TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 7

Plano de Trabalho do Professor – Nível: Ensino Médio Politécnico

Área de Conhecimento: Seminário Integrado

Componente Curricular: Seminário Integrado                    Carga Horária Anual: 80hs.

Professor Orientador: Héverli Laíse Gambin, Daiane Marcarini, Vanderleia Zanesi e Gisela Sachetto       Trimestre: 1º        Ano Letivo: 2016

Turmas: 1º, 2º e 3ºs anos                                                     Turno: Manhã

PARTE DIVERSIFICADA:

        A Parte Diversificada é constituída pelos Componentes Curriculares referentes à Língua Estrangeira Moderna (citar as línguas estrangeiras que a escola oferece), Seminário Integrado e Ensino Religioso, sendo esse optativo. Como referido na Formação Geral, nesse Plano de Estudos, para uma melhor interação curricular as Línguas Estrangeira Moderna estarão dispostas junto a Área de Linguagens e Ensino Religioso junto a Área de Ciências Humanas.

Seminário Integrado

O Seminário Integrado constituem-se em espaço planejado, integrado, por professores e alunos, a serem realizados desde o primeiro ano, com aumento gradativo da carga e complexidade e aprofundamento dos temas, buscando a comunicação, a socialização, planejamento e avaliação das vivências e práticas do curso. Os projetos serão elaborados a partir de pesquisas que explicite a necessidade e/ou uma situação problema, dentro dos eixos temáticos transversais podemos elencar:

  • Eixos Temáticos Transversais, como: Meio Ambiente; Esporte e Lazer; Direitos Humanos; Cultura e Artes; Cultura Digital; Prevenção e Promoção da Saúde; Comunicação e Uso de Mídias; Investigação no Campo das Ciências da Natureza; Educação Econômica e Áreas da Produção.
  • Carga Horária do Seminário Integrado no curso:

Curso

Manhã

Períodos

Horas

H/aula

1º Ano

2

66,67

80

2º Ano

2

66,67

80

3º Ano

2

66,67

80

Total no curso

6

200,01

240

  • Ementa do Seminário Integrado: Orientações Gerais sobre o Seminário Integrado; O Currículo Escolar e o Projeto de Pesquisa; Iniciação Científica; Estruturação de Projetos de Pesquisa; Tipos e Construção de Instrumentos de Pesquisa; Organização de Instrumento para a pesquisa sócio-antopológica; Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo; Encaminhamento e Passos para Elaboração de Projetos Pesquisa; Discussão e Levantamento de Temas - Foco de Estudo; Organização de Roteiro e Planos de Trabalho; Formulação de Hipótese e/ou Problemática; Organização de Relatórios; Suporte Teórico para Organização de Eventos – Mostra Científica, Apresentação Oral e Escrita das Produções, Paineis, Visitações, Bancas, Organização de Eventos...Aplicação dos conceitos das diferentes áreas do conhecimento, historicamente construídos no desenvolvimento dos Projetos Vivenciais.
  • Objetivos do Seminário Integrado: 
  • Buscar a interdisciplinaridade e a contextualização. Assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento.
  • Oportunizar ao aluno a construção de projetos de vida pessoais e coletivos que garantam a compreensão da realidade a partir de sua construção histórica possibilitando assim sua inserção social e produtiva como cidadão autônomo.
  • Organizar situações de aprendizagem nas quais os conceitos científicos que compõe as áreas do conhecimento sejam tratados em diferentes contextos, por exemplo, nas questões reais da vida do aluno, ou a fatos que o cercam e lhe fazem sentido.
  • Reconhecer nas tecnologias de informação e de comunicação possibilidades de integração de diferentes linguagens, códigos e meios de comunicação, bem como o modo como se relacionam com as demais tecnologias.
  • Reconhecer nos meios de comunicação formas e mecanismos para divulgação da produção de conhecimento a partir dos estudos investigativos realizados nos seminários vivenciais.
  • Aprimorar a escrita e a produção textual tendo como instrumento a organização de projetos de pesquisa e a construção dos relatórios respeitando os requisitos básicos, como: capa, contracapa, justificativa, objetivo, fundamentação teórica, metodologia, orçamento, conclusão e referências.
  • Enfatizar a importância dos valores humanos como respeito às pessoas, que ocasionará um bom relacionamento, responsável pelo desenvolvimento individual e social

OBJETIVO GERAL: Desenvolver um projeto de pesquisa sobre o mundo do Trabalho, Consumo e Tecnologia, abordando as influências tecnológicas, o valor do “ter” e a cultura digital ligada aos jovens, afim de despertar nos discentes o interesse pela investigação, para que forneçam propostas de intervenção, prevenção e solução aos problemas criados durante a elaboração do projeto de pesquisa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Definir em grupo as etapas de trabalho e a sua distribuição, bem como, planejar o tempo na elaboração das tarefas;
  • Orientar a escolha das linhas de pesquisa;
  • Reconhecer e administrar as dificuldades de um trabalho em grupo;
  • Utilizar a orientação realizada pelo professor para a prática adequada à pesquisa;
  • Reconhecer a importância da pesquisa bem como a transformação da informação em conhecimento;
  • Compreender as etapas da elaboração de um projeto de pesquisa científica, redigindo o trabalho através de um estudo investigativo sobre o temática abordada;
  • Aplicar seu conhecimento durante a construção do trabalho e buscar a informação que lhe falta;
  • Construir um produto (seja ele materializado, uma campanha, uma pesquisa, entre outros) relacionado ao tema gerador e determinar sua forma de apresentação;

A partir dos objetivos propostos, o aluno deverá ser capaz de:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com