TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagógico

Por:   •  2/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO ESCOLAR

Eu Mércia Sinara Lima Monteiro iniciei a intervenção no processo aprendizagem(Regência) foi feita no período vespertino no dia 11/04/2019.) e termino no dia 10/07/2019 Fomos apresentados às crianças, pela professoras, Alex Sandra e Marcia que ficaram cheias de contentamento por contarem com uma nova integrante para interagirem, brincarem, aprenderem.

A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias. Não temos idéia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande.

A experiência vivida na sala me mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente se desenvolva, aprenda com compreensão.

Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado.”

   Podemos concluir então que é o aprendizado que proporciona o desenvolvimento dos processos internos do ser humano com a sua relação com o contexto sócio-cultural em que vive e a sua situação de organização , não podendo se desenvolver sem a mediação de um planejamento.

O estágio nos dá a oportunidade de testar na prática, o aprendizado teórico que tivemos ao longo do curso. É hora de por em teste os conhecimentos adquiridos e refletir sobre o quê e como devemos melhorar. Portanto, meu objetivo é o constante processo de aperfeiçoamento.

O construtivismo propõe que o aluno aprenda através da interação com o meio. Desta forma, parte-se do concreto ao abstrato e, a metodologia de ensino deve privilegiar o interesse das crianças.

O educador é um mediador que proporciona à criança oportunidades de manifestar através das trocas de experiências e brincadeiras, sentimentos e emoções vividas no seu cotidiano. Para isso, o educador precisa entender que educar é escutar a criança, envolvendo-se com criatividade na vida da mesma. Respeitando-a como ser único capaz de criar e produzir ações estabelecendo relações com o meio em que vive.

O profissional tem de estar consciente que vai trabalhar com crianças, pois seus atos podem refletir no comportamento infantil. Lembrar que a ausência de carinho, afetividade, reflete uma imagem negativa.

Desta forma, ao escolhermos a profissão de Pedagogo, devemos fazer uma análise sobre a importância de nossa participação na vida da criança e assumir uma postura de total interação, baseado no conceito de incentivo e comunicação, carinho e vontade de querer fazer a diferença, atuando como bom profissional. “a ética com ética, a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum,  contribuir para a constituição de sujeitos que se respeitem a si, aos outros.

Estudamos os conteúdos propostos, com as crianças, que foram bastante participativas. Houve aprendizado, visto que compreenderam a proposta de estudo. Naturalmente, a primeira aula/estágio é um período de conhecer a turma e vice versa. A princípio as crianças ficaram um pouco retraídas, pois, ainda não me conhecia. Através da interação, as crianças vão se “soltando” um pouco mais. Desta forma, pensamos que foi muito produtivo tanto pra mim, como para os alunos.

 

A cada experiência, concluir que eu escolhi uma excelente profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com