TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III - Anhanguera

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

AULA TEMA 01

  1. Sobre o nascimento de um Projeto, assinale a afirmativa correta:

Parte do virtual em direção ao real. Trata-se de uma projeção, traça um percurso que vai da realidade para a irrealidade, antecipa o futuro.

  1. Sobre a essência de um Projeto, é correto afirmar que:

O empenho investigativo, sistematizado e organizado na busca por melhores respostas para as questões que o grupo escolheu configuram também a essência de um Projeto.

  1. Um Projeto possibilita a formação do sujeito integral porque:

Abarca os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

  1. Sobre o trabalho com os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, pode-se afirmar que:

Há uma vinculação com os quatro pilares da educação apresentados no Relatório para a UNESCO: “Educação: um tesouro a descobrir”.

  1. A articulação ente os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais permite a culminância de uma educação:

Mais abrangente que tem como finalidade principal o desenvolvimento total do indivíduo visando sua independência e autonomia.

  1. O trabalho com Projetos pressupõe uma aprendizagem significativa ao considerar:

Que o aluno lhe atribui significado já que está em consonância com suas necessidades e interesses.

AULA TEMA 02

  1. Assinale a alternativa que indica a sequência correta das etapas de um projeto:

Escolha do tema; planejamento; execução; depuração; apresentação; avaliação e críticas.

  1. Sobre a aprendizagem baseada em projetos, é correto afirmar que:

Pode ser definida como um método de ensino sistemático, realizado através de um processo de investigação estruturado e de tarefas planejadas.

  1. Dentre as vantagens do uso da aprendizagem baseada em projetos podemos citar:

O envolvimento de alunos geralmente indiferentes ao estudo.

  1. Os aspectos que devem ser considerados antes de se utilizar a aprendizagem baseada em projetos são:

O nível de envolvimento dos alunos para este tipo de tarefa, as características do professor enquanto líder/ administrador e as características da escola.

  1. Sobre o papel do professor, pode-se afirmar:

Um professor é um facilitador do processo, auxiliando, apoiando e orientando os alunos nas dificuldades presentes no projeto.

  1. Um projeto não deve ser utilizado:

Para o ensino de habilidades básicas, como informática e leitura.

AULA TEMA 03

  1. Assinale a alternativa correta que indica o que o escopo do projeto precisa determinar:

 A duração, a amplitude, a tecnologia, o alcance, a parceria e o público, independentemente do tamanho do projeto.

  1. Ao selecionar padrões, precisamos considerar:

Os objetivos indicados pela escola na qual o projeto será desenvolvido. E também os objetivos determinados para o ano em questão, dentro de aspectos mais amplos, como, por exemplo, os apontados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  1. Incorporar resultados simultâneos na aprendizagem baseada em projetos significa que:

Serão incorporados aos alunos, além de aprendizagens acadêmicas, habilidades específicas e hábitos mentais.

  1. Há perguntas essenciais que guiam a avaliação dos critérios de formulação de projetos, conforme apresentado pelo Buck Institute for Education (2008). Quais são?

O projeto: satisfaz objetivos?; envolve os alunos?; concentra-se na compreensão do essencial?; incentiva pensamentos de nível superior?; ensina a ler e escrever e reforça habilidades básicas?; permite que todos os alunos sejam bem-sucedidos?; utiliza avaliações claras e precisas?; requer uso sensato da tecnologia?; aborda questões autênticas?

  1. Há várias estratégias que os professores empenhados no trabalho com projetos usam para envolver os alunos e fundamentar a aprendizagem através do interesse e da aprendizagem significativa. Uma dessas estratégias diz respeito a:

Criar um ambiente de aprendizagem ideal, envolvendo os alunos e fundamentando a aprendizagem através do interesse e da aprendizagem significativa.

  1. Nem sempre os projetos baseiam-se na curiosidade e nas perguntas dos alunos. Para desenvolver uma ideia de projeto, o professor pode lançar mão:

Da observação atenta da realidade, inclusive envolvendo os alunos no mapeamento da comunidade, por exemplo, além de considerar se está de acordo com os resultados almejados.

AULA TEMA 04

  1. Segundo o Buck Institute for Education (2008), a questão orientadora no trabalho com projetos tem como características principais:

A convergência e a coerência de atividades aparentemente díspares e a possibilidade de aprimorar as respostas obtidas. Precisa estar em consonância com o mundo real.

  1. Uma das funções primordiais do professor quanto à questão orientadora é:

Revelar ao grupo e ajudá-lo a descobrir as possibilidades da questão orientadora, tentando superar o que os alunos já conhecem e sabem, para buscar, a partir daí, o que eles desejam e precisam saber.

  1. Uma questão orientadora geralmente traz em si uma síntese de algo mais abrangente e, normalmente, não se encontra expressa em programas escolares prontos e acabados. Podemos afirmar que a questão orientadora trata de:

Uma busca em comum com o grupo, na qual a coleta de informações e a manipulação das mesmas abrem múltiplas possibilidades de aprendizagem, envolvendo alunos, professores e comunidade educativa.

  1. Boas questões orientadoras precisam abarcar várias e diferentes respostas sem que uma anule a outra, sendo todas viáveis. As questões orientadoras precisam levar em conta, principalmente:

A capacidade dos alunos, o tempo disponível para se dedicarem na busca pelas melhores respostas e os recursos de que tanto professor quanto alunos dispõem.

  1. Há algumas diretrizes para formular questões orientadoras, segundo o Buck Institute for Education (2008). Essas diretrizes caracterizam as questões orientadoras como:

Provocativas; abertas; o cerne de um tópico; instigantes; compatíveis com padrões e estruturas curriculares e que podem surgir com base em dilemas da vida real que sejam do interesse dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com