TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Por:   •  10/12/2019  •  Resenha  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto Político Pedagógico

Simone C          

Para que a construção do projeto político pedagógico seja possível, não é necessário convencer os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais ou mobilizá-los de forma espontânea, mas propiciar situações que lhes permitam aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente. (Veiga, 2003, p. 15)

O projeto político-pedagógico deve refletir a proposta pedagógica com base nos ideais de uma educação de qualidade, que são: igualdade de condições para acesso e permanência na escola, valorização da classe docente e qualidade dos serviços oferecidos na educação.

A instituição escolar que busca qualidade na educação elabora seu  projeto político-pedagógico priorizando a construção de uma gestão democrática associada às necessidades  da comunidade, que deve participar ativamente do processo, atingindo um resultado positivo para todos os indivíduos da comunidade escolar.

Se todos os envolvidos apresentarem sua parcela de contribuição, refletindo, atuando e desenvolvendo  suas potencialidades as soluções  para dificuldades podem ser encontradas com mais facilidade, tornando possível concretizar um processo em que todos estejam preparados para cooperar e se preparar para uma realidade social cada vez mais exigente.

Ao longo da história do Brasil nos deparamos com políticas educacionais autoritárias e antidemocráticas  que causaram muitas  situações de conflito e de resistência, nomes como Anísio Teixeira , Paulo Freire, Florestan Fernandes lutaram por uma educação de qualidade, cada um de acordo com a época em que viveu, dentro de seu contexto político cultural.

Embora  os avanços do sistema educacional estejam em evidência e com muitos exemplos positivos,  algumas escolas permanecem defasadas com relação a implementação  das mudanças que a gestão democrática e o PPP constituem, apesar de toda conquista ainda encontramos instituições com sinais de uma educação tradicional, que marginaliza e exclui alunos, com  professores autoritários, únicos detentores do conhecimento, com conteúdos programáticos fragmentados sem nenhum vínculo com a realidade dos alunos, resultando em falta de interesse e evasão escolar, único legado da escola tradicional.

Assim, torna-se fundamental a elaboração do projeto político-pedagógico tendo como prioridade o levantamento das necessidades da comunidade escolar local a curto médio e longo prazo, feito isso, o trio gestor deve estabelecer os objetivos e as metas, planejando das etapas a serem priorizadas, administrando os recursos humanos e materiais que possam garantir o desenvolvimento dessas prioridades para posteriores planos de ação. A concordância de propósitos, as lideranças e o trabalho colaborativo  são fundamentais para a realização de todo esse processo em suas diferentes etapas.

Portanto, o projeto político-pedagógico se tornou uma ação de discussão e reflexão constante da escola, conquistando seu espaço de concepção e realização, refletindo a identidade da instituição e a direção na qual esta irá caminhar.

Compete, contudo à escola tornar-se um agente de mudança social e estabelecer-se em um espaço democrático, garantindo ao estudante o direito de desfrutar da construção do seu conhecimento e oferecendo aos docentes uma educação continuada, obtendo com isso uma gestão democrática, atuante, criando propostas alternativas para enfrentar e solucionar  os problemas escolares  permitindo  que todos se comprometam com a qualidade na educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com