TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagógico

Por:   •  7/5/2015  •  Dissertação  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Político-Pedagógico, Planejamento e Avaliação da Aprendizagem.

O Projeto Político-Pedagógico nasce do coletivo, constituindo o desejo da comunidade escolar, num planejamento participativo de todos os envolvidos na escola e fora dela. É objeto de permanente reflexão, se refazendo e se renovando. Contempla a missão, princípios e visão da instituição, além das relações e objetivos sócios culturais da comunidade escolar. Importantíssimo, portanto, para tornar a escola e a sua comunidade autônoma, podendo tomar e concretizar decisões.

Toda ação tem de ser planejada e isso exige que se tenha bem claro os objetivos, o porquê deles, o público alvo que se deseja atender, em que espaço ocorrerá, quando ocorrerá, por quanto tempo, quais recursos serão usados, como será feita a avaliação. O planejamento ajuda o professor a estabelecer metas, se organizar, repensar, encontrar caminhos mais eficientes para mediar o conhecimento com prática diária de elaboração de planos de ensino, planos de aula. Se o objetivo não for alcançado, reformular e replanejar. Para isto, é necessário analisar o ocorrido: o enunciado não foi claro? O nível de conhecimento dos educandos é baixo? Quantos não entenderam? Devo retomar qual conteúdo?

Para não se correr o risco de ser tradicionais e conservadores, atendendo só o que é posto por órgãos educacionais, deve-se planejar coletivamente e em cima Projeto Político-pedagógico da instituição. Desta forma se atenderá aos interesses decididos pela comunidade escolar e não aos interesses de outros órgãos educacionais que desconhecem os anseios da comunidade.

1 Acadêmicas do Polo de Araranguá, do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC.

A avaliação por sua vez, deve ser vista como um componente do processo de ensino e aprendizagem e não isoladamente. Serve para se refletir sobre o trabalho escolar tanto dos educandos como do professor, pois oportuniza momentos de reflexão, sobre a própria prática. O sistema de avaliação formativa é o mais indicado e eficiente, pois acontece durante todo o processo de aprendizagem e desta forma, ação/reflexão/ação, ocorre o tempo todo.

O educador deve conhecer profundamente a realidade da comunidade onde vai atuar, para buscar um trabalho dinâmico, criativo, inovador. Desta forma, contemplará um currículo aberto em permanente construção, para repensar a prática escolar e um sistema de avaliação mais justo, não excludente e sim formador de sujeitos críticos, ativos e participantes.

Bibliografia:

PANDINI, C. M. C, et al. Planejamento e avaliação educacional e Institucional: Caderno pedagógico. Florianópolis: UDESC/CEAD/UAB, 2011.

COPPETE, M. C.. Currículo: Caderno pedagógico – 2ª Ed. Florianópolis: UDESC/CEAD/UAB, 2011.

AVALIAÇÃO: vídeo disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000751.mp4> Acesso: 5 Abr2014

PLANEJAMENTO TIM TIM POR TIM TIM: vídeo disponível em:

< http://youtu.be/TLRvjNOx32A> Acesso: 5 Abr2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com