TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagógico

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.353 Palavras (22 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 22

Plano Político Pedagógico

Pré Escolar Municipal Abelhinha

Registrado em 26 de fevereiro de 1992, conforme dispõe a resolução nº 6.900/91 de 24 de outubro de 1991, livro nº 01, folha nº 02, registro nº 44 da Secretaria de  Educação -24º Delegacia Regional de Ensino.

Maria José Haueisen Freire

- Prefeita Municipal

Maria Helena Costa Salin

-Secretária Municipal

Coordenação

-Secretaria de Educação e Cultura - Setor Pedagógico

Organização e Redação

-Adriana Bezerra Novais Neiva

-Andréa Somerlate Pereira

Teófilo Otoni / Mg

Jullho 2011

1: Apresentação  

A partir da Constituição Federal de 1988, a educação das crianças de 0 a 5 anos passou a figurar como direito do cidadão e dever do Estado . Em 1996 ,a lei de Diretrizes e bases da Educação Ratifica sua importância e reconhecimento como uma necessidade social, como primeira etapa da Educação Básica , que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 anos de idade, em seus aspectos físicos , psicológicos, intelectual e social , complementando a ação da família e da comunidade.

Embasada numa fundamentação pedagógica que permite acompanhar o educando no seu desenvolvimento, considerando suas particularidades e ao mesmo tempo oferecendo suporte afetivo e educativo, é que o Pré-Escolar Municipal Abelhinha elabora sua Proposta Político Pedagógica buscando destacar sua função que é cuidar e educar.

Essa proposta pedagógica foi construída com a participação de toda comunidade escolar, de forma democrática e com a intenção de ser flexível, concretizada nos projetos e planejamentos educacionais. Nela estão contidas as tendências pedagógicas utilizadas nessa instituição.

Este PPP não deseja ser portanto, um manual de ação pedagógica, mas um caminho aberto para ser enriquecido pela dinâmica da prática, tanto nos aspectos estruturais, como nos conteúdos e metodologias educacionais praticados

2: Justificativa

Construir uma proposta pedagógica implica em atender a grande necessidade de se buscar um eixo norteador, onde as metas educativas, possam atender as necessidades da realidade vivenciada no meio social em que as crianças estão inseridas.

Pensando na responsabilidade que tem diante dessa sociedade e dos indivíduos que estão sob os seus cuidados, é que o Pré-Escolar Municipal Pica Pau elaborou sua proposta de ação educativa com a intenção de ser e formar agentes de transformação visando o bem-estar da sociedade.

Uma proposta  voltada para a integração dos saberes conhecidos , estimulados , produzidos e recriados , elegendo o ato de brincar espontâneo e / ou dirigido, como sendo a atividade primordial da criança nas instituições , pois através dele é possível desenvolver uma cultura de justiça , esperança , ternura e solidariedade , o respeito ao indivíduo e as diferenças , uma consciência crítica acerca do mundo , a formação de hábitos , valores e atitudes e autonomia com responsabilidade e respeito quanto a limites.

3: Histórico

Fundada pela Sra Eleomar Lúcia Menezes (in memorian) , iniciou - se em 1984, as primeiras atividades oficiais do Pré Escolar Municipal Abelhinha , no prédio da Escola Municipal Sidônio Ottoni , tendo como primeiras docentes Maria Aparecida, Rosélia Sônia e Osvaldina , com o objetivo de oferecer melhores condições  de educação para a comunidade.

Depois de algum tempo, o Pré Escolar Municipal Abelhinha mudou se para a Escola Frei Brás Berten, hoje atual colégio Tiradentes.

Em 2001 o pré Escolar Municipal Abelhinha passou a funcionar na Associação Espírita Casa de Memei , onde funciona atualmente atendendo crianças de 04 e 05 anos ( 1º e 2º períodos ) num total de 5 turmas , sendo três no turno Matutino e duas no turno vespertino.

Essas informações já deveriam ter sido atualizadas já que a escola hoje conta com 10 turmas com crianças entre 2 e 5 anos de idade que ficam na escola em tempo integral.

5: Concepções que norteiam a proposta

5.1 : Infância

Pode se caracterizar infância como uma produção social e histórica, e não simplesmente, uma fase biológica e natural de um processo de crescimento que passa para a adolescência e, depois para a vida adulta.

Sendo assim, a criança também compõe a sociedade, estando em permanente processo de humanização, num contexto que apresenta diversidade sócio-ecônomico-cultural.

5.2: Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos

Desenvolvimento e aprendizagem são dois aspectos que caracterizam a vida.

Na Educação infantil, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança ocorrem principalmente no momento que ela é coloca em contato com pessoas de diferentes faixas etárias, tendo seu meio de convivência ampliado.

Ao relacionar-se, a criança influencia e é influenciada pelas pessoas com quem convive. Tudo isso vai contribuir para a formação de sua identidade.

Compreendendo que os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil são interdependentes, a escola, além de seu caráter socializador, deve constituir-se em um espaço de experiências e interações para as crianças.

5.3: Ensinar e Aprender na Escola de Educação infantil

Contemporaneamente, ensinar vai muito além da transmissão de conhecimentos, pois cada sujeito aprende tendo como suporte as ferramentas e vivências que são agregadas a sua rotina.

Tendo como eixo principal a criança e seus interesses, a prática de ensinar deve ser pautada na prática pedagógica para que o educador possa ressignificá-la sempre que necessário.

O professor é o adulto que desempenha sua função junto ao grupo de crianças, planejando e executando situações que auxiliem na formulação de ideias e hipóteses na construção de autoconfiança, iniciativa, autonomia e nas potencialidades inerentes à condição humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com