TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Por:   •  19/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.766 Palavras (12 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        O ESPAÇO ESCOLAR        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

Dentre outros ambientes de atuação profissional, a escola é o espaço de trabalho mais comum ao pedagogo, sendo o meio em que a aprendizagem sistematizada e intencional se concretiza através do processo de transmissão e construção do conhecimento. É na escola que além de se apropriar do conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo de sua história, o aluno também é desafiado a se tornar um cidadão crítico e participativo na sociedade, construindo uma nova realidade a partir da informação.

Entretanto para que todo o processo de ensino/aprendizagem aconteça de forma eficaz e tenhamos uma educação de qualidade, é necessário que o ambiente escolar esteja organizado em todos os seus aspectos, físico, administrativo, pedagógico e de recursos humanos. Neste contexto, o pedagogo como parte integrante e fundamental no processo de formação do discente, deve ser conhecedor do espaço escolar, atuando efetivamente em todos os ângulos deste cenário.

Neste trabalho, com base numa visita realizada na Escola Municipal Francisco Pereira Coutinho, na cidade de Itajubá-MG, demonstraremos alguns aspectos da realidade escolar e do trabalho do pedagogo, além dos diversos atores envolvidos no dia a dia da escola, como professores, diretor e funcionários; evidenciando também o espaço físico que é imprescindível para a dinâmica do ensino. Tudo isto através de observação e entrevistas com pessoas que atuam nesta escola.

Este primeiro contato com a escola na visão de futuros pedagogos, é fundamental para que façamos um comparativo da teoria cientifica pedagógica com a prática escolar, e a partir disso possamos ter uma visão crítica e construtiva da realidade, refletindo que tipo de educação temos atualmente e qual a educação precisamos ter, assim como investigar o que os profissionais atuantes no ensino julgam que está bom e o que precisa ser melhorado ou modificado.


  1. o ESPAÇO ESCOLAR

2.1. Conhecendo o Espaço Escolar

Nossa equipe visitou a Escola Municipal Francisco Pereira Coutinho, inaugurada no ano de 1994. A escola também é conhecida como CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança), que é um projeto do governo Federal e possui outros centros com o mesmo padrão físico e estrutural, espalhados por várias cidades do Brasil. Este projeto engloba no mesmo centro três tipos de atendimento: séries iniciais do ensino fundamental, creche e um posto de saúde, entretanto cada serviço tem uma coordenação independente, sem que um interfira no funcionamento do outro.

A escola possui um projeto arquitetônico diferenciado, a estrutura das paredes é pré-montada com tijolos de encaixe sem uso de argamassa, no teto há um sistema de ventilação, além de janelas grandes que também facilitam a entrada de ar e garantem uma boa iluminação ao espaço. Um detalhe que nos chamou a atenção para o mobiliário, foram as mesas dos alunos, que são duplas, ao contrário da maioria das escolas, onde os alunos sentam-se individualmente.

O prédio escolar é dividido em dois andares, totalizando vinte e cinco salas, o andar superior tem doze salas, oito delas são usadas como salas de aula, uma sala comporta o projeto “Mais Educação”, outra delas é própria para assistir vídeos, também tem uma sala pedagógica, e uma de informática equipada com computadores com acesso à internet para que as crianças se habituem desde cedo ao uso da tecnologia. No andar inferior são mais treze salas que se dividem em cinco salas de aula, uma sala de música, uma usada para biblioteca infanto-juvenil, um auditório, mais uma sala de informática, uma sala de atendimento com psicopedagoga, sala de professores, diretoria e secretaria.

Na parte externa da escola existe um parque infantil, e uma quadra de esportes que está bastante danificada tanto pela falta de manutenção como pelo descuido e vandalismo dos usuários, já que este espaço além de ser usado pelos alunos também é aberto para a comunidade.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira em dois turnos, matutino e vespertino, com nove e dez turmas respectivamente, incluindo as turmas de atendimento educacional especializado.

2.2 Projeto Político Pedagógico

Desde o ano 2009 a escola segue o mesmo projeto político pedagógico, que será complementado com um plano de intervenção pedagógico já elaborado e aguardando para ser colocado em prática à partir do ano letivo de 2015.

O PPP é um documento completo, simples e preciso constituindo um recurso importante para o aprimoramento do dia a dia escolar; visando oferecer um ensino de qualidade através do aperfeiçoamento do profissional da educação. Este registro norteia o trabalho escolar, servindo como referências em muitas situações enfrentadas no cotidiano.

O objetivo da instituição apontado pelo PPP é de desenvolver a capacidade do educando de aprender os meios básicos para que ele domine a leitura, a escrita e o cálculo, bem como proporcionar ensino de qualidade garantindo a formação do discente e fortalecendo a importância dos vínculos familiares e sociais. E é assim que a equipe gestora do colégio tem buscado conduzir o processo de ensino aprendizagem, embora muitas vezes a teoria seja bem mais simples do que a prática, já que muitas famílias não demonstram interesse pela vida escolar dos filhos, delegando o papel de educar somente a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (150.7 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com