TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagógico

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto politico pedagógico

Os principais princípios filosóficos são a igualdade , qualidade, liberdade  gestão democrática e valorização do magistério .Todos sabemos que há grandes diferenças culturais , cor e natureza sócio econômica , antes mesmo da escola . a permanência  deve ser garantida  ,ou seja escola para todos , isso requer muito mais do que umas simples expansão quantitativa de vagas ofertadas sendo necessário uma ampliação do atendimento de qualidade .

Um dos desafios   do projeto politico pedagógico da escola é promover qualidade para todos , o que vai muito além de uma meta global , sendo uma consciência critica de a capacidade de ação , de conhecimento e de mudar .

Liberdade na escola está associado à idéia  de autonomia ,liberdade e autonomia fazem parte da própria natureza do ato pedagógico . Liberdade deve ser pensada como uma articulação onde poder ter , um contexto participativo , onde todos podem propor e influir em decisões , mas tendo responsabilidades sobre elas sobre a construção do projeto PPP.

Gestão democrática é uma ideia principal na constituição e abrange as dimensões financeiras, pedagógicas e administrativas, inclui uma ampla participação de representantes escolar nas decisões , ações administrativo nela desenvolvida . A gestão democrática deve uma  participação ampla na construção do projeto politico pedagógico , sendo transparente , fortalecendo pressões para que sejam legitimas sobretudo contribuindo para que sejam contempladas em questões que de outra forma não entrariam em cogitação.

Implementar e desenvolver o Projeto Político-Pedagógico exige a qualificação dos profissionais de professores , e técnicos - administrativos , buscando a interação das equipes de modo a haver uma ação em benefício do aluno.  A qualidade de ensino e o sucesso de educar o aluno está ligada á formação  dos educadores , á condições de trabalho e á remuneração docente , a valorização do magistério é um principio central na discussão do( PPP).

O professor e aluno tem um papel predominante  na sala de aula , o professor tem que assumir a liderança pedagógica , assumindo a mediação entre os alunos e objetos de aprendizagem .O professor tem que propor desafios e tarefas ais alunos  através de questões , problematizações , investigações sistematizações e conclusões .

Ao aluno cabe o esforço intelectual  , a explicitação de suas dúvidas e de seu raciocínio , assim como a tomada de consciência de suas maneiras de aprender, a partir de colocações feitas pelo professor  garantindo uma boa aprendizagem .

O professor deve ter em mente que podem surgir alguns imprevistos no decorrer do ano letivo ,então ele deve ser flexível ao planejamento, é importante haver uma avaliação  constante no processo de ensino, com o educador sempre alerta para diagnosticar  obstáculos encontrados e medir o ritmo de avanço das atividades sobre os  temas programados.

As avaliações não poder ser excluídas sendo a principal ferramenta para saber quando improvisar ,desse contexto , pois nela o aluno pode ser avaliado e saber o nível da sua aprendizagem até o momento, assim sabendo se o que foi proposto pelo professor  foi instruído com êxito .

A avaliação é prognóstica , diagnóstica e somativa , a avaliação não possui caráter punitivo ou classificatório , mas apresenta a possibilidade de tomadas de decisões para realizações de intervenções necessárias no processo de ensino e aprendizagem , tendo como principio testar o conhecimento prévio dos alunos , a utilização de diversos instrumentos no processo avaliativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (174.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com