TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISES DE DADOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ZORTÉA

O Grupo Escolar Municipal Horizonte Núcleo I foi criado para atender alunos de 1º a 4º série pelo decreto de nº 003 de 09/01/1998, sendo incluído em 21/01/2003 no mesmo decreto o Ensino Fundamental de 1º a 8º série, contando no ano letivo de 2010 com 275 alunos matriculados de 1º a 4º ano, a escola é pertencente a rede Pública Municipal e tem seu nome inspirado no “horizonte” pois assim como ele a educação é infinita, sempre estamos em busca de novos conhecimentos e nunca encontramos um fim. A instituição é situada na Rua Dorvalina Guerreiro, nº 250 Bairro Conceição.

No Projeto Político Pedagógico não constam os dados de números de funcionários que trabalham na instituição e nem o perfil socioeconômico das famílias e sua realidade, esses dados que não constam são suma importância para construir o projeto. SCHNEIDER cita que, “A tarefa de construção do projeto político pedagógico não pode ser delegada a terceiros. É preciso que cada instituição busque construir o seu projeto de escola a partir da realidade a qual está inserida.” (p. 15)

A escola visa formar cidadãos conscientes que priorizem a criatividade, a solidariedade e a ternura, que sejam livres para escolher o melhor para vida individual e social. Definindo o mundo como um total ecossistema, formado por seres humanos e todos seus acontecimentos.

A instituição define sociedade como o grande grupo formado por seres humanos, que juntam-se para sobrevivência e para sasiar suas necessidades; lembrando as grandes dificuldades que muitos passam, como, a falta de emprego, tornando-se marginalizados e consequentemente excluidos da sociedade.

O homem só se torna social pelas suas relações com a sociedade, a natureza e pela eterna busca de conhecer o passado e criar o futuro.

A escola tem o dever de formar cidadãos críticos e conscientes do meio em que vivem e sua realidade, despertando o conhecimento tornando-se seres sociais que visam o melhor para si e para o próximo.

 Para SCHNEIDER o aluno deve ter uma educação voltada para:

“Enquanto cidadãos este homem que se adentra para escola tem direitos e deveres os quais irão definir sua forma de participação na sociedade. Por isso o Projeto Pedagógico deve assegurar uma formação integral voltada para capacidade e potencialidades humanas.” (SCHNEIDER, Marilda Pasqual, Projeto Político Pedagógico e Pesquisa: uma escola nova. Videira/UNOESC 2001, p. 31).

Ao pesquisar o Projeto Político Pedagógico analisamos que o mesmo não consta informações sobre a criação do projeto e pressupostos norteadores, o que interfere na interpretação completa do documento. Segundo VEIGA:

“O projeto político-pedagógico é entendido, neste estudo, como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. A escola é concebida como espaço social marcado pela manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta e/ou acomodação de todos os envolvidos na organização do trabalho pedagógico”. (VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção coletiva. In Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas, Campinas/SP Editora Papirus 1995, p. 22)

Os Objetivos e Metas descritos no PROJETO Político Pedagógico da escola pesquisada procuram:

  • Proporcionar um ambiente desenvolvedor e estimulador;
  • Socializar com o meio e os outros;
  • Atividades que influencie a sua construção de saberes, experiências;
  • Construir mudanças junto ao aluno para sua melhor adaptação e permanência na escola;
  • Ajudar o aluno a perceber a importância do trabalho sempre preservando o meio social e natural;
  • Continuar de forma adequada o processo de aprendizagem tal qual sua idade e escolaridade;
  • Auxiliar o educando a criar hábitos, criatividade, cooperação, criticidade e buscar pelas verdades científicas;
  • Ter por conhecido seus deveres e direitos quanto alunos;
  • Criar atividades para interação dos pais com o meio escolar;
  • (Pré-escolar). Propiciar a educação ao educando conforme seu desenvolvimento necessário para aquisição de novos saberes e inserção como ser social na sociedade;
  • (Pré-escolar). Realizar atividades livres para obtenção de experiência, de forma cooperativa, criativa e que o incentive a iniciativa.

É de grande importância a presença de metas e objetivos no processo da construção do PPP, pois é esses fatores que definem o proposto pela instituição para com seus alunos e sua formação como cidadão. Conforme SCHNEIDER nos apresenta que:

“Constitui-se, o Projeto, no documento maior da instituição, congregando, em torno de si, os planos, as propostas de ações e demais documentos pertinentes a cada realidade escolar.

Por isso, torna-se significativo que cada instituição escolar busque construir o seu próprio Projeto dentro do contexto ao qual está inserido trazendo para si a responsabilidade de realizar esta tarefa. [...]” (SCHNEIDER, Marilda Pasqual, Projeto Político Pedagógico e Pesquisa: uma escola nova. Videira/UNOESC 2001, p. 11).

A missão da escola é possibilitar o aluno a construir um conhecimento de forma criativa, liberta expressamente, digna e autônoma, para assim exercer o papel de cidadão. Segue um modelo sociointeracionista baseada na teoria de Vygotsky, que a criança deve construir o conhecimento a partir do concreto (o objeto) e a através da mediação social.

Visa construir a cidadania voltada para a responsabilidade com a sociedade e natureza, compreendendo a realidade social e os direitos humanos. Com o intuito de democracia, formar o homem como ser útil de bem para si, para o outro e para o meio, implantando os valores não só apenas como ideais, mas como deveres que devemos seguir, como, responsabilidade, verdade, ética, respeito mútuo, justiça, solidariedade, companheirismo, criatividade e dialogo.

A escola tem o dever e missão de formar cidadãos com valores e ética, voltados para vida em sociedade e exercício da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com