TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Ação Pedagógica

Por:   •  3/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  1.728 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

ENSINO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

“LEITURA E ESCRITA A IMPORTÂNCIA NA TRAJETÓRIA ESCOLAR.”

ANA CAROLINA FERNANDES RA: 1852544

POLO – TABOÃO DA SERRA / SP

2020

  1. TEMA: 5º ano - UM NOVO OLHAR SOBRE A LEITURA E ESCRITA.
  1. SITUAÇÃO PROBLEMA

As crianças atualmente vêm se desenvolvendo num ambiente tecnológico cada vez mais envolvente e, precisam ser estimuladas desde os anos iniciais de sua aprendizagem, dentro e fora do ambiente escolar, com atividades que remetam ao uso constante da leitura e escrita de forma plena e não somente para atender necessidades rotineiras.  

Pensando nisto, observou-se inicialmente, os alunos de uma turma do 5º ano do ensino fundamental, onde identificou-se que 10% deles tinham algum tipo de dificuldade na interpretação, não somente de textos como também de atividades propostas por outras disciplinas.

Aprofundando-se na análise, observou-se que a turma se distraia com frequência e não demonstrava interesse em ouvir histórias, escrever as atividades propostas e nem tão pouco ler os livros sugeridos para sua fase escolar.

Percebeu-se também que, paralelo a isto, havia um interesse quando eram propostas atividades que usassem a tecnologia (internet) como fonte de pesquisa.

Como conciliar a necessidade de estimular a prática da escrita e leitura e o interesse dos alunos? Como gerar um comprometimento para que fora do ambiente escolar esse hábito também seja mantido e incentivado?

Foram questionamentos como estes, levantados durante a observação da turma que, despertaram o ensejo de criar um projeto que estimulasse a leitura e a escrita desde os primeiros anos da alfabetização e que se consolidasse por toda a trajetória de vida dos alunos.  

  1. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO

A leitura e escrita são vistas como essenciais na educação do indivíduo. No entanto, este não é um hábito da população brasileira. Pesquisas demonstram que 44% da população não pratica o hábito da leitura e 30% nunca comprou um livro (Pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró Livro).

É interessante analisar como pequenos déficits, não solidificados nas fases iniciais do aprendizado podem criar uma bola de neve no futuro pois, o reflexo dessa realidade se projeta na educação, desde a estrutura familiar estendendo-se até o Ensino Superior.

Hoje sabe-se que há uma diferença entre saber ler e escrever (na execução de atividades cotidianas) e praticar efetivamente a leitura e escrita, pois, utilizar-se de ambas na sua plenitude é um importante instrumento para exercício da cidadania e para inclusão social do indivíduo.

Surge então o Letramento, um conceito recém-chegado ao vocabulário da Educação, em meados dos anos 80, tendo como primeiras citações o livro de Mary Kato, de 1986 (No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística, Editora Ática).

Ainda sobre o conceito de Letramento:

Segundo Soares, Magda (2012, p. 15) “Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.”

Desta maneira, entende-se que não basta somente decifrar as palavras, é preciso entende-las e contextualizadas.

E para que esse cenário se altere no futuro é fundamental que o trabalho seja iniciado já nos primeiros anos da alfabetização.

É importante ater-se ao fato de que as crianças possuem definições sobre a natureza da leitura e escrita muito antes da intervenção de um ensino sistemático e que o ambiente em qual ela está inserida tem grande relevância no seu processo de assimilação e aprendizado, pois, se reunirmos todos os fatores de incidência negativa – nível de  conceitualização, metodologias e classe social – as probabilidades de – obter êxito na aprendizagem da língua, principalmente escrita são, obviamente muito poucas.

Sendo assim, é importante que o trabalho seja realizado e estimulado também fora do ambiente escolar, entendendo o contexto que a criança está inserida para que haja o despertar da mesma para o processo de leitura e escrita em sua plenitude.

  1. PÚBLICO ALVO

Ensino Fundamental – 5º ano

  1. OBJETIVOS

  • GERAIS

Apresentar a importância do ler e escrever na trajetória de vida do aluno e implementar atividades de aperfeiçoamento e estímulo à leitura e escrita desde os anos iniciais da alfabetização.

Realizar ações junto a comunidade na qual os alunos estão inseridos para demonstrar de forma prática o quanto compreender a leitura e escrita em sua plenitude permite um desenvolvimento integral da criança proporcionando uma base sólida para o seu futuro escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com