TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagógico

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.164 Palavras (13 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADES ANGLO AMERICANO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Relatório de Pesquisa referente ao Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal João XXIII.

Foz do Iguaçu, Maio de 2016.

Jéssica Matos da Silva

Thaís Alves dos Santos

Relatório de Pesquisa referente ao Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal João XXIII.

1- INTRODUÇÃO:

O presente relatório de pesquisa realizado na Escola Municipal João XXIII, localizada na rua: José Carlos Pace, nº 304, Morumbi I, Foz do Iguaçu, PR, tem por objetivo buscar compreender como acontece a elaboração do documento Projeto Político Pedagógico da instituição e se o mesmo é executado na prática.

O intuito é conhecer como acontece para que seja elaborado e quem elabora um documento tão importante para as instituições de ensino, que é o Projeto Político Pedagógico, e entender, a partir de conversas formais e informais, como é executado esse projeto na prática do cotidiano escolar.

Trata-se de uma atividade que busca compreender a realidade das escolas a partir deste documento, e se este documento é de fato importante para a instituição, e se ele é realmente seguido pelos participantes da escola, não somente professores, alunos, dentro outros presentes no ambiente escolar, mas também para a comunidade onde a escola atua.

Foi muito importante poder ter acesso a este documento, porque sabemos que nem toda as instituições de ensino possuem um projeto político pedagógico, e quando possui, não é atualizado. A atividade exercida fez com que pudéssemos entender um pouco mais sobre a importância da prática pedagógica que um dia iremos exercer dentro do ambiente escolar, e como é complexo elaborar um documento que exige a participação de todos os envolvidos no processo de ensino, e não somente daqueles que estão dentro da escola, todos os dias.

Metodologia: Pesquisa bibliográfica e exploratória, utilizando questionário aberto de perguntas.

DESENVOLVIMENTO:

A Escola Municipal João XXIII está localizada na rua José Carlos Pace, n° 304, Morumbi I, Foz do Iguaçu, Paraná.

A instituição oferta o ensino de 1º ao 5º ano dos primeiros anos de ensino fundamental e atende 519 alunos, distribuídos em 20 turmas, com horário de atendimento ofertado no matutino das 7h30min às 11h30min, no e vespertino das 13h30min às 17h30min. Sua equipe pedagógica é formada por 22 professores, dentre eles concursados e contratados em Processos Seletivos. Dispõe também de um estagiário portador de necessidades especiais, tendo ao todo quarenta e três funcionários, dentre eles merendeiras, auxiliar de serviços gerais, bibliotecários e auxiliar administrativo.

A instituição está localizada em uma bairro de classe média e baixa, a população atendida é heterogenia, devida à presença de famílias de vários estados brasileiros havendo uma intensa mistura de valores. O bairro Morumbi I possui vários comércios, dentre eles mercados, padarias, papelarias, farmácias, Centros Municipais de Educação Infantil, escolas Estaduais e Municipais, casas de embalagens, dentre outros. Possui vários comércios e até pequenas indústrias.

A equipe pedagógica da Escola João XXIII possui vinte e dois professores, sendo onze pedagogos, um com magistério, e outros profissionais de outras áreas como educação física, letras, matemática, e normal superior, sendo que o único estagiário é estudante da APASFI (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu) e o mesmo oferta aulas de libras para as crianças. A escola dispõe o atendimento com um psicólogo e um assistente social, fornecidos pela rede pública.

O ambiente de ensino é amplo e agradável, contendo 9 salas de aulas, uma biblioteca, uma sala de recursos, uma sala de classe especial, uma cozinha, uma sala de professores, uma sala de planejamento, uma secretaria, uma sala de direção, uma sala de supervisão, um almoxarifado, banheiros adaptados, uma sala de vídeo, um laboratório de informática, duas salas de apoio pedagógico, uma cozinha para uso dos funcionários, uma cantina ,um parque, uma quadra sem cobertura, duas salas do Projeto Mais Educação, uma horta, uma pracinha para lazer e uma sala de som.

A escola oferece reforço escolar no contra turno para os alunos, projetos como Mais Educação, monitores no recreio e meio ambiente. A formação continuada dos professores é oferecida pela rede pública, através de cursos e palestras. O diferencial do ambiente de ensino se encontra dentro destes projetos onde buscam melhorar e ampliar o conhecimento dos alunos, e acima de tudo valorizar e respeitar o ambiente físico onde estão inseridos.

Segundo a autora Ilma Passos Alencastro Veiga, “O Projeto Político Pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova de comprimento das tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com processo educativo da escola”.

O Projeto Político Pedagógico da instituição é elaborado pelos profissionais de educação da escola juntamente com a APMF (Associação de Pais e Mestres e Funcionários), e todos da comunidade escolar podem ter acesso a este documento. Para sua construção, foram realizadas reuniões, palestras e conversas formais e informais dentre estes participantes. É reformulado todo ano, ou sempre que se julgar necessário, é um plano dinâmico, e podem ser feitas mudanças a qualquer momento pelo corpo docente, porém não está atualizado.

Este documento possui três dimensões: a primeira é seu o marco operacional, que são os seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com