TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pedagógico na Educação Infantil - CAP. 6 (resumo)

Por:   •  7/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

O sexto capítulo trabalha com a ideia central de que não existe uma estrutura única e fixa na construção de um projeto de trabalho, discutindo diferentes modos de dirigi-lo e o papel que desenvolvem os diversos atores desse processo: educadores, alunos e pais.

Os estudos de Piaget, Wallon e Vygotsky, entre outros, demonstram que as crianças aprendem desde que nascem

A primeira infância, período que vai dos 0 aos 3 anos, é uma etapa que começa dominada pelos instintos e reflexos que possibilitam as primeiras adaptações e que se estendem pela descoberta do ambiente geral e pelo início da atividade simbólica. Na abordagem de Wallon, o conceito de meio e suas implicações no desenvolvimento infantil são fundamentais: para ele, qualquer ser humano é biologicamente social e, por conseguinte, deve adaptar-se ao meio, no qual todas as trocas produzidas são a chave para as demais. No entanto, fica evidente que as crianças bem pequenas necessitam de um modo muito específico de organização do trabalho pedagógico e do ambiente físico. Nessa perspectiva, os projetos podem constituir-se em um eficiente instrumento de trabalho para os educadores que atuam com essa faixa etária. Um projeto pode iniciar durante as atividades de exploração dos materiais da sala. Observando e anotando dados relevantes, após um período inicial de observação, pode preparar um projeto. Vídeos e fotos das ações das crianças auxiliam na coleta de informações sobre o grupo, pois nessa faixa etária o projeto escrito é muito mais uma necessidade do educador do que das crianças. É importante que o educador saiba que o projeto poderá ser modificado de acordo com as situações.

Nessa faixa etária, é fundamentas considerar que as coisas importantes da vida a serem descobertas e conhecidas que são a procura do olhar, o ser correspondido, o sorrir, a conversa, o contato físico e etc. As atividades de sobrevivência, como alimentar-se, banhar-se, brincar, dormir, comunicar-se verbalmente e se relacionar com os companheiros também são importantes.

A construção de projetos para crianças pode durações diferenciadas, podem duras de um dia ou talvez uma semana. Em uma escola de Barcelona, por exemplo, os projetos foram planejados para um ano, durante as olímpiadas, realizados com crianças do berçário e maternal. É evidente a importância de colocarmos as crianças desde muito pequenas junto a uma multiplicidade e desafios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com