TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Lavras

Curso: Pedagogia

Disciplina: Didática II

Professor/a formador/a: Francine de Paulo Martins Lima

Professor/a tutor/a: Ivanete Pereira Ribeiro

Projeto Político Pedagógico

Joelma Carlinda Eleuziânia Santos

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento fundamental que deve ser produzido por cada instituição, para reunir ações a serem executadas durante o ano letivo. Os conceitos que dão forma ao projeto são:

» Projeto: é uma reunião de propostas que têm como objetivo a realização de uma ação. Assim, essa palavra traz a ideia de futuro, que tem como ponto de partida o presente;

» Político: esse termo se refere à função social das instituições de ensino. Seu significado está relacionado à possibilidade de fazer da escola um espaço emancipatório que atua na formação de cidadãos ativos na construção da sociedade;

» Pedagógico: a palavra define o conjunto de métodos utilizados na educação para que cada sujeito se desenvolva de forma global. No documento, o termo faz menção a todos os projetos e atividades educacionais que são utilizados nos processos de ensino e aprendizagem.

Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico:

É um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição (p.143).

É um documento com caráter formal que articula a maneira como os conteúdos serão ensinados, levando em consideração a realidade social, cultural e econômica do local onde está inserida. Desse modo, o projeto deve servir para atender às especificidades de cada escola. Para a elaboração do projeto é imprescindível que haja as informações referentes à missão, caracterização da clientela, informações sobre a aprendizagem, recursos, composição do corpo administrativo e docente, composição do conselho de pais e mestres, planos de ação e o projeto pedagógico da escola.

A participação de forma colaborativa e acessível de toda a comunidade escolar é essencial, para refletir a realidade da escola, direcionando todas as ações e buscando compreender o significado e o processo do projeto pedagógico. Deste modo, cabe a cada escola decidir qual é a maneira mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento, podendo ser através de realizações de plenárias ou a formação de um conselho escolar que delibera sobre o PPP.

Conclui-se que o Projeto Político Pedagógico é um norteador de todas as práticas da escola que visa um bom resultado na educação como a construção da identidade da escola, direcionamento e o comprometimento dos sujeitos da comunidade escolar em torno de um mesmo objetivo que é uma  educação de qualidade.

Sendo assim a construção efetiva do PPP, necessita do empenho coletivo, pois somente assim haverá um avanço significativo referente ao processo educativo.

REFERÊNCIAS:

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de ensino-aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.

www.somospar.com.br/saiba-o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico. Acesso em 12 de set. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com