nossos sentidos, sendo que podemos tanto transferir quando receber esses estímulos seja visuais, escritos, tátil, sistema braile, gesto, etc., tudo isso faz parte da arte, tudo que nos envolve é arte.

ARTES NA SALA DE AULA, MEDIAÇÕES.

Embora a arte pareça uma tarefa simples, não é, pois abrange inúmeras problemáticas, as quais são curiosas e interessantes e em alguns momentos até divertida, muitas vezes é difícil o compartilhamento com a maioria das pessoas o prazer advindo da apreciação da produção artística, exige estudo e muito conhecimento, ou ao menos um esforço para conhecer um pouco sobre arte.[...] nossas experiências e conhecimentos influenciam nosso olhar. Portanto,conhecer vai além da capacidade de enxergar ou de ouvir.

 Conhecer é compreender, é serem, capaz de extrair de um objeto seus sentidos ou suas razões. Por isso, conhecer, longe de ser uma absorção passiva do repertório de alguém, exige do apreciador um repertório e um esforço de interpretação das formas simbólicas, para percebê-las como a expressão de outro sujeito e como uma mensagem a ser compreendida.

Como sugestão ao educador, o grupo conclui que, seja trabalhado dentro de uma
concepção construtivista, com sequencial de atividades, que objetivem algo, ou seja,crie se estratégias adequadas para o estudo do conteúdo de artes proposto no PPP da escola que é baseado nos PCNs, os quais estimulam a observação, analise releitura de obras famosas, como também artes cênicas, como exemplo teatro de sombras, que uma arte a qual não expõe o aluno tímido e possui qualidade em ensino aprendizagem,proporcionando o desenvolvimento imaginário, lúdico, como também recorte, colagem, criação, etc.

 A arte é um conteúdo muito rico, o qual se for aplicado com desenvoltura e
conhecimento, desenvolve no aluno, autonomia, reflexão critica, aprendizado dos
inúmeros traços de arte, como barroco, abstrato, etc.

Cabe ao professor estar centrado nas oportunidades possíveis de integrar o conteúdo de artes, potencializando atividades as quais possibilitem a mediação do conteúdo. Sempre dinamizando as lições a serem aprendidas, para que acha a compreensão de todos, desenvolvendo a reflexão e o raciocínio crítico, proporcionando ao aluno de arte o conhecimento amplo do conteúdo a ser aprendido. O professor mediador tem como finalidade garantir a incorporação das percepções e interpretações individuais, das informações e conhecimento, proporcionando ao aluno o contato com o mundo artístico, suas varias formas de expressão.

QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

Iniciamos o estudo nos perguntando o que é arte?

O Dicionário define como maneira de fazer uma coisa segundo as regras: arte militar, oratória, dramática. Modo pelo qual se obtém êxito; habilidade: a arte de agradar, de comover. Expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte.

Conjunto das obras artísticas de um país, de uma época. Travessura,traquinagem.
Partindo da idéia inicial, arte é tudo aquilo que expressa sentimentos, idéias, que traz sentimentos, mansidão. A educação em um contexto geral é uma arte, sendo que uma não existe sem a outra, a arte esta acoplada e todos os conteúdos, em todos os cantos e momentos de forma aparente ou não. A arte é parte integrante da formação do individuo desde o momento de seu nascimento. Principalmente no ambiente escolar.

 Através do estudo da arte, desenvolvemos o imaginário, viabilizando ao aprendiz, entender as variadas formas, de sonhar, agir, sentir, pensar, situações as quais influenciam efetivamente nas representações simbólicas. Sendo assim analisamos que atividades e materiais necessários para o desenvolvimento das habilidades artísticas do educando acontece gradualmente acontecendo por etapas, sendo fundamental a transição de cada uma delas, desenvolvendo no educando a suas competências artísticas, enfatizando a importância de identificar e compreender a artes, respeitando o conteúdo como qualquer outro, dando a ele sua devida importância dentro de suas diferenças e diversidades,desenvolvendo as habilidades enriquecedoras que cada aluno traz contigo, sendo muito importante para a formação integral. Com o aprendizado lúdico artístico, torna se possível estabelecer relação entre, ação e emoção, oferecendo ao aluno o desenvolvimento, social, cognitivo, emocional, motor, etc., proporcionando ao aluno a autonomia e sentido de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (268.4 Kb)   docx (169.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com