TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagógico

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

PPP

Tal proposta representa a síntese do pensamento administrativo-pedagógico institucional e retrata a trajetória que vem sendo percorrida pela comunidade escolar na consolidação do desejo de uma educação de qualidade em todos os níveis e modalidades de ensino. O referido projeto tem um caráter propositivo, pois, define concepções e princípios coerentes com a legislação vigente e com o Plano Nacional de Educação, devendo ser o balizador da Educação Básica na Instituição, bem como da relação entre os seus diferentes níveis de ensino, e busca também expressar a ousadia de inovar com um jeito diferente de ser escola, redimensionando o tempo e o espaço escolar, voltado para a sociedade do conhecimento e não da informação. Um projeto político-pedagógico que aponta para a superação da cultura tradicionalmente assumida de simples transmissão de conhecimento, avançando no sentido da pesquisa e da construção de novos saberes a partir do convívio e das inter-relações das áreas do conhecimento e destas com a realidade, uma vez que:

O projeto busca um rumo, uma direção, é uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político com interesses reais e coletivos da população majoritária. (SAVIANI apud VEIGA,1995, p.93)

Os esforços da instituição de ensino convergem na direção de construir e concretizar um projeto pedagógico que parta do entendimento que os tempos e espaços escolares de convivência, de ensino e de aprendizagem pautem-se pela ética e constituam-se a favor do bem maior que é a vida. Sob esse enfoque, cabe aos\as professores\as, funcionários\as e profissionais da educação, que atuam na escola, a tarefa de garantir a circulação do conhecimento, da multiplicidade de pensamentos, bem como a humanização nas relações decorrentes dos processos de ensino e de aprendizagem. O princípio que norteia as ações relaciona-se à formação de um sujeito-aluno\a consciente, crítico e autônomo que saiba respeitar os limites construídos, a partir da definição coletiva de princípios de convivência; que se responsabiliza por suas atitudes; que saiba analisar e interpretar a realidade, transitando em toda a complexidade que a vem caracterizando, situando e posicionando-se na sociedade na busca de alternativas para transformá-la.

O Projeto é um processo de permanente reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de soluções viáveis à concretização de sua função. Sua construção se dá por meios democráticos, resgatando a escola como espaço propício ao debate, diálogo e ao repensar coletivo. Como consequência dessa ação global, o projeto visa o aprimoramento formal, mas também qualitativo do processo, o que por sua vez, reflete na função social da escola. Sua concepção de organização e gestão escolar está diretamente ligada à democrático-participativa, princípio consagrado pela Constituição, a gestão democrática abrange as esferas pedagógica, administrativa e financeira, incluindo a ampla participação dos diferentes segmentos da escola nas decisões administrativo-pedagógicas, o que exige principalmente, o repensar da estrutura de poder da escola.

A qualidade do processo ensino-aprendizagem está intimamente ligada à formação profissional (inicial e continuada), às condições de trabalho e à remuneração. O professor deve ser valorizado pela sua experiência na vivência pedagógica, mas também possui o direito de garantir sua formação continuada, o que possibilita sua progressão funcional baseada em sua titulação, qualificação e competência.

O projeto tem como objetivo:

• Geral:

Garantir a autonomia da escola, repensando sua organização didática, sua estrutura pedagógica e administrativa, sua função política e sua captação e gerenciamento financeiro, coletivamente, visando a proposição de um ensino de qualidade, problematizador, libertador e capaz de efetivar-se em seu cotidiano.

• Específicos:

- Organizar mecanismos de forma a pensar a prática pedagógica de maneira sistematizada.

- Elaborar planos de ação capazes de solucionar os problemas detectados pela comunidade escolar.

- Inovar a prática pedagógica e a proposta curricular da escola.

- Democratizar o calendário escolar possibilitando que todos os segmentos da escola tenham voz ativa, de acordo com a realidade local.

- Elevar a qualidade de ensino, melhorando os aspectos internos e externos que influenciam o processo ensino-aprendizagem.

- Mobilizar todos os programas da Secretaria Municipal de Educação de forma que se completem e busquem soluções para os problemas detectados na escola.

Uma das preocupações constantes da escola é oferecer aos educandos um ensino-aprendizagem de qualidade. Esse processo consiste basicamente, centrado no professor e aluno, cuja transformação acontecerá no interior da realidade humana, que historicamente a constituiu. A escola embora não seja a única instância de transmissão do conhecimento é, por excelência, a instituição incumbida disto. A posse desses conhecimentos oportunizam outras formas de ver e compreende o mundo, abrindo possibilidades de mudanças no cotidiano das pessoas. Dessa forma, para que metas e ações sejam colocadas em práticas é necessário que:

- Através de reuniões pedagógicas, conscientizar os professores da necessidade de encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo ensino-aprendizagem, construindo um ambiente estimulador e agradável. Uma pedagogia centrada no aluno e não nos conteúdos;

- Implantação de projetos;

- Conscientizar os docentes da importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com