TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: 907055 - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 Questão 1/1

Valor da questão: 21,00 

O projeto político-pedagógico não é um documento elaborado para ser arquivado ou enviado para as autoridades educacionais no sentido de cumprir uma obrigação e uma exigência legal. É um processo de mudança daquilo que precisa melhorar na prática educativa e a criação de uma identidade, que pode ser capaz de concretizar os anseios e as necessidades dos sujeitos educativos.

Ele não tem um fim em si mesmo, mas é um processo contínuo com finalidades explicitas. Cite e explique quais são essas finalidades.

O projeto político-pedagógico é o orientador do trabalho escolar, é o elemento mediador para a efetivação da gestão democrática, na qual todos passam a ter vez e voz e, assim, provocar a corresponsabilidade na construção de uma escola de maior qualidade e comprometida com a democratização do acesso ao saber, para todos.

É evidente que o PPP construído corretamente não vai garantir que a escola se transforme magicamente em uma instituição de melhor qualidade, mas pode sim, permitir que os envolvidos tenham consciência de seu caminhar, interfiram nos limites, aproveitem as potencialidades e resolvam as dificuldades detectadas com melhor qualidade e abertas para uma sociedade em constante mudança. Nesta perspectiva é que o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve ser avaliado continuamente para que, efetivamente garanta suas ações e objetivos.

O documento deve tratar da parte teórico-metodológica que visa encaminhar os desafios de uma forma sistematizada, consciente, científica e participativa, ressignificando as finalidades e objetivos da Instituição. A importância deste documento está em delinear o horizonte da caminhada, estabelecendo a referência geral, expressando o desejo e o compromisso da equipe envolvida.

O Projeto Político Pedagógico é a busca de um rumo, de uma direção. É um compromisso coletivo objetivando melhorar a sua prática educacional. É compreendido numa perspectiva dinâmica, como um espaço para mudanças e reflexões das práticas, das possibilidades e das limitações que surgem em nosso dia-a-dia. Enquanto educadores sintonizados com os avanços da ciência, da tecnologia e da educação e que ousam reinventar as relações pedagógicas onde o encantamento e o prazer pelo conhecimento são ingredientes, buscamos reunir e explicitar os princípios norteadores da Instituição e os fundamentos que balizam a conduta dos que nela trabalham. Trata-se de um processo e não de um documento conclusivo.

A relevância do projeto político-pedagógico está na sua função de ajudar a resolver os problemas da escola, transformar a prática e atenuar a resistência.

 O PPP tem como finalidades:

  1. Estabelecer diretrizes básicas de organização e funcionamento da escola, integradas às normas comuns do sistema nacional e do sistema ou rede ao qual ela pertence.
  2. Definir coletivamente objetivos e metas comuns à escola como um todo.
  3. Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais.
  4. Reconhecer e expressar a identidade da escola de acordo com sua realidade, características próprias e necessidades locais.
  5. Estimular o sentido de responsabilidade e de comprometimento da escola na direção do seu próprio crescimento.
  6. Definir o conteúdo do trabalho escolar, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para ensino, os Parâmetros Curriculares Nacionais, os princípios orientadores da Secretaria de Educação, a realidade da escola e as características do cidadão que se quer formar.
  7. Dar unidade ao processo de ensino, integrando as ações desenvolvidas seja na sala de aula ou na escola como um todo, seja em suas relações com a comunidade.
  8. Estabelecer princípios orientadores do trabalho do coletivo da escola.
  9. Criar parâmetros de acompanhamento e de avaliação do trabalho escolar.
  10. Definir, de forma racional, os recursos necessários ao desenvolvimento da proposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com