TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Por:   •  27/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Hoje em dia, na área educacional, um dos assuntos mais discutidos e que tem gerado bastante reflexão é a gestão democrática. De acordo com a LDB (Lei n. 9.394/96), as instituições públicas que ofertam a Educação Básica devem ser administradas com base no princípio dessa gestão que está baseada na participação coletiva da comunidade escolar como direção, professores, pais, equipe pedagógica e demais funcionários em todas as ações tomadas no âmbito acadêmico a fim de que a escola possa cumprir o seu papel que é ajudar a construir o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. “A gestão democrática da educação, enquanto construção coletiva da organização da educação, da escola, da instituição, do ensino, da vida humana, faz-se, na prática, quando se tomam decisões sobre todo o projeto político pedagógico, sobre as finalidades...”(FERREIRA, 2001, p. 311).

Esse Projeto Político Pedagógico é uma ferramenta de planejamento e avaliação que serve para definir a identidade da escola e os caminhos que ela percorrerá para fornecer um ensino de qualidade e, assim como a gestão escolar democrática deve ser elaborado por e para todos. É através dele que se constrói uma direção clara e definida por meio de planos e projetos para se atingir a finalidade da escola. “É quando se organiza e se administra coletivamente todo este processo de planejamento, que se está realizando a consubstanciação do projeto político-pedagógico definido, aqui, como uma forma específica de intervenção na realidade, a partir da avaliação desta realidade, a fim de deliberar quanto aos princípios norteadores da ação pedagógica, assegurando a indissociabilidade teórica (princípios e conteúdos)/prática (ação coerente), o que vai exigir uma mesma direção, uma mesma qualidade, uma mesma racionalidade que terão de ser construídas no pensar e no decidir coletivo. (FERREIRA, 2001, p. 311).

Nesse sentido, podemos verificar que a gestão democrática e o projeto político pedagógico complementam-se assim como mostra no texto desse AVC. Através das definições acima e das argumentações do enunciado é possível compreender como o artigo da professora e pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga e o PPP da Escola EMEF Desembargador Amorim Lima completam um ao outro até por se tratarem de assuntos indissociáveis. Enquanto o texto 1 aborda a gestão democrática que é a teoria de como deve ser a administração de uma instituição de ensino, o texto 2 mostra na prática como é aplicado tal tipo de gestão através do seu projeto político pedagógico.

Concluindo, um não vive sem o outro. Sem a teoria não pode haver a prática e vice-versa. Através da análise de como deve ser a gestão de uma escola, quem deve poder participar ativamente nesse processo e qual a finalidade da educação podemos criar a identidade da instituição de ensino e colocá-lo em ação através do projeto político pedagógico que nada mais é do que o planejamento coletivo de tudo o que vai ser feito nela como também dos valores e aprendizados pretendidos e, também da resolução de problemas que possam vir a aparecer conforme o trecho do texto 2 que diz que começou a ser discutido tal projeto junto com os pais, direção e professores para solucionarem o problema da indisciplina, alto índice de faltas dos alunos além da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com